Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 18/05/10


 

Frase do Dia
 

"Dá uma tristeza, uma agonia ver o PP do Maluf com o PCdoB. Está tudo igual." Deputada Federal Luiz Erundina do PSB, coligada também por conexão ao PP do Maluf, que apóia Dilma.     

01-Insegurança ampla, geral e irrestrita

5.30 AM, o telefone toca, a vizinha do outro lado, me diz que está no quarto com duas crianças e que ladrões invadiram sua casa. Acionei o 190 e logo os PMs, estavam no local. A movimentação provocou a fuga antecipada dos bandidos. Mas, a conversa com os homens da guarnição da PM me deixou preocupado. Bandidos estão na cidade com armas bem diferente dos revólveres e facas usados por pés de chinelo. Vá lá, armas de menor poder ofensivo também assustam e matam mas, nossa polícia está encarando metralhadoras. Ontem falei sobre as Farcs, que agem em Rondônia e alertei sobre o PCC. A barbárie já plantou as sementes e só aguarda a hora da colheita macabra.

02-Mau humor oficial

Assisti contrafeito, as escaramuças de bastidores entre autoridades constituídas e empresários que traziam uma famosa cantora para um show no final de semana. Um “parto a fórceps” ocorre cada vez que um evento de grande porte é anunciado para Porto Velho, mesmo que todas as vírgulas da lei municipal para grandes eventos – os que reúnem mais de 2 mil pessoas – estejam nos devidos lugares e haja dos promotores, a intenção de cumprimento da lei. Ocorre que o nível de exigências desce a detalhes e precisão suíços, sempre “a prori”. Mas, por via das dúvidas, é necessário que um advogado fique de plantão para atuar – isto virou uma praxe – e garantir que o evento ocorra no dia e hora anunciados. Antes do grande evento é preciso outro evento com a “tchurma” que manda.

03-Expovel sem cavalgada?

Saiu ontem a sentença judicial sobre a cavalgada. Para a justiça, ficou patente o entendimento de que a cavalgada não tem sentido cultural e seria pano de fundo para promover a Expovel. E agora José? O nível de exigências inclusive com a assunção pela Aspro de atividades próprias do poder público e penas pelo descumprimento é alto, como alto será o custo para fazer a cavalgada. Para cumprir o item “j” da sentença, a Aspro fez uma pesquisa de preços e os custos ficam em torno de R$ 80 mil. Os riscos comerciais de qualquer atividade são definitivos na decisão de fazer ou não fazer. Para evitar prejuízos e dor de cabeça, creio que chegou a hora de “tirar o cavalo da chuva”.       

04-Renitentes

Devagar, meio que aos poucos, tipo assim “sem querer querendo”, a galera que aloprava à noite no velho Espaço Alternativo tomou de volta a Avenida dos Migrantes, no trecho ali próximo ao Detran. Nada porém que atrapalhe a vida da cidade. A pista é fechada nos dois sentidos mas, num horário em que quase ninguém utiliza aquela via pública, salvo o pessoal que vai ou vem para o Aeroporto, Hospital de Base, ou que vai pros lados do Urso Branco ou Zona Leste. O logradouro é ideal para por o som no toco, praticar a azaração e “outras atividades”. Território livre de lei, banheiro químico, sinalização, etc. Como não há venda de ingressos, não há imposto e fiscais. Tudo “digrátis”. O800.

05-Diamonds are forever

Uma denúncia anônima levou a PF a descobrir uma pequena fortuna que ia saindo de Rondônia de fininho. 460 diamantes estavam em poder dos ex-quase-futuros sortudos Ubiratânio Lopes Flores e Paulo Ferreira Borges, pegos com a boca na botija, antes de se pirulitarem no mundo. O delegado da PF Marcio Mamede garante que as pedras são da Reserva Roosevelt dos índios Cintas Larga,onde segundo diz o delegado, o garimpo clandestino continua funcionando. Foi aí que eu não entendi mais nadica de nada. Se a PF sabe do garimpo, se a PF está lá e, se um crime está sendo praticado de forma constante, o que falta para que as forças legais entrem na Reserva e acabem com a farra? Ou será preciso uma autorização de um carimbador maluco da Funai para fazer isso?   

06-Meio ambiente pela metade

Segunda feira recebi a ligação de um morador do bairro Liberdade – Porto Velho, irado com os vizinhos que, com freqüência, queimam o lixo das suas casas nos quintais. A prática reprovável, diz o reclamante, é antiga. Orientado, o cidadão ligou para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e... bingo! Foi informado que a secretaria não podia atendê-lo por questões de logística: não havia veículo disponível pois a única camionete da secretaria havia sido deslocada para uma tarefa em Jaci-Paraná. Envergonhados e tristes, eu e o cidadão pedimos perdão à natureza. Não há como:  com um carro só, a Prefeitura não cuida nem da metade do meio ambiente. Aí Zé de Nana baixou no Zé Carlos de Sá que “ispritado” desceu o pau pelo Banzeiros, “tem gente que só peia conserta”.         

07-“Muichto lôko” veio

O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Cezar Peluso, pediu hoje, esclarecimentos sobre a decisão do juiz da Vara Criminal de Varginha, em Minas Gerais, Oilson Hoffman, que de janeiro até esta terça-feira soltou 40 presos sem julgamento. Caraca meu! Isso é a versão mineira de Ali Babá! O juiz Oilson Hoffman teria libertado os presos alegando excesso de trabalho e falta de estrutura funcional. Segundo ele, uma segunda vara criminal teria sido criada no município, onde já apareceu até um ET, mas ainda não foi instalada. Varginha além do ET só tem uma vara criminal e um relatório do TJ sobre produtividade de juízes, revela que Hoffman proferiu 230 sentenças entre janeiro e março deste ano. Pô veio, tá fácil. Para soltar pelo mesmo motivo é só CtrlC + CtrlV.Égua!

08-Presidente em primeiro turno?

O crescimento de Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto animou o Conselho Político de sua campanha – os sete partidos coligados. Ontem, animados pelas duas pesquisas que apontam Dilma na dianteira do Serra, as queixas sobre sua visível falta de traquejo político se esvaíram e já se fala numa possibilidade real de vitória em primeiro turno. A polêmica comparação entre Dilma e Nelson Mandela veiculada no programa de televisão do PT foi recebida com estardalhaço pelos membros do Conselho. Aliás, o programa foi mesmo bem feito. “Esse programa de 10 minutos foi uma revolução na campanha. Agora, temos certeza absoluta de que Dilma vai ganhar no primeiro turno”, disse o deputado Dagoberto Nogueira. Mas, será que já combinaram isso com o PSDB? 

09-Marta, Gabeira e Franklin Martins

Que a elegante Marta Suplicy gosta de uma saia justa todos sabem. Que não tem cuidado com o que fala, idem. Para tirar D. Dilma, da linha de tiro, Marta escalou Gabeira como ex-quase-provável assassino atemporal do não morto embaixador Charles Elbrick. Erro histórico ou mentira deslavada só Marta pode dizer. Mas a verdade, conhecida por todos e talvez até pela Marta apareceu na boca de um companheiro de partido, o ministro Franklin Martins que participou da ação de seqüestro em 1969. "A participação do Gabeira era ser basicamente responsável pela casa Não teve ninguém escalado para matar", disse ele. Platão, dizia que a mentira se permite por interesse do estado. Além de saia justa, Marta deve gostar da Dilma, Platão e de mentir ou é um caso para psicanálise.    

10-Saco...

Passei a tarde toda assistindo a TV Câmara esperando o desenrolar do nó da EC 50 ou caso assim prefiram, PEC da Transposição mas, necas de pitibiribas. A emenda 28, aquela que mistura caldo de cana com focinho de porco ficou para votação amanhã. Antes de fechar essa coluna liguei para o senador Expedito Jr que está em Brasília atuando desta feita como o 9º deputado federal para me informar de possibilidades. “Creio que vai passar” disse ele, apesar de não ser matéria pacificada”. A noite que seria de festa com prefeitos de todo o Brasil que chegam à ilha da fantasia em busca de caraminguás, promete ser de muita conversa de “pédórêia”. Tomorrow is another day meu bixin.    

leoladeia@hotmail.com

  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)