Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 21/02/08


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

"Matilde sai do governo sem ter cometido nenhum crime. Teve apenas falhas administrativas. Em uma conversa muito franca com ela, eu disse que não compensava ficar em um cargo para ser massacrada, como ela estava sendo.” – Lula fazendo afagando a ministra Matilde. Aquela dos cartões corporativos

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Metamorfose ambulante:

Na CPI, Burati detonou Palocci, mostrou a casa onde os malinos se reuniam e foi decisivo para sua queda e saída do governo no rumoroso caso do caseiro Nildo, que teve o sigilo bancário violado de forma ilegal. Foi ele também que ligou Palocci ao esquema do lixo em Ribeirão Preto. Acreditava-se que Buratti teria feito a delação premiada e que estaria quieto com sua amada. Se houve prêmio ninguém sabe, mas Buratti “mudou por demais” e desdisse tudo o que dissera antes ao assinar em cartório, uma declaração que traz uma pérola de perdão ao algoz: “São inverídicas as condutas atribuídas ao ex-ministro Antonio Palocci Filho”. Que consciência. Buratti merece uma coroa para substituir o ornato que recebeu antes do Palocci.

  

02-O bicho pegou no Pará:

Madeireiros do Pará ameaçaram ontem reagir com novas manifestações como a realizada terça-feira em Tailândia Ontem, foram presos quatro suspeitos de comandar a manifestação da qual participaram cerca de 10 mil pessoas, que impediram a remoção de 15 mil metros cúbicos de madeira ilegal. A ministra Marina disse que o governo não se intimida e realizará a Operação Arco de Fogo. Com o argumento de que defendem milhares de empregos, os madeireiros dizem que há risco de confronto entre a população e o contingente policial. Estão pagando para ver e pelo que sei, vão ver. Os ninjas não são de brincadeira Vixi! Vem coisa...

 

03-Jogo “catimbado” - o retorno:

O Sintero encabeça uma lista de sindicatos dispostos a paralisar as atividades no próximo dia 12, por conta das alterações feitas na relação governo x servidores. Havia o motivo, mas faltava uma bandeira de fácil entendimento para mobilizar a classe. Faltava até ontem e aí a justiça e o governo entregou já desfraldada. O bloqueio dos bens dos dirigentes da Seduc chegou na hora certa, pois a panfletagem contra Miguel Sena não vingou. Agora o Sintero vai fazer o JOSER. Uma espécie de JOER dos servidores, onde o jogo é bruto e sem regras. O governo deu o milho e o bode vai fazer a farra. É só esperar.

 

04-Abrindo a porteira:

Ao contrário do PT, que vai proibir coligações com tucanos nas eleições municipais, o PSDB pretende ser flexível nas alianças. O exemplo mais significativo é o de Belo Horizonte, onde o governador Aécio Neves, costura um acordo eleitoral com o prefeito Fernando Pimentel do PT. "Trata-se de um processo especial", diz Sérgio Guerra, novo presidente do PSDB, sobre o acordo Os tucanos pretendem ser flexíveis, mas significa que a porteira esteja aberta a todo tipo de aliança. Sobre alianças o PSDB aprendeu com o PT e Lula. Já sobre oposição, os tucanos foram reprovados. Falta-lhes aptidão. São governistas até quando não devem.

 

05-Desativando a casa de caba:

A senadora Roseana Sarney, líder do governo Lula no Congresso, vai seguir o exemplo do pai: pedirá licença do cargo, mas diz que uma coisa nada tem a ver com a outra. As licenças de pai e filha coincidem com disputa por cargo no setor elétrico travada entre o grupo deles no PMDB e a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil. Sarney estaria se licenciando para escrever um livro e ela para tratamento de saúde. Pai e filha agem como marimbondos: se um ferra, o outro ferra junto. É da natureza do marimbondo ferrar. Então é aceitar como inevitável e não reclamar.

 

06-Engordando a biografia:

Cansado da disputa entre Sarney e D. Dilma pela presidência da Eletrobrás, o presidente Lula capitulou e decidiu transferir para o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a escolha de quem presidirá a principal estatal do setor elétrico. Em reunião ontem no Palácio, Lula avisou: "Você vai ter autonomia para nomear quem quiser, a responsabilidade é sua". Com isso, é quase certo que o indicado será José Antônio Muniz Lopes, afilhado de Sarney. Nomeação é refresco para marimbondo. Essa lambança de agora é provável que entre também no seu livro autobiográfico. O  livro não está pronto, mas quando estiver, não vou ler e não vou  gostar. Passo.

 

07-A caro combustível barato :

A gasolina e o diesel não sobe no Brasil desde 2005, mas o óleo combustível vendido para as empresas já está 80% mais caro desde 2006, devido ao aumento do preço do petróleo. A Petrobras garante que não vai subir os preços até que o petróleo se estabilize. O governo não transfere as altas no preço do petróleo para a gasolina para não desagradar os consumidores-eleitores. É uma decisão política. Mas transfere os aumentos para empresas, que obviamente repassam para o preço final de seus produtos. Eu escrivi final? Ato falho. É que no final como sempre nós iremos pagar a conta.  

 

08-A dengue de volta:

O ministro da Saúde e o governador do Rio anunciam amanhã medidas de emergência para combate à dengue. Apresentarão estudo segundo o qual os índices de contaminação no Rio superam os do resto do país, por culpa do descaso da prefeitura. Quatorze bairros do Rio já apresentam surto da doença, cujo índice de contaminados, ontem, ultrapassou a barreira das 6 mil notificações. Aqui em Porto Velho, nada. Nem temos notificações confiáveis, mas a dengue voltou com força. As estatísticas desmentem as faltas ao trabalho, dores no corpo e as reclamações dos pacientes em postos de saúde, consultórios, ambulatórios, etc. Enquanto isso, muito papo e pouca ação. A coisa está bem feia.

 

09-Globalizando as bolsas:

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) negociam sua fusão. Juntas, formarão a segunda maior bolsa das Américas, atrás apenas da Bolsa de Chicago. A soma do valor de mercado das duas bolsas brasileiras fica em torno de US$ 20 bilhões. A união das duas, que depende de detalhes, segue uma tendência mundial e fortalece ambas. Separadas, Bovespa e BM&F ficariam vulneráveis às investidas de bolsas estrangeiras. A Bolsa de Chicago já detém 10% da BM&F. As ações devem disparar e quem é do ramo se prepara para engordar o cofrinho.

 

10-Oxigênio para o gás:

O Rio de Janeiro acaba de ganhar um reforço no abastecimento de gás com a entrada em operação, do gasoduto Cabiúnas-Vitória, de 303 quilômetros, uma das pernas do Gasoduto Sudeste-Nordeste, previsto para operar em 2010. O novo gasoduto permitirá o a vazão de até 5,5 milhões de metros cúbicos diários de gás do Espírito Santo para movimentar três grandes termelétricas do Rioque vão gerar 1.000 megawatts de energia elétrica até o final deste mês. O que será que está acontecendo lá e que não acontece aqui? Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)