Terça-feira, 18 de dezembro de 2007 - 15h42
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
Sem querer melindrar os congressistas, que têm nos ajudado muito, as emendas dos parlamentares serão objeto de discussão Ministro Paulo Bernardo mirando na parte mais sensível do político, para resolver a equação do corte da CPMF
Pauta Política de
01-Barril de pólvora:
20 adolescentes portando armas artesanais tentaram fugir do Centro de Detenção ao lado da Colônia Penal. O fato ocorreu ontem à noite. A tentativa foi percebida pelos monitores que faziam a ronda e a pronta ação e ajuda prestada pelos agentes da Penal evitaram o que poderia ser o caos na cidade, às vésperas do Natal. Os menores fazem parte de um grupo de 45 outros que foram transferidos da Casa do Adolescente depois de jurados de morte por uma facção rival. Já pensou mais 20 malinos barbarizando nas ruas de Porto Velho bem no Natal?
02-Mistério na morte de Electo Azevedo:
Electo Azevedo foi assassinado ontem à tarde num crime que tem todas as características de execução. Conhecia-o desde minha chegada aqui em 1990 e apenas reproduzo o que dizem nossos amigos comuns: Era um cidadão de bem, sem inimigos ou desafetos, o que torna o crime, por sua característica, um mistério. Na semana passada ele foi agraciado com o título de Cidadão de Porto Velho. Mais conhecido como pecuarista, é na piscicultura que ele tem um feito notável: o pioneirismo na inseminação de tambaquis
03-Concentrando para dividir melhor:
O ministro Jobim não está de todo errado, mas a jogada precisa ser factível. Como nossas Forças Armadas vivem na penúria e cada ministro militar tem que passar o quepe para obter recursos, o ministro da Defesa passa a concentrar no seu gabinete o orçamento militar geral. Mesmo retirando-se a autonomia de cada arma - e há que se considerar que nenhuma vinha obtendo sucesso em seus pleitos Jobim com o apoio do PMDB e com a carta branca dada por Lula, pode trabalhar de forma a reaparelhar o nosso parque militar. Tomara que dê certo.
04-Beron: fim ou começo?
Mais uma vitória no caso Beron. A CAE do Senado acaba de rejeitar o relatório de Romero Jucá, indicando para relatoria do voto vencido o Senador César Borges. Mas não é só. A CAE aprovou que o processo tramite em regime de urgência. Tradução: a matéria já pode ser encaminhada à mesa para votação, com grandes chances de ser aprovada. Expedito Jr. que brigou pela matéria está em dias de graça com a oposição e conta ainda com votos favoráveis de Raupp e parte do PMDB. Agora é esperar que a cobrança da dívida seja suspensa.
05-Vem aí mais um campeão de audiência:
A oposição já se articula no Senado para derrubar uma MP, mas que só deve ser votada pela Câmara no início de 2008. Trata-se da MP 398/07, que cria a Empresa Brasil de Comunicação e que subordina a TV Brasil, rede pública criada a partir da fusão da Radiobrás e da Associação Educativa Roquette Pinto. Alegam que a MP é inconstitucional e só admitem negociar com o governo se a proposta for reapresentada na forma de projeto de lei. Ou seja, vem aí mais uma daquelas brigas onde aparecer na TV Senado é a parte mais importante.
06-ZBM oficial nos presídios:
Durante a audiência da Comissão de Direitos do Senado, a representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres afirmou que casos de abuso sexual de mulheres presas é comum no Brasil. Nas inspeções feitas, as mulheres contaram que os próprios agentes penitenciários abrem a cela para que os homens "usufruam" das presas. "Há prisões com celas isoladas que poderiam abrigar as mulheres, mas as autoridades diziam que as celas eram destinadas aos homens mais perigosos", disse Elizabeth. E quem paga a conta?
07-Nem Papai Noel escapa:
A guerra do tráfico no Rio quase acabou com a festa de Natal de cerca de 700 crianças de três favelas do complexo da Maré. Um helicóptero que levava um Papai Noel até uma favela foi atingido por dois tiros e teve de voltar à base. A polícia atribui o ataque à rivalidade entre traficantes que controlam a venda de drogas nas duas favelas. O fato é no Rio de Janeiro, mas não custa fazer o registro e o alerta. Da forma como a droga avança sobre Porto Velho, tomara que não venhamos a curtir a ressaca do efeito Orloff. Eu sou você amanhã. Ta brabo.
08-Prenderam a minhoca e soltaramm a cobra:
A oposição mandou a CPMF para o espaço e vai liberar a DRU sem fazer barulho. As razões estão na política franciscana. Com a DRU, o governo poderá fazer o que quiser com algo em torno de R$ 90 bilhões, usados para manter o superávit fiscal, pagar os juros da dívida e fazer agrados à oposição. Traduzindo: cortaram os R$40 bilhões da CPMF, querem recriá-la agora, abrem a porteira para a DRU e ainda posam de briosos nacionalistas honrados por dobrarem o governo. A base governista às vezes dá mais trabalho que essa oposição de faz de conta.
09-Reformar ou reconstruir. Eis a questão:
Sem a CPMF o governo terá que fazer ajustes no orçamento ou encarar a reforma fiscal. Em ambos os casos tarefa difícil, não pelo que possa produzir em termos de mudança na vida das pessoas, mas porque mexe em cartórios dominados por políticos, empresários e instituições de classes. Como exemplo mais visível está o sistema S, mais há ONGs, fundações, e um sem número de tetas gordas espalhadas pelo país. Para complicar ocorre em ano eleitoral. E por falar em reforma, alguns ministros estão caindo de maduros. A hora é boa para a colheita.
10-Oxigênio para o gás:
Com a meta de atender 25 mil famílias no próximo ano, o governo do Ceará vai estimular o cultivo de 40 mil hectares de mamona para apoiar o Programa Biodiesel do Ceará e toda produção será adquirida pela Brasil Ecodiesel e Petrobras, que está construindo usina no estado. No projeto, o agricultor se tornará diretamente fornecedor da matéria-prima. Cada um busca alternativas para a energia, mas nós não devemos desmatar para plantio de biomassa. Temos o gás ali, a
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol