Sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 09h26
Frase do dia:
“Não é infidelidade minha ao partido. É infidelidade do partido ao seu programa". – Senador Fávio Arns, revirando o “bucho” e anunciando que sai do PT
01-Glossário do Léo
Pantomina: Sessão do Conselho de Ética do Senado. Ética: Princípios morais necessários ao exercício de uma atividade, excluindo-se a política. Senado: Clube decadente. Verbo: sem regra de concordância é papo político. Verba: start político. Acordo: Livra o meu que eu livro o seu. Suplente de senador: aerofólio de Fiat 147. Presidente do Senado: marionete. Funciona se puxar o barbante. Sessão plenária: convescote. Independência ou Equilíbrio de Poderes: mito. O mesmo que mula sem cabeça. Imprensa: amestrada ou golpista depende do que publica. Povo: igual a boi não sabe da sua força. Mandato: fortaleza inexpugnável. Imunidade: corruptela de impunidade. Sim: É sim, não e talvez. Propaganda oficial: Verdade de mentirinha.
02-Estômago fraco
De um político pode-se esperar tudo. Nas campanhas políticas montam em jegue, comem buchada, beijam meninos remelentos, bebem pinga... é um vestibular para a vida. Depois vem as outras mazelas mas aí, o couro está curtido. Na política, a traição anda ali bem ao lado. Às vezes porém, a buchada é pior que aquela da campanha e ontem nós vimos isso. O senador Flávio Arns não teve estômago para agüentar o tranco e vomitou sua verdade: “O PT jogou a ética no lixo. Vai ter de achar outra bandeira. O partido deu as costas para a sociedade, o povo e bandeiras que sempre foram tão caras a tantas pessoas. Posso dizer que me envergonho de estar no PT.” Como diz Zé de Nana, “ele tem o bucho fraquin. Não agüenta repuxo.”
03-Crise? Que crise?
Na esteira do “Bucho fraquin”, Flávio Arns, o senador Aloísio Mercadante, “o frito”, disse que deixa a liderança do partido no Senado “em caráter irrevogável”. Aí o presidente Lula chamou o Mecadante para uma conversa e o irrevogável ficou para depois. Na manhã de ontem, a senadora Marina “Mata” Silva, matou a pau e cortou o galho que a ligava ao PT. O PV recebe Marina Silva que sonha ser presidente. Enquanto o PT encolhe de 12 para 10 senadores, Lula faz um discurso estranho no Rio Grande do Norte e exorciza a crise: "Não vejo crise no PT. O PT continua forte, com muitas possibilidades". Será que criaram outro partido, será que Lula vai sair do PT ou não avisaram ao Lula que o bicho está pegando pras bandas do PT?
04-Fazendo escolhas
"A oposição, quando não tem argumento para fazer oposição, é pior do que doença que não tem cura: fica inventando”, disse Lula, com vontade de falar sobre qualquer coisa. E abriu o verbo sobre as duas recentes defecções: "Se a pessoa quer sair do partido, não está confortável, é um direito da pessoa", referindo-se a Marina Silva. "Continuo gostando dela, continuo achando que ela é um quadro extraordinário e espero que ela tenha sorte e que tudo que ela planeja dê certo". Sobre Flávio Arns, não refrescou: "o companheiro tem valor, mas sempre foi muito encrencado com o PT". Meu Deus do céu! Que palpite infeliz... Para defender Sarney e ter o PMDB do Renan a seu lado, Lula partiu seu partido. Serra deve estar rachando o bico de rir...
05-Melhor que a encomenda
Apesar da pouca idade – 20 anos – o vereador Jean Carlos Oliveira mostrou a que veio na Câmara de Vereadores. Calmo, aplicado, articulado, o vereador chamou para si a luta dos mototaxistas. Hoje Jean me revelou numa entrevista: “quando encampei essa luta...eu não comecei a discutir para começar a estudar. Eu comecei a estudar para depois vir discutir o mototaxi”. Perguntado sobre suas pretensões políticas, o jovem vereador revelou o DNA de felpuda raposa: “A questão de crescer politicamente é uma conseqüência. Eu penso que primeiro vamos fazer tudo o que a gente prometeu. Nada é objetivo de candidatura”. Do lado de lá da telinha, o bigode escondia a baba do pai. Jean é filho de peixe e logo...
06-Saúde doente
Mês do cachorro louco. Depois da greve geral na saúde, da situação mal resolvida com a “gripe suína”, no meio do tiroteio verbal sobre a saúde entre município e estado, da paralisação do curso de medicina da Unir com denúncias de detrimento da Unir nos convênios de residência médica nos hospitais públicos, vem aí a greve dos enfermeiros. Danou-se! Alguma coisa precisa ser feita e urgente. O deputado Firigolo (veja vídeo no OpiniãoTV) acenou com a possibilidade de investigar a doença da saúde. É prerrogativa do seu cargo. Mas, o paciente precisa aceitar que está doente e se deixar examinar ou ser examinado “na marra” pela junta médico-jurídica do MP. E aí mora o perigo.
07-Horta produtiva
Mais um pepino da horta do governador Cassol. Vamos por partes: O primeiro pepino refere-se ao processo por compra de votos, com julgamento previsto para setembro. O segundo tem a ver com sua desfiliação do PPS. Para Cassol o fato se deu quando ele comunicou seu afastamento ao partido em 05.11.2007. Mas o TRE entende que a data é 11.05.2009. O primeiro pepino pode dar em cassação e o segundo também, desde que o MP ajuíze a ação por infidelidade. Em ambos os casos porém, a lei garante sua candidatura a qualquer cargo, menos governador, haja vista ter sido ele beneficiado com a reeleição. Vai a senado com certeza.
08-Pegadinha do Mução
Danou-se. Lina Veira, ex-secretária da Receita Federal e mãe do Mução nas horas vagas. foi à CCJ do Senado confirmar o encontro particular que teria ocorrido com a ministra Dilma Roussef e negado por ela. Lina não caiu nas pegadinhas armadas e mesmo sem apresentar provas como uma agenda, foi firme e sugeriu que fizessem a prova da sua informação pelos registros de sua entrada no Palácio. A oposição se antenou e pediu os tais registros. Olha o problemão arrumado. Se Dilma tivesse dito que não se lembrava do encontro, seria uma coisa. Mas, ela negou. Se as câmaras registrarem D. Lina passando por ali, vai ficar estreito para a ministra. Pepinaço.
09-Lá vem o golpe
A prática é antiga. Durante o período da ditadura, por qualquer “dá cá uma palha”, o preço da gasolina subia. A explicação é que o preço deveria acompanhar a cotação internacional do barril de petróleo. Caiu a ditadura, caiu o papo mas, esqueceram de “cair” a prática. Um dia um ministro teve a idéia de “arranjar algum” para a saúde e nasceu a CPMF. O provisório virou permanente. Um dia a CPMF caiu, a “tchurma” caiu de pau mas, de novo, esqueceram de “cair” a prática. A gripe suína foi o mote para a recriação da CPMF. Estão tentando de novo. Como diz Lula, parece doença.
10-Escolhendo o sabor
Comprar a pizza para a família requer um acordo para a escolha dos sabores. No Congresso é diferente: a pizza é preparada de qualquer forma e a única coisa que não tem qualquer importância é o sabor. Essa praxe foi quebrada esta semana no Senado. Paulista gosta de pizza por tradição e com Mercadante não é diferente. Um pito do pizzaiolo Delcídio, um ex-tucano matogrossense, pode ter sido o que d’água que azedou a massa, ao chamá-lo de frouxo. Contestado, Mercadante se rebelou. Primeiro contra o sabor, depois contra os pizzaiolos e por fim contra a pizza. O líder Mercadante pula da canoa e deve assumir João Pedro. Os suplentes estão em alta.
Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol