Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 21/08/10


Frase do Dia:

"Além do “deixo em suas mãos”, há ainda a ameaça continuísta implícita: “Mas só deixo porque sei que vais continuar o que eu fiz.” Como se Lula pudesse decidir não passar a Presidência à pessoa que for eleita este ano.” O Globo

 

01-Controle adiado

Quando alguma coisa tem tudo para dar errado, é melhor pisar no freio e rever. Nem vou me dar ao trabalho de procurar a razão mas, o ponto eletrônico que se tornaria obrigatório para empresas com mais de 10 empregados foi adiado. Com tantos penduricalhos na relação patrão-empregado, o ponto é mais um. A “tchurma” gosta dum controle e quanto mais melhor. E não só agora ainda que haja uma aceleração sobre diversas áreas. Tenho até hoje a caixa de primeiros socorros, obrigatória para veículos que gerou muita grana para o governo, dor de cabeça para o usuário e lucro para muitos. Sou vacinado contra a “tchurma”.        

 

02-Tá proibido! 1

Ônibus, táxis e mototáxis não podem fazer propaganda eleitoral. Veículo com o adesivo de candidato não pode estacionar em área de órgãos públicos. Está na Lei Eleitoral. Às vezes me dá vontade de pensar sobre isso mas, pensar dá dor de cabeça... Já perguntar não. Perguntar não ofende, não influi na decisão do eleitor e não fere a lei. Então lá vai: existe algum estudo científico que embase tais proibições – estas e outras, como por exemplo, a utilização de out-doors ou shows com cantores durante comícios? Ou a idéia saiu de um “cabeça gorda”?

 

03-Tá proibido! 2

O argumento é para que igualdade entre os candidatos. Ora doutor, a chance para quem permanece no mandato disputando a reeleição é igual a de quem não possui mandato? Ao passar o chapéu entre empresários, as chances de captação de recursos é igual para quem tem e não tem mandato? Quem detém a concessão de rádio ou TV e transfere a um da família para disputar a eleição, terá chance igual a quem tem só o rádio do carro? Somos um país desigual apesar da Constituição dizer o inverso. Para tentar igualar todos numa disputa eleitoral, é preciso mais que proibir. É preciso fiscalizar os “donos” do poder 

 

04-Tá proibido! 3

Se pegar a sopa de letrinhas dos partidos políticos, boa parte apóia Dilma que é candidata do PT de Lula. Todo mundo quer uma beira do “marechal eleitoral” Lula, e é natural já que são aliados. Dentre esses, só como exemplo, Cassol do PP e Raupp do PMDB e este, com agravante de ser vice presidente do PMDB, partido do vice da Dilma e Lula. “Grozope”: o TSE que havia dito não e depois sim, voltou atrás e o PMDB não poderá usar imagens do “marechal eleitoral”. Como perguntar não é coligar, lá vai: neste caso é para igualar ou diferenciar?

 

05-Tá liberado!

O TSE determinou que Cassol, Cahula e o resto da “tchurma” podem continuar fazendo campanha já que nada deviam e nem devem com relação ao processo por compra de votos e abuso de poder econômico, matéria que já havia sido julgada. Permanece porém a outra pendenga por abuso de poder econômico e político, cuja ação foi pedida pela Procuradoria Regional Eleitoral que envolve o famoso tratoraço e nomeações no final do governo. A vitória na ação anterior era tida comocerta. Já a da PRE é mais cinzenta que Porto Velho enfumaçada.

 

06-Vale em primeiro lugar

Sabe a Vale, ex Vale do Rio Doce, a que foi privatizada segundo a “tchurma” a preço vil?  Pois hoje é a maior empresa do Brasil, maior até que a Petrobrás. E sabe qual foi o primeiro passo para isso acontecer? A Vale foi privatizada. Saiu das mãos do gordo, inoperante e voraz gerente, o governo. E sabe porque a Petrobrás foi ultrapassada? Por causa do gordo, inoperante e voraz gerente, o governo. A Petrobrás necessita se capitalizar mas o gordo, inoperante e voraz gerente, o governo atrapalha. O gordo, inoperante e voraz gerente, o governo, está às voltas com eleição. Mexer no cetro da inoperância agora? Nem a pau!   

 

07-Oxigênio para o gás

A brasileira Odebrecht e a norte-americana Conduit vão levar o relatório de impacto ambiental para construção de um gasoduto no sul do Peru, com 1.085 quilômetros e que levará gás do centro ao sul do Peru. Obra para 180 dias. As empresas apresentarão, na segunda-feira, o estudo ambiental com "várias mudanças" por se tratar de um "megraprojeto de muito mais envergadura" do que o plano inicial de 2009. A obra terá duração de seis meses Que diferença... No Peru, um ano para pensar e fazer. Aqui são anos gritando Gasoduto Já!

 

08-Exposição reduzida

A Advocacia-Geral da União anunciou ontem, durante a sessão do TSE, que está suspensa a veiculação do programa de rádio Café com o Presidente, veiculado todas as segundas-feiras quando o presidente Lula é entrevistado pela Empresa Brasil de Comunicação - EBC. Que coisa desagradável... Quanta falta eu vou sentir. Só falta algum infeliz aparecer com a proposta esdrúxula de acabar com a “Voz do Brasil”. Mas, nem tudo está perdido. Pelo programa eleitoral vamos ver Lula no programa da Dilma. Não é tudo mas, meno male. 

 

09-Desgovernado

Num intervalo de apenas 10 dias, segundo dois institutos de pesquisa, Dilma mais que dobrou a diferença para Serra, saltando de 5 para 11 pontos. Vamos deixar combinado: é bem mais que difícil o vôo do tucano. Mas como tudo que é ruim pode ser piorado, chegam aí mais e más notícias. Os aliados de Serra já não acreditam no tucano e abandonam o barco. No comando da sua própria campanha Serra não tem sequer o direito de dizer que alguém errou. Claro que falta muito tempo para diminuir ou aumentar o fosso. E Serra vai ladeira abaixo.

 

10-E agora foi o que?

Desde ontem aquela coisa lenta que o brasileiro chama de banda larga foi pras cucuias. Primeiro alguns sites ficaram indisponíveis, depois outros, lá na frente foi piorando, parando e trava geral. Só para variar, ninguém explica, até porque ninguém sabe a quem perguntar sobre o que houve. Com as possibilidades em aberto e com o tempo fechado, suponho que a fumaça tenha produzido alguma alteração no tal do sistema. Para quem contrata o serviço a preço fixo e recebe em taxa variável – zero incluso – a fatura vem religiosamente no dia. Dureza...

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)