Segunda-feira, 17 de maio de 2010 - 19h52
Frase do Dia
“O legado da era Lula poderá ser um presente de grego”. – Deputado Eduardo Sciarra do DEM em artigo do Congresso em Foco.
01-Calma... relaxa e goza Marta I
Marta Suplicy abriu o saco de maldades. “Todo mundo aqui já ouviu falar do Gabeira? A maioria. Pois é. Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB. Então ninguém fala". Marta dirigia-se ao senador Aloizio Mercadante, pré-candidato do PT ao governo de SP e usou Gabeira para contrapor à campanha difamatória contra Dilma. Para Marta, dividir a carga é o caminho. Gabeira foi de JB e Actívia: "Vou ignorá-la. Como ela merece, de uns anos para cá."
02-Calma... relaxa e goza Marta II
E Marta virou a mais completa tradução do Lula e explica o excesso Mandela: "O Lula não quis dizer que ela tem a mesma estatura do Mandela. Poderá vir a ter, daqui a oito anos. O que ele quis dizer é que o Mandela lutou contra a ditadura lá, que era o apartheid, e ficou 27 anos na cadeia por uma coisa que ele acreditou. E elacom 20 anos de idade, lutou contra a ditadura e ficou 3 anos na cadeia. O que ele quis dizer com isso? Que pessoas que vão para uma cadeia por ideologia são pessoas de luta, dignas. E isso é que cada militante aqui vai ter que peitar, porque vão tentar desqualificar a nossa candidata." Só com a Marta entendi. Registro feito mas, o excesso continua.
03-E o “cara” mostrou porque “é o cara”
E agora José? Como é que ficam os que não acreditavam no Lula e seu vírus da paz? Qual a cara de Hilary Clinton com a cara de felicidade do “cara”? Saiu o acordo Irã-Turquia e o mundo se rende a Lula. Ontem Mahmoud Ahmadinejad disse que a libertação da professora francesa, Clotilde Reiss “foi um presente para o Brasil”. O acordo conseguido por Lula – por ele mesmo – fecha a porteira a novas sanções contra o Irã temporariamente e abre espaço para um entendimento mundial sobre o belicoso país. Não é um feito qualquer mas é bom lembrar que acordos anteriores foram feitos e o Irã os descumpriu. O futuro dirá se a diplomacia realmente venceu. Israel disse que o Irã enganou Lula e a Turquia mas, vindo de Israel, o comentário traz uma carga de contaminação radioativa.
04-Serra e a segurança
Serra gosta do tema segurança. Já prometeu o ministério da Segurança e desceu a ripa na Força Nacional, disse que é inútil e que é formada PMs dos estados para missões especiais sem tempo necessário para preparo. Serra foi além e prometeu equipar as Forças Armadas para guarnecer as fronteiras. Como se vê, o tema lhe é tão caro que ele não abre mão da sua própria. Sua, é modo de falar. Serra usa a estrutura do governo de São Paulo em sua campanha, como PMs que fazem sua segurança, carros oficiais e até celulares. Mas tudo dentro da lei paulista que assegura aos seus ex-mandatários o mimo. Mas, até durante a campanha eleitoral, convenhamos, é muita mordomia.
05-Segurança lá e cá
O que deve imaginar o cidadão de Porto Velho quando descobre que paga pela segurança do ex-governador Cassol, em plena campanha eleitoral e se vê ele mesmo trancafiado com a família na sua casa, assustado e inseguro, cheio de parafernálias como cercas elétricas, câmeras de vídeo e às vezes, pagando por uma segurança particular, para suprir o que o estado não tem condições de lhe oferecer? Lá em São Paulo como aqui em Rondônia, a segurança pública a serviço particular dos ex-governadores é legal. Lá e cá, está previsto em lei, ainda que durante a campanha eleitoral. Segurança pública a serviço particular de político pode até ser legal mas moralmente é inaceitável.
06-Para quem gosta de pesquisa...
Como diz Zé de Nana: “nada como um dia atrás do outro e a noite no meio pra fazer menino”. Com um dia de diferença outra rodada de pesquisa, agora da CNT/Sensus e bingo! Dilma pulou à frente e agora está com 35,7% e o Serra com 33,2%. Claro que já ouvi e li explicações de todo tipo sobre o resultado. Para a “tchurma” da Dilma, é a tendência à consolidação. Para a “tchurma” do Serra é efeito exposição, posto que a pesquisa ocorreu no período em que o PT estava com a propaganda na TV. Volto a Zé de Nana que me lembra o efeito lingüiça – “Pesquisa é que nem lingüiça de feira. Cada gomo vem engatado no outro” e espero. Vem com toda a certeza o Ibope, Datafolha e outros mais pobres. Outra vez meu nome e do Zé de Nana não estavam no boné do homem da pesquisa O PT comemora, o PSDB dá de ombros e Serra continua calmo e tranqüilo como se vê na charge.
07-Faça o que mando. Não o que faço.
O porta voz da Casa Branca disse hoje: "Considerando os repetidos fracassos do Irã em cumprir com seus compromissos, e a necessidade de lidar com assuntos ligados ao programa nuclear iraniano, os EUA e a comunidade internacional continuam seriamente preocupados". Traduzindo: os EUA vão de JB&Actívia para Lula e seu acordo. É o estilo. Por outro lado, tão preocupados com o Irã no mundo, o Tio Sam leva de barriga a questão ambiental e a cobrança é de Douglas Bouche, da UCS Union of Concerned Scientist (União de Cientistas Preocupados): "O desmatamento de florestas tropicais é um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global. Ele corresponde a cerca de 15% das emissões de gases-estufa". Ora pelo menos os EUA podiam ajudar a refrescar o mundo, antes de fazer o que já se advinha – o churrasco do planeta com suas bombas nucleares.
08-Acordo de quebrados
Embalados pela sensacional vitória com o acordo iraniano, Lula desembarca em Madri, desta vez com o vírus do mascate. Desde 1999 que se tenta um acordo entre Mercosul e Uniao Européia e em 2004, a coisa travou de vez. De lá para cá a UE enfrentou duas crises e ainda não saiu da atual com o pepinaço da Grécia. O Brasil tornou-se um respeitável produtor de alimentos e fortaleceu sua economia mas, o Mercosul ainda é um bloco “cucaracha” com países comandados por folclóricos chefetes. Hora de acordo. Para variar subsídios agrícolas são o nó. Como Lula é o “cara” em matéria de acordos, mandou dindin ao FMI para ajudar a Grécia e por extensão a EU, não duvido que algo saia. Ainda que ambos os lados estejam meio que na pindaíba. Mas quem sabe à frente...
09-Me dá um dinheiro aê...
Mais de 4 mil prefeitos estarão tomando Brasília de assalto esta semana para a folclórica, ridícula e vexatória 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 18 a 20, com tudo pago pelo burro de carga, conhecido na roda dos bambas como contribuinte. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, o objetivo é protestar pela regulamentação do financiamento da saúde pública no Brasil. Os prefeitos devem marchar e fazer demandas ao governo Lula. Claro que com uma aprovação recorde em sua administração, Lula estará presente e falará à plebe rude. Com sorte, fará o anúncio de alguma “bondade”. Para os prefeitinhos porém, o que importa mesmo é uma foto com “o cara”. É o passaporte para mostrar em suas miseráveis vilas e cidades que está “assim ó” com o homem. Isso é moeda de valor em período eleitoral. Que coisa.
10-Agora é oficial: as Farc`s estão aqui.
Quando o pecuarista e presidente da APPRO, Sebastião Comte falou pela primeira vez há mais de oito anos no saudoso “Sala Vip” que as FARC`s atuavam em Rondônia, muita gente torceu a cara. A fazenda do Comte havia sido invadida e a denúncia era só revanchismo, apesar das cartilhas que ele mostrava. Há quatro anos, no mesmo programa, entrevistei o delegado Carlos Eduardo e ele me falou da sua preocupação com as Farc`s por aqui, afirmando que a rota utilizada passava por Nova Mamoré, inclusive com o treinamento de guerrilha para os “sem terras” e troca de cocaína por armamento pesado. Naquela época levantei algumas informações sobre atividades na localidade de Jacinópolis. Agora a PF confirma no Amazonas o que era tido como boato. Só para não passar batido, volto a alertar sobre células doo PCC em Rondônia, mais especificamente em Porto Velho.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol