Frase do dia:
"Imagine o que deve estar pensando o Toninho Malvadeza lá do inferno?"– De um leitor sobre as crises do DEM – Arruda e Kassab por enquanto.
01-Resposta na bucha
Na coluna anterior mandei um “Te cuida Valverde” e a resposta veio rápida. A assessoria do deputado informou que sua candidatura foi endossada por Lula. Isso posto, agora é continuar no trecho sem descuidar da pesquisa. Com cara de eleição em segundo turno, três nomes estão cotados e Valverde é um deles.
02-Regime de engorda
A tragédia financeira dos subprimes fizeram os países esquecerem do mercado e de suas regulações entrando no jogo para salvar suas economias, com EUA à frente. Para quem só precisava de um motivo para pregar o estado forte, foi a senha. Pelo andar da mula véia, o Brasil vai entrar nessa de engordar o estado.
03-Nada de novo no front
Ambientalista de carteirinha torci e torço pela candidatura Marina para que o tema meio ambiente, tenha vez no debate eleitoral. Utopia. O que ganhei até aqui, foi um knockdown. Murcharam os índices da Marina Silva na esteira da malfadada reunião internacional sobre o clima junto com a minha esperança. Pior é que do que vi e ouvi até hoje, não me encantei com nada e o esperado debate de idéias, por ora, é um bate-boca desinteressante, rançoso e mofado.
04-Sempre o Chavez...
O sargentão Chavez, não sabe como solucionar os problemas da Venezuela – violência, inflação, desemprego e abastecimento de água e energia elétrica mas, esperto, convocou pelo rádio a "inteligência civil, popular, policial e militar para agarrar os responsáveis" por uma sabotagem oposicionista em curso. "Cuidado com as sabotagens" e foi além num duro recado: "Não é Chávez que vai cair. Preparem-se, burgueses, porque os senhores são os que vão cair!"
05-Leão seletivo
Autuados em R$ 1,2 bilhão e R$ 4 bilhões, a Ford e o Santander foram “chorar no pé do cabôco”. O “cabôco” Guido Mantega ficou uma arara mas, nada pôde fazer na hora. Mais à frente porém, deu um jeito. Por uma portaria sigilosa, o Leão está de regime. Auditoria em grandes empresas, só após autorização do chefe do Leão que já preparou a lista. Mas, se a Dilma virar presidenta, tudo muda. Para engordar o estado vai grana. Entram até as grandes fortunas!
06-É o DEMonho...é o DEMonho...
Cruz credo, pé de pato, mangalô três vezes. Kassab foi cassado mas, por uma dessas “brasilidades”, fica no cargo. Paulo Octávio não foi cassado mas, por um motivo “brasiliense” não ficará no cargo. O papo que rola em Brasília é que depois de renunciar à renùncia, o vice do enjaulado Arruda, vai renunciar da renúncia e renunciar “diavera”. Claro que são coisas diversas mas, me lembrei do Aloísio Mercadante que renunciou à renúncia e creditou-a a Lula que, no caso, não desmentiu. Mas, como disse são coisas diferentes. Creio eu...
07-Papo jurisconsulto
"Causa perplexidade e insegurança jurídica que assuntos e temas já decididos há tantos anos pela Justiça sejam reabertos e reinterpretados sem nenhuma base legal e contrariando jurisprudência do TRE e do TSE ...por esse mesmo motivo seriam cassados desde o presidente Lula até o vereador do menor município do Brasil". Isso lembra conversa de advogado? Pois é... Não apenas lembra. É o choro dos advogados do Kassab. “Insegurança jurídica”. Homessa!
08-Falando minha língua
O Projeto de Lei Complementar 527/09 do deputado Major Fábio quer que pelo menos 20% da tropa das Forças Armadas fiquem na faixa de fronteira com poder e atribuição de polícia de segurança pública. O deputado quer “corrigir distorções que vem sendo observadas no emprego das Forças Armadas, que as deixam juridicamente vulneráveis". Demorou... Fronteira vigiada, combate às armas e às drogas e um reforço no soldo da tropa. É tudo o que se quer. Valeu!
09-Tabu
A PEC que reduz a maioridade penal para 16 anos, tem uma pedreira pela frente. A OAB é contra. Para o advogado Alberto Zacharias Toron, a redução seria uma vingança contra adolescentes infratores “que na maioria das vezes são os excluídos sociais”. Mas, ele não crê que o Estado reduza a idade para compensar a falta de políticas de prevenção. Pelo andar da mula véia, o tema vai virar tabu como aborto ou as reformas, difíceis até de discutir. E vai longe.
10- No ar, Rádio Cipó
Pelas ondas enroladas da Rádio Cipó, duas manchetes: na ALE ocorre hoje uma reunião para discutir a volta da “tchurma” que foi mandada para casa. Tem deputado pulando mais que saci em chapa quente com o recado da assessoria: “deixa como está pra ver comé que fica”. A outra é sobre a licitação de propaganda oficial. Manchas de baton em alguns envelopes, protesto não aceito e, sem possibilidade de acordo, o caso pode ir parar na justiça. Melou...
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)