Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 17/06/10


 

Frase do Dia

"Recebi um e-mail dizendo que eu ia me transformar em nome de parque. Na hora, não entendi. Depois me lembrei do prefeito Celso Daniel. Era uma ameaça de morte." – Ex-delegado Onésiomo Sousa, pivô do dossiê que enrolou muita gente.            


 

01-Lá vem o papo da saúde da capital

De novo o velho problema e de novo audiência. Outro hospital público em Porto Velho é realmente necessidade ou o ideal seria eficiência em serviços de saúde? Vá lá: novo hospital, mesmo com três UPAs agendas. Mas o papo passa longe daí. A deficiência é parte da Prefeitura e parte do Estado. Pagamos e não recebemos o serviço devido por ambos. Não quero saber quem é mais incompetente. Jogo a metade para cada um. A propósito, HB, João Paulo II, Mãe Esperança e Cosme Damião são hospitais públicos, estão em Porto Velho, não são do Cassol, do João ou do Roberto mas de quem pagou por eles: o povo. Que merece trabalho, respeito e uma saúde melhor para todos.  

 

02-Sobrenatural da Silva dando as caras

O palaciano Robson Oliveira deu a dica. Fui atrás mas, de novo a notícia terá que ficar em off. Está pintando na política de Rondônia aquilo que em futebol é chamado de zebra e que zebra, senhores. O Sobrenatural da Silva está trabalhando do além para que um acordo, tido até agora como impossível de ser concretizado ocorra. Em tese, um dos postulantes fortes ao governo ficaria isolado. Mas não fica nisso. Água ladeira abaixo e fogo morro acima, ninguém segura. Acordos anunciados podem ser desfeitos de vez isolando ainda mais um “cabra marcado para morrer”.  Quem sobreviver verá.   

03-Bloqueio em Santo Antonio

As informações sobre a autoria ainda são desencontradas mas, numa ação rápida um pequeno grupo de manifestantes bloqueou as entradas do canteiro de obras da Usina de Santo Antonio hoje pela madrugada, inclusive queimando e apedrejando ônibus. A primeira notícia dizia que seriam integrantes do MAB, depois que a ação seria do sindicato, o que faz sentido, vez que o cabo de guerra entre duas centrais sindicais está esticado e a grana envolvida é alta. Trabalhadores dizem que há “gente de fora infiltrada” entre os mais de 11mil operários. A direção da empresa garante que o rififi foi extra-muros e que no canteiro de obras não houve incidentes dignos de registro.

04-A abertura da Avenida Sete

Saí ontem à noite para passear na Avenida Sete, aberta a partir da Jorge Teixeira e... a obra é boa, a sinalização horizontal estava sendo aplicada e vai ajudar a resolver um problema sério que é o gargalo da Dom Pedro II a partir da Rodoviária. Mas fica nisso. Chegando à Rio Madeira, o sentido obrigatório nos empurra para um contorno de risco ou para a Avenida Amazonas. Rua vazia, usei o contorno e voltei à Sete buscando a Guaporé. O trecho é sem asfalto e leva a uma pracinha. Outro contorno, mais buracos e desisti. Otimista porém, vou esperar a conclusão da abertura total da Sete. Aí pintou uma figura de retórica dos anos de chumbo: abertura lenta, gradual e segura. Dureza.

05-Flor do Maracujá

Quase tudo pronto para a grande festa. O terreno foi cedido ao governo pelo Parque Star Five, – D. Branca se antecipou e alugou a área – a iluminação vai ficar a cargo do competente Wando, grupos ensaiados e o quase fica por conta do larjant. A “bufunfa” para os grupos folclóricos corre o risco de não pingar no cofrinho. O secretário Jucélis diz ter uma licença para captar dinheiro via Lei Rouanet mas, o tempo urge. E como é impossível fazer a festa sem grana, os atores da trama irão se reunir hoje à tarde para buscar caminhos. Enquanto o governo dá seus pulos para conseguir o dinheiro junto ao setor privado, constato que a flor da cultura de Rondônia vai murchando a cada dia. 

 

06-Onde está o dinheiro?

Tudo bem, isso não vai alterar minha vida, nem o assunto faz parte sequer de minhas preocupações diárias mas, é que depois de tanto tempo sem notícias, chego a pensar que tudo foi apenas boato, apesar das fotografias dizerem o contrário. Em que pé está a investigação sobre aquela montanha de dinheiro falsificado, descoberta num sítio em Candeias do Jamary? Segundo o apresentador Augusto José do Alerta Total, o caso foi repassado à PF mas, até hoje nada foi divulgado. Como acredito no trabalho da PF, sou levado a acreditar que o rolo é maior do que imagino e, pacientemente, aguardo. 

07-O dossiê que enrola gente

O ex-delegado da Polícia Federal Onézimo Sousa afirmou hoje, em entrevista após o depoimento numa comissão do Congresso Nacional, que o jornalista Luiz Lanzetta, que trabalhava na campanha de Dilma Rousseff, foi a pessoa que propôs espionar o candidato do PSDB, José Serra. Onésimo disse que Lanzetta fez a proposta para que ele arapongasse tudo sobre Serra, sobre o deputado Marcelo Itagiba e até Rui Falcão deputado estadual e do comitê da Dilma. Claro que acredito que o Lanzetta agiu por moto próprio. Salvo o caso da Ruth Cardoso nunca se falou sobre Dilma e dossiês. 

08-O dossiê que descobre gente

Sabem o Amaury Jr, que cobre festas e eventos? Pois é. Pintou no rolo do dossiê e de forma decisiva. O delegado Onézimo disse que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. afirmou ter "dois tiros fatais" contra o candidato tucano à Presidência, José Serra.Um dos tiros seria contra Verônica, filha do Serra. Segundo Onésimo, Amaury Jr, Lanzeta e Benê é o trio que se encontrou com ele em Belo Horizonte como representantes do Fernando Pimentel. A grana – pretíssima – para o “serviço” era de R$ 1,6 milhões por 10 meses. Caraca... Já pensou o que vai rolar de grana nessa campanha? Dossiê dá mais grana que ser cantor sertanejo ou jogador de futebol. Alguém deve ter plantação de dinheiro.  

09-Por falar nisso...

O MPF do Distrito Federal descobriu a plantação de dinheiro no Ibama. Flávio Montiel da Rocha e mais três pessoas são acusados de desviar milhões de reais por meio de um projeto de cooperação internacional entre Ibama e PNUD, de 2003 a 2009. A horta produzia de tudo mas, o foco da produção eram os pepinos, nabos e mandioca, tudo para a panela da viúva. É claro que entre descobrir, provar e ressarcir o dinheiro aos cofres, há tempo para novas $emeadura$. Com tanta grana dá para contratar uma boa banca e utilizar todo tipo de recursos. A “tchurma” do Ibama plantou e colheu.

10-Fátima Cleide falando minha língua

“A transposição vai gerar, anualmente, centenas de milhões de reais em economia direta. Isso é fato. Penso ser o momento de unirmos as forças políticas do Estado, o setor produtivo, a sociedade em geral e discutir a criação de um Fundo Especial de Desenvolvimento Regional, a partir da economia a ser gerada com a folha de pagamento, e apontar um caminho para o uso dessa verba. ...a Transposição é um direito do povo de Rondônia e seus benefícios devem atingir a todos.” Recomendo não apenas a leitura mas, o pensar sobre o artigo da senadora Fátima. Falou minha língua

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)