Frase do dia:
“O que nós queremos para o Brasil é que o Brasil continue bem e até melhor. Você tem que ver quem é que vai ser presidente, quem é que vai dirigir as coisas. Porque o presidente é insubstituível... não governa terceirizado." – Serra sobre Lula e Dilma
01-Os dois lados da moeda
O MPF-RO divulgou informações colocando luz sobre a participação do atual Procurador Chefe do órgão,
Reginal Trindade no rumoroso caso que envolveu o governador Cassol. Como era de se esperar, o realese trata o tema de forma institucional, mesmo não sendo um documento oficial. Os esclarecimentos prestados já eram de conhecimento público e o MPF apenas reforça a existência do outro lado da moeda. O nome desse jogo é truco!
02-Falando em Cassol
Final de mais uma antiga pendenga do governador. A coisa apareceu no seu primeiro mandato e lá pelo final de outubro de 2004, o que era uma denúncia feita por ele virou um inquérito em que ele se transformou em investigado por exploração ilegal de diamantes na Reserva Roosevelt, Espigão D’Oeste. Denúncia feita, autos encaminhados ao
STJ e quase seis anos depois o processo foi arquivado por ordem do Ministro Ari Pargendler. Haja sorte... Cassol se livrou de dois processos incômodos quase que ao mesmo tempo.
03-E por falar em diamantes...
Não que eu tenha interesse particular sobre o assunto. Para mim, diamante só serve para cortar vidro. E como pergunta não precisa ser lapidada vai “na bruta”: Alguém tem notícias sobre o garimpo de diamantes na Reserva Roosevelt? Continua ativo? Será que as PCs já saíram da área? Já se sabe quem é ou quem são os donos delas e como entraram na reserva? E a jazida já foi avaliada? Calma gente. É só pra ficar sabendo... Não vou contar para ninguém. Afinal, isso deve ser assunto top secret. Tipo assim... segurança nacional.
04-O TSE e a multa de Lula
Acredite: Lula vai ter que pagar R$5 mil reais de multa por campanha eleitoral antecipada. Claro que o valor é o de menos na multa. Lula ou qualquer um vereador de uma cidade do interior do país paga isso aí com o pé nas costas. A idéia é educar e mostrar que todos são iguais perante a lei. A diferença é que o vereador paga ou recorre às suas custas. Lula não vai desombolsar logo. Advogados da AGU, pagos com nosso dinherin, vão recorrer. Multas têm três objetivos no Brasil: Punir, educar e no caso em pauta, incentivar.
05-Que nem, que nem...
Depois da multa de “cinco paus”, os “capa preta” resolveram refrescar e noutra ação, tal e qual, o TSE rejeitou recurso contra Lula e Dilma por campanha eleitoral antecipada. Ayres Britto, presidente do TSE votou na terça feira pelo pagamento da multa alegando que "a análise do discurso fala por si". Foi aí que o ministro Marcelo Ribeiro desempatou: "faltou um requisito essencial para a configuração de propaganda antecipada: a menção direta ou indireta ao candidato". Realize comigo: Lula e Dilma no palanque e Lula berra: “Meus companheiros, não votem na Vilma. Votem na parecida?” Brasil: o país da piada pronta.
06-Al Capone fazendo escola
Arruda foi preso não por conta da corrupção e sim por coagir uma testemunha, o Sombra. Um paradoxo, segundo o ministro Gilmar Mendes que disse: "Este caso é tão singular que, quem aparentemente quer dar a luz, tem o nome de Sombra. E não deve ser por acaso que assim se chama". Zoghby aquele enrolado entre Renan e Sarney foi suspenso por ter repassado um apartamento à família. Pelo andar da mula véia, vai ter gente caindo do cavalo por merreca. É que a sabedoria quando é demais, vira bicho e come o dono.
07-Ciro premeditando o breque
"O Lula, pela delicadeza que ele me trata, pelo respeito que ele me tem, e é recíproco, até maior o meu. Gosto dele fraternalmente, com muito carinho, além do respeito, da gratidão pelo bem que ele faz ao povo brasileiro. Ele não me pedirá jamais pra não ser candidato". Esse trolololó todo aí é Ciro Gomes em babação explícita a Lula. Mas, quando lhe perguntaram se haveria outras formas de Lula fazê-lo ficar de fora do pleito, chutou o pau da barraca: "As outras formas podem ser muito cruéis. Por exemplo, constranger o partido a não me dar legenda." Se conheço bem a fera, Ciro está procurando a porta de saída.
08-Constrangimento à vista
A base aliada levou um bola nas costas e o caso Bancoop vai desfilar na avenida na CPI das ONGs, tendo como destaques o tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o promotor de Justiça de São Paulo José Carlos Blat, o corretor Lúcio Bolonha Funaro e Hélio Malheiro. A idéia é constranger mesmo. Só para lembrar, o promotor José Carlos Blat negociou a delação premiada com Funaro, que confirmou que parte do dinheiro desviado da Bancoop teria sido usado no caixa 2 do PT. A oposição quer sambar sobre o cadáver da Bancoop.
09-Visitante ilustre
Com a sua habitual discrição e invejável vitalidade, passou por aqui uma das locomotivas da construção no Brasil, o engenheiro Norberto Odebrecht. Num dos seus compromissos visitou a escola que funciona na Fiero e viu a obra da Fundação Odebrecht. Um momento para viajar no tempo e encontrar o “velho” em 1968 fazendo reformas residenciais e pequenos prédios em Salvador enquanto acompanhava o filho Emílio Odebrecht que se formava na EPUB. Pouco tempo depois a Odebrecht fazia sua primeira grande obra, o Aereporto do Galeão no Rio de Janeiro, um marco para a empresa.
10-Dando nome aos bois
A notícia da vinda da Ministra
Dilma Roussef a Humaitá para inspeção das obras da BR 319, na próxima semana deve dar uma pálida idéia do que será seu palanque eleitoral em Rondônia. Junte-se a isso a entrevista concedida pelo Senador Valdir Raupp para a TV Candelária (
Clique e assista no OpinãoTV) durante a semana passada. Raupp – vice presidente nacional do PMDB – põe a boca no trombone e fala de acordos feitos ou em tratativa, inclusive o da Dilma com Ivo Cassol. Já pensou Cassol, Fátima e Raupp no mesmo palanque com a Dilma? Hilário...
Fonte: Léo Ladeia
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)