Frase do dia:
“A opção pelo monólogo, recomendada por todos os simpatizantes do governo que se manifestaram nesta coluna, reforça a suspeita de que foi descoberta a kriptonita do SuperLula. Chama-se FHC.” – Jornalista Ricardo Noblat
01-Perdendo o medo?
O chefe do Detran mandou a súcia que foi apanhada com a boca na botija voltar ao trabalho. Órgãos da imprensa domesticada começaram a rodar o pau de bater em doido pros lados do governo e até naquela “baba” que era ganhar a corrida de Jericos, Cassol quebrou. Políticos mais animados já estão pondo o bloco na rua sem perguntarem ao chefe se podem. Alguma coisa está fora de ordem. Das duas três: a “tchurma” perdeu o medo do homem. Que perigo véio!
02-Restos da folia
Passada a ressaca do carnaval, a loucura da apuração e programação da TV volta ao normal. Púlpito eletrônico, comidinhas da manhã, passarela, fofoca da tarde, BBB, novelas e merchã. Durante um tempo nossos ouvidos sentirão a falta de expressões como “samba no pé”, “comunidade” e as reportagens dos gordinhos na cademia e gringo pagando mico tentando dar os passos da arte de sambar da qual sou ignorante por opção e falta de talento. Quanta opção...
03-Restos da folia em Brasília I
A “tchurma” do deixa disso começou a questionar a rigidez do STF no caso da prisão do Arruda. Lembrei da Operação Satiagraha e do mensalão. Pelo andar da mula véia chegará o dia em que alguém só irá para a cadeia por pagamento ou recebimento de propina se encontrarem o recibo com firma reconhecida e declaração no Imposto de Renda. Estou velho pra essas coisas. Sou do tempo em que um microfone aberto derrubou Ricúpero e uma Elba derrubou o Collor.
04-Restos da folia em Brasília II
Nunca entendi bem essa história de visita íntima em presídio mas, vá lá. Deixa, já que existe. Nunca entendi também a história de familiares levarem comida já que o preso recebe sua ração – sem qualquer outro sentido que não seja o de porção de comida – na hora e na quantidade certa. A notícia de que a esposa do Arruda foi à prisão e saiu chorando me permitiu duas ilações: Será que ele não gostou da comida ou estava muito preocupado com a sua situação? Sorry!
05-Restos da folia em Brasília III
Pela primeira vez na vida, estou vendo um figurão engravatado, desesperado com seus advogados que não acham um jeito de tirá-lo da cadeia. Sei não... Ou Arruda – suprema ironia – deu azar ao escolher o advogado ou o preço do “recurso” subiu. Onde já se viu um governador ficar preso tanto tempo? Pelo andar da mula véia Arruda e advogados vão acabar moralizando o Brasil por incompetência. Fim da corrupção? Como anarquista e da pá virada, sou contra.
06-Negócio da China bolivariana
A Venezuela anunciou que vai comprar energia elétrica do Brasil e vizinhos para conter sua bolivariana crise. O ministro Ali Rodriguez Araque disse que o Brasil e Colômbia – às turras com o sargentão – farão uma oferta. Só falta pagarmos o gás caro do Evo e vendermos de araque para Chavez. E ministro: com esse nome: Araque! Isso não vai dar certo. Aliás, Araque é nome próprio, cargo ou os dois? Na dúvida, cerque a zebra bolivariana. Marque triplo.
07-Gasolina de araque
Somos autosuficientes em petróleo, diz o reclame e potência do álcool anidro. Gasolina só nossa. Certo? Necas véio. Vamos comprar gasolina da Venezuela do ministro Araque. Propaganda é de araque. “Há quase uma década, o Brasil se tornou exportador. Primeiro, foi o anúncio da Petrobras de que interromperia a exportação, há um mês. Agora tem de comprar de outros produtores. É surpreendente”, disse Adriano Pires do Centro Brasileiro de Infraestrutura. Às vezes acho que não sei não. Depois fico com a impressão que sei lá... Ou não!
08-Refugou
“O presidente Lula, quando deixar a Presidência e se tornar um ex-presidente, aceitará debater com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, mandou dizer Lula, ao recusar o convite para um debate dia 11 com FHC. Outro recado foi envado para o Luiz Octávio, vice enrolado do Arruda. Lula prefere outro tipo de encontro. Vai ao Irã em maio conversar com o malucão do nome estranho para falar de coisas amenas como urânio, bomba atômica, etc. Esperto!
09-Paradão
Haja Lexotan pro José Serra. Consta que o homem já é ruim de sono e com a pesquisa do Ibope, divulgada ontem, o “vampiro brasileiro” vai virar coruja. Na pesquisa de dezembro do ano passado, Serra tinha 38% e Dilma l7%. O tempo passa, o tempo voa e Serra na dele, paradão e com tendêndia de queda – 36% – enquanto Dilma travou o vôo tucano com 25%. Claro que é possível inventar uma desculpa lógica mas, o edifício chamado Dilma Roussef mudou de lugar.
10-Aviando bobagem
A Anvisa determinou que a partir de hoje os medicamentos com receita devem ficar atrás do balcão. Viva o Fê-bê-a-pá está de volta e agora em nova versão com receita. A farmácia vai vender o prescrito pelo médico. Mas balconista que é empregado, vai seguir o que manda o patrão e vender o que pede o cliente e dá lucro. Viva o BO – Produto Bonificado. Está oficializada a empurroterapia. No Brasil, manda quem não tem juízo e obedece quem não deve. Brasil-ziu-ziu!
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)