Frase do dia:
“Se eu for preso, vou botar para arregaçar. Que está sendo armada alguma coisa para mim, eu tenho ouvido em diversos lugares. Ele tem dito que o que é meu está guardado. Acontece que isso não me tira um minuto de sono.” – Ivo Cassol para e sobre o Procurador Chefe do MPF-RO, Reginaldo Trindade .
01-Indústria da indenização I
O preso tentou fugir, o agente o baleou e o fugitivo morreu. A justiça mandou o estado a indenizar a viúva. Da sentença: "o fato por si não pode ser considerado como único e exclusivo causa de sua morte, eis que o Estado poderia e deveria agir com outros meios para impedir sua fuga.” Pensei quais os outros meios e lembrei de algemas, tema de “caliente” discussão no STF sobre sua utilização. Seria então o caso de usar algemas, cordas, imbira, etc?
02-Indústria da indenização II
Nada tem a ver com o fato acima mas, não custa lembrar que o país paga uma fábula para quem tentou mudar o sistema político do país, inclusive os traidores da causa, tidos hoje como heróis da luta contra a ditadura. Não custa lembrar a maioria sem nome que penou com a dita ou as vítimas dos planos econômicos e/ou de erros crassos das políticas públicas que precisam provar que tinham uma conta e foram lesados. Mas a visão seletiva só vê pelo lado esquerdo.
03-Nem tudo está perdido
Apesar do fiasco até aqui, a viagem de Lula começa a render. O Brasil é nome de rua na Jordânia e Lula teria chances de ser secretário geral da ONU, com a indicação e apoio públicos do porta-voz da Presidência palestina, Mohamed Edwan. "Achamos que ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável”. Eu aqui escrevendo bobagens e Lula na trilha do sucesso mundial.
04-Cahula, o ungido
Não bastasse a indicação do Cassol e Cahula acaba de receber outra unção. Não há dúvidas. Cahula é candidato do Cassol e também do PPS seu partido. A unção veio com a frase da lavra do Moreira Mendes: “O companheiro Cahúlla vai assumir o estado legitimamente e legitimado, e certamente haverá de encontrar um bom caminho. Nós, do PPS, estaremos ao seu lado para auxiliá-lo e ajudá-lo na direção do estado por esses nove meses que ainda temos pela frente”. Agora com o apoio partidário é que a coisa vai duma vez. Ora se vai...
05-Desperdício de energia em minas
O ministro de Minas e Energia – nunca entendi o que tem a ver minas com energia – Edison Lobão, defendeu ontem na Câmara a atualização do marco legal sobre mineração, que para ele é praticamente inexistente. Lobão lembrou que o setor é regulado por um decreto de 1967, que não dá instrumentos para o aproveitamento de todo o potencial do setor. “O que se viu foi uma verdadeira desordem em razão da frouxidão da legislação”, disse Lobão explicando que já foram concedidas 160 mil áreas para pesquisa e lavras, e só 8 mil produzem.
06-Aumenta o exército do Top-top
Vá tentar entender essa coisa louca chamada serviço público. A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Executivo, que cria 100 cargos em comissão para reestruturação do Ministério das Relações Exteriores, antigamente conhecido e respeitado como Itamaraty. Aí cabe a pergunta: Adianta mais gente se o Top-top Garcia dá as cartas?
07-Ficha Limpa
Integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e parlamentares entregaram ontem ao presidente da Câmara, o substitutivo com as propostas para o PLP 518/09, Ficha Limpa. O MCCE pediu prioridade na votação e quer a inclusão na pauta do Plenário no início de abril. Temer disse que, na próxima reunião de líderes vai conversar sobre a votação mas, disse que é preciso não gerar falsas expectativas e que é importante assegurar o apoio da maioria da Casa para evitar o desastre de uma eventual rejeição da proposta em plenário.
08-Pre-sal salgado
O líder do governo no Senado, Romero Jucá, admitiu que a votação do projeto sobres royalties do petróleo, aprovado na semana passada na Câmara, deve ir para a geladeira, depois que o deputado Ibsen melou a jogada do governo, que era meter a mão nos royalties. Na queda de braço para criar um novo sistema de distribuição, o governo – Sérgio Cabral, o chorão, no meio – esqueceram de acertar com os estados produtores. O rolo carece de tempo para correção.
09-AGU x TSE
A AGU andou “bolando as trocas” ao explicar o inexplicável. Exagero? Veja a pérola: “A candidatura começa no registro da candidatura. Enquanto não houver registro, não é candidato”. Quer mais? “O presidente é agente público. Não lhe é negado o direito à cidadania. Não há impedinento para campanhas, mas fora do espaço da presidência”. O autor disso tudo aí é Luiz Inácio Adams. Adams, o que puxa mais do que chiclete. Mas o TSE deve por ordem na zona.
10-Gasoduto Já!
Aproveitando a visita que o Ministro Lobão faz às obras das usinas, destaco a matéria do Eco-Debate: ”Longe de países que reduziram a queima da gás, em 2009 a Petrobrás aumentou quase 60% queimando 9,38 milhões de m³/dia nas plataformas, sobre a queima média diária de 2008. O volume é recorde em um ano e o Brasil pula de 17º para 8º lugar em queima de gás no mundo. A Rússia, 1º lugar, reduziu a queima em 10%.” Em Urucu a Petrobras queima todo dia o gás que deveria chegar a Porto Velho. Ministro Lobão, Gasoduto Já!
Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)