Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 18/10


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“Em política, você não pode estar tão próximo que amanhã não possa estar distante, nem tão distante que amanhã não possa se aproximar”. – Ensinamento de Ulisses Guimarães

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Uma ALE do barulho:

Detesto me repetir, mas essa legislatura da ALE vai dar o que falar por muitos anos. Apenas no primeiro ano já há uma relação de “bolas fora”, suficiente para montar uma peça de teatro do absurdo. E olha que o pessoal se esmera. A cada dia surge uma novidade envolvendo algum dos nossos nobres deputados. Ontem um caso cabeludo fez a festa da imprensa. E, como manda o figurino, com direito a foto tirada pela PFe BO. Tá danado. Mas como nada é tão ruim que não possa ser piorado, aguarde. É seguro: a tchurma não falha nunca.

 

02-Pegando carona:

Aproveito o comentário do Valmir Miranda, na coluna “Na Boca do Povo” do Rondoniagora para sugerir que os prefeitos de Porto Velho e Candeias se juntem com DER, Dnit, MP, ALE, PRF e estudem a possibilidade de se fazer outra ponte sobre o Rio Candeias, ligando as duas cidades pela zona leste de Porto Velho. Razões: redução do trânsito na BR, integração dos bairros periféricos, aumento do fluxo turístico e fácil escoamento de hortifrutigranjeiros. Se os dois prefeitos levarem o assunto ao Dnit, Miguel de Souza pode dar uma mãozinha.

  

03-Sem lei e sem controle:

Primeiro os sem usinas invadiram Tucurui, logo depois se juntaram aos sem terras e agora, um grupo de 5 mil pessoas impede a passagem dos trens de Carajás. De novo um banho na Abin. A operação foi preparada enquanto se discutia a privatização da Vale, a bandeira que substituiu o Fora Alca e Fora FMI. 23 cidades sem transporte, exportação de minério parada, vale tudo. O Pará virou uma terra de conflitos. Pistolagem, biopirataria, corrupção e ação de ONGs. Sem lei, sem controle, é o palco ideal para protestos dos sem qualquer coisa. Ta feio

 

04-Morre um guerreiro:

Conheci Fernando Fonseca da Eletronorte pela parceria com a Expovel e conheci o homem Fernando na doença. Lutando contra um câncer raro, Fernando Fonseca tornou pública sua doença, falou sobre ela, expôs-se, e ajudou muita gente ao diminuir o estigma que a doença traz. Parceiro, ligado às causas sociais, tinha em Júlia Arcanjo a companhia ideal para suas lutas. Mas, se diminuiu o estigma, não diminuiu a agressividade da doença. Hoje Fernando Fonseca se foi. Nós da Aspro, lamentamos a perda e nos solidarizamos com a Júlia Arcanjo. 

 

05-Liberdade pero no mucho:

Não há detalhes específicos sobre os motivos, mas o certo é que o Brasil que já esteve na 54ª posição entre os países que respeitam a liberdade de imprensa, despencou para o 84º lugar na classificação geral e na América do Sul ocupa o 5ª pior posição. O estudo feito pela ONG Repórteres sem Fronteira, avalia o grau de liberdade da imprensa em 169 países. Ora com mais liberdade, imagino como estaria o Brasil, sacudido por uma série de escândalos na política. Mas se faltam detalhes, sabemos todos nós, a pressão a que somos submetidos.   

 

06-O sorriso do tucano:

O governo vai dividir a oposição isolando o DEM e chamando o PSDB para conversar. É dar milho pra bode ou no caso, alpiste para tucano, tudo pela CPMF. Na mesa a redução gradual da taxa, hoje de 0,38%. O governo prefere que a redução se dê a partir de 2009. Mas já admite negociar um percentual menor já para 2008. Analisa-se também a hipótese de aumentar os investimentos do PAC em três Estados governados por tucanos: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O impossível no reino animal acontece na política ou na literatura: o sorriso do lagarto e agora o sorriso do tucano

 

07-Correndo atrás do prejuízo:

Um dia depois do TSE ter decidido que senadores saltitantes também estão sujeitos à perda de mandato, o Senado aprovou a PEC que dormitava nos seus escaninhos e que introduz na Constituição o princípio da fidelidade partidária. Foi um “Deus nos acuda” ontem. A coisa foi assim a toque de caixa. Atropelaram-se todos os prazos regimentais e em apenas uma sessão, realizaram-se dez. Acionada a partir dos julgamentos do TSE, a classe política quer deixar de ser reboque e se transformar em locomotiva. “A necessidade faz o sapo pular”

    

 08-Pule de dez:

A Câmara dos Deputados preparou algo coisa que chamou de reforma política. Uma piada. Ontem foi a vez do Senado. Arrochou sobre o que havia feito a Câmara e foi além do que disse o TSE. Mas quando a esmola é grande, o santo desconfia. No texto da PEC aprovada ontem, os senadores foram ladinos. No jogo do bicho, só vale o que está escrito. Pois é. Na pule de dez do Senado, tudo só vale a partir de 2010. A esperteza pode custar caro, pois a pressa é só para acertar a vida de quem pulou a cerca. Vai dar burro na cabeça.  

 

09-Tudo pela CPMF:

O governo jogou para a platéia ao abrir as negociações no Senado pela aprovação da CPMF. Propôs isentar do tributo, quem recebe até R$ 1.200 mensais - com possibilidade de ir até $ 1.700 - e possui apenas uma conta corrente. A idéia, apresentada em reunião entre o presidente em exercício, José Alencar, representantes de três ministérios e os líderes partidários no Senado, agrada em cheio ao eleitorado do Lula, mas não chegou a atrair a oposição, de onde o governo terá que tirar votos. No Senado o governo terá que ajoelhar e rezar a oração de São Francisco, naquela parte: “é dando que se recebe, amém”

 

10-Oxigênio para o gás:

Deve estar ocorrendo a audiência pública sobre o gasoduto na ALE. Estudantes, políticos, e outros interessados devem estar debatendo ainda sobre o tema. Desligado do mundo por força da TV, vou acompanhar de perto como a coisa aconteceu e amanhã trago detalhes. Posso adiantar que o governador Cassol apareceu por lá e desceu o malho. Como sempre. No mais é esperar que a reunião tenha sido frutífera. Ou gasífera, sei lá. Gasoduto Já!


leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)