Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 18/06/08


 

FRASE DO DIA – "A vida pregressa dos candidatos deveria ser analisada caso a caso". – Claudio Santos, Presidente do Conselho de presidentes de TREs, criando um improvável “princípio geral da exceção à regra”.

Pauta política de 01 a 10


01-Um novo olhar amazônico?

Enquanto o Ministro Minc despeja discursos e inaugura vistosos coletes, outra figura se apresenta para a conversa sobre a Amazônia e com nova estatura. Pouco conheço da sua formação, mas parece eclético, acessível e sensato, bem mais para sistêmico que para sistemático e traz um fato, velho para nós, mas novo para o governo. É preciso cuidar primeiro da regularização fundiária, ou seja, é preciso conhecer os donos da terra para só então discutir políticas. Nada que lembre incêndios de vernáculos ou mesmo a satanização de instituições, grupos, pessoas ou atividades. Racionalidade não faz mal a ninguém e pode fazer um bem enorme à floresta. De cara, gostei do velho com jeito novo.

02-Brasil laico. Graças a Deus:

Nem vou me dar ao luxo de contar quantos feriados religiosos temos no Brasil. Sou ruim de conta e prefiro contar a história de dois momentos da Constituição de 88. “Nos os representantes do povo... promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil." Está lá no preâmbulo. Corro o texto e no artigo 19 no item I aparece o conflito ao vedar ao estado - não tão laico - “estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter... relações de dependência ou aliança...”. Aí só é criar um dia para cada igreja, claro que sob a proteção de Deus – os ateus estão fora - mesmo que embarace o resto. “Embarazo” é gravidez em espanhol. Seria uma mensagem subliminar ou será minha velha paranóia. Deus me livre.

03-Escola de Samba Unidos da Democracia:

O presidente do TRE do Rio Grande do Norte e do Colégio de Presidentes de TREs, desembargador Cláudio Santos, considera "temerário" a divulgação da lista de candidatos com “ficha suja” - que respondam a processos na Justiça – e disse: "Embora sejam fatos públicos, eu acho que uma lista tem um efeito de condenação midiática, da condenação através da mídia". Acredito que o douto presidente ouviu o samba, mas não entendeu o enredo. A idéia é essa aí mesmo caro doutor. Impedir os picaretas na eleição. E mesmo que a comissão de frente atravesse, a bateria garante. A justiça pode ser cega, mas surdo nessa história, só o instrumento de percussão. O samba já está nas ruas.

04-Vida de índio:

O MP Federal, a PF, a Funai e o Ibama tentaram dar início à ordem de retirada de gado do Parque Indígena do Araguaia, no Tocantins, ontem, mas apesar da ordem da Justiça Federal, os índios impediram a retirada dos animais. Armados de arco, flechas, pedaços de pau e felizmente sem facões, bloquearam a estrada, demostrando que não precisam de tutela oficial. O aluguel de pasto é a principal fonte de renda dos indígenas que vivem na reserva, situada na Ilha do Bananal. E ainda tem gente que pensa que índio quer plantar mandioca e viver na oca, sem saber que o que querem é Hilux, apartamentos, uísque e vida mansa. Apito, só se for aquele pra chamar anjo e pagar a peso de ouro.

05-Vida de índio II:

Sul da Bahia, bem ali no coração do descobrimento do Brasil, uma pesquisadora faz um levantamento oficial para determinar a população indígena que a “tchurma” crê existir. Prancheta, camisa e boné de uma ONG, caneta e diária – não dá para descobrir isso sem diária – e tome pergunta. Pelas tantas a moça das diárias encontra uma neo-silvícola de cabelo encaracolado, tez escura, facilmente confundível com uma afro-descendente e tasca: “Onde está seu marido?” E a “afro-índia-descendente” responde na lata: “Tá na roça plantando. Ele não leva jeito pra essa profissão de índio”. Coisas do Brasil. Esse país lindo, trigueiro, multi-étnico, paraíso de pesquisadores, ONGs e de outros mentirosos.    

06-Vida de índio III:

Dois representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) estão na Europa, em busca de apoio à manutenção da área da Raposa Serra do Sol, demarcada e questionada na Justiça. O coordenador-geral do CIR, Dionito José de Souza, disse que a viagem é bancada com a ajuda de ONGs definidas por ele como “parceiros da Europa”, mas nega que o objetivo seja obter dinheiro, apesar de não saber como os gringos podem ajudar. “Queremos dizer que somos pessoas, gente que procura os seus direitos, para que o mundo dê reconhecimento total aos povos indígenas. O que puderem fazer de bom para nós será bem-vindo”. O passeio inclui colares, cocares, pinturas e papo exótico na Itália, França, Espanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica. Tudo que gringo gosta e paga pra ver.

07-Caça às bruxas:

O presidente do TSE se disse preocupado com a multa aplicada à Folha de São Paulo, à Editora Abril e à ex-prefeita Marta Suplicy. Para Carlos Ayres Britto, a Justiça Eleitoral deve tomar "muito cuidado" na aplicação de punições por propaganda antecipada, já que as multas podem colocar em risco "o direito fundamental à liberdade de informação" e disse que "neste momento, não está proibido fazer entrevistas com eventuais candidatos às eleições municipais". O presidente do TSE ressaltou que o direito à informação "tem o mais sólido lastro constitucional" e que, na maioria dos casos, a imprensa é o órgão que melhor cumpre esse papel perante à sociedade. Pobre Marta. Tem que relaxar e gozar.

08-CPI das CPIs:

Claro que ainda não existe uma específica em vista. Talvez a CPI da Varig, ou do Exército no morro. Mas virá uma que acabará como as outras, salvo raríssimas exceções. Sugiro então que se faça uma CPI das CPIs, para identificar custos, resultados, paralisações, acordos para encobrir falcatruas entre as partes envolvidas e propaganda eleitoral fora de época. Esse é o fato determinado. O perigo, entretanto, é que a investigação ficará de novo com os parlamentares e o resultado por conseqüência será o mesmo. Por analogia e já que isso implica em acordos, a segunda sugestão seria criar regras rígidas limitando o número de CPIs a 25% de Medidas Provisórias. Exemplo: para cada 4 MPs, caberia uma CPI, e a base aliada teria 25% de representantes para manter a equação. O custo seria menor, o desgaste idem, o número de pizzas ibidem e nem cobro pela sugestão.

09-Curto e grosso:

Querer satanizar o Exército, o ministro da Defesa ou quem quer que seja, pelas mortes ocorridas num morro do Rio de Janeiro é o caminho para fazermos o mesmo com o professor de uma escola pela alta repetência, o médico pela morte de qualquer paciente aos seus cuidados ou o advogado por qualquer causa perdida. Instituições são formadas por pessoas que respondem criminalmente por seus atos e são mais fortes na medida em que agem para expurgar e punir desvios de conduta. O fato é lamentável sob todos os aspectos, mas isolado. Não se pode  jogar a água do banho fora, com a criança dentro.

10-Oxigênio para o gás:

O Senador Valdir Raupp continua puxando o trem do gasoduto e muito mais gente está seguindo. Bancadas federal e estadual unidas, a Comissão da Amazônia idem, mas ainda falta você, cidadão. A exemplo da campanha para o licenciamento ambiental das Usinas do Madeira falta o povo no meio da rua com adesivos, bandeiras, faixas em passeatas e com bateção de lata. Há uma promessa da D.Dilma Roussef para liberação da obra pelo PAC. Se acontecer, vou fazer um altar e santificá-la com meu voto para qualquer coisa. E minha parte eu vou continuar fazendo. Gasoduto Já!

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)