Quinta-feira, 22 de abril de 2010 - 19h11
Política & Murupi
Frase do dia: “Empreiteiras que ficaram de fora entenderam que o risco do empreendimento é alto demais, mas é evidente que todas elas serão contratadas para tocar as obras.”– Celso Ming em “Leilão do Belo Monte ficou muito perto de uma farsa”.
Os boatos, desmentidos opiniões e controvérsias envolvem o leilão da usina de Belo Monte desde o anúncio dos vencedores. A primeira gota foi o anúncio não oficializado da retirada da Construtora Queiroz Galvão do consórcio. O governo acha e trata como pressão da construtora para abocanhar uma fatia maior. A segunda foi a ação do próprio governo que atuou forte pró vencedor, do qual estatais fazem parte. Para especialistas, o consórcio mergulhou nos preços, com possibilidade real de prejuízo futuro. Belo Monte nasce à sombra de um feio monte. Um monte de trapalhadas. É só aguardar um pouco.
Danou-se. Agora é para preocupar de verdade. "No leilão, entra quem quer e sai quem quiser, depois. Não tem nenhum cadeado na porta. Não tem problema", disse Lula. Mas, nos bastidores diz não crer que a Queiroz Galvão deixe o consórcio. Sobre Odebrecht e Camargo, que desistiram do leilão, mas querem atuar na obra: "Podem ajudar. É só querer". Mas minha paúra foi com outra fala de Lula: "Nós, enquanto Estado brasileiro, empresa pública, faremos sozinho se for necessário". Será que a jogada é essa mesmo? Se for é de mestre. Realize: o estado gordo e lerdo construindo usina...? É “osso barão”!
Pré-candidato ao senado em dobradinha com o chefe, Tiziu “deitou cabelo” pra cima das usinas e promete fazer barulho com a CPI. Segundo ele, R$102 milhões viraram poeira cósmica com o contrato de Jirau. Segundo Tiziu “O dinheiro existe mas, alocado para o Instituto Chico Mendes, e para cuidar de macacos. Será que alguém vai ver a cor dessa grana?” indaga. Metralhadora em leque e sobrou bala para a ALE, sua Casa. Se isso vai gerar algo produtivo não sei mas, o barulho é grande. Igual ao do desmonte de pedras.
Não que o PMDB tenha abandonado a idéia de unir a chapa com o PT mas, “quem não cão, caça com gato” ou pega na mão grande mesmo. Essa é pule de dez. Se eu tivesse com “derreal” de boa, sobrando, apostava todinho no nome de Melki Donadon para vice do Confúcio. Como juntar Valverde ou Fátima ao projeto é cada dia mais improvável, o PMDB vai adotar a solução caseira da chapa pura. O raciocínio é que vice não pode tirar votos e se somar – caso do Melki – melhor ainda. Quem tiver “derreal” pode bamburrar...
Segundo a “tchurma” ligada ao senador Acir Gurcasz, não tem mais volta. Gurcasz, que não tem nada a perder já que pilota seu mandato de senador, vai para a refrega eleitoral e começa com um patamar de intenção de votos considerável aqui mesmo em Porto Velho. Para quem demorou a definir o nome, estar entre os quatro principais postulantes é animador. Com sua entrada na parada, a eleição que já apontava para um segundo turno firma-se definitivamente. A conta é fácil de fazer e vira briga é de cachorro grande.
Quanta diferença... Fui fazer uma reclamação corriqueira de um serviço do aeroporto e de repente estava sendo ouvido pelo próprio superintendente Jaílson Mendes de Araújo. A coisa foi pá e bola e logo uma Ordem de Serviço estava aberta. Mas, além de ouvir minha queixa, o superintende falou de projetos que pretende fazer para ontem. Mudanças na praça de alimentação, “fingers” para passageiros e melhoria no acesso de passageiros com bagagens e portadores de necessidades a partir do estacionamento.
O ministro Gilmar Mendes deixou hoje a presidência do STF, a mais alta corte de justiça. Como sempre, a cerimônia foi recheada de rapapés e recital de loas ao polêmico Gilmar. Solenidades à parte e atitudes polêmicas deixadas para trás, o que mais me chamou a atenção foi sua presença numa sabatina ao vivo pelo YouTube. Por 1 hora respondeu a questões espinhosas, ouviu críticas ácidas, foi chamado de “coronelzinho” e "uma das vozes mais contundentes da direita conservadora" e aguentou tudo democraticamente.
Ficou estreito para a CBT/Sensus. Agora foi a vez do Ibope dizer que o Serra tem sete pontos de vantagem sobre Dilma Roussef – 36% a 29% - e deixar questões novas como o fato de que segundo outra pesquisa do PT, José Serra não tem muito espaço para crescer: 89% dos eleitores o conhecem, contra 56% de Dilma. Duas leituras: Serra pode não crescer mas, Dilma não empolgou o eleitor. Outra leitura: a curva de aproximação dos dois mudou de rumo e se distanciam. Mas, isso pouca influência tem no momento.
Ciro Gomes, quem diria, acabou no Irajá. Ninguém sabe o que fazer com o guri trêfego que sonhou ser presidente e tornou-se a dor de cabeça de Lula, do PT e do PSB. Ciro pratica o haraquiri político, se eviscera em praça pública em nome da sua honra, do seu partido e do seu senhor Lula, como se fosse um guerreiro samurai, do qual está distante. O que fazer com esse homem que se expõe? Escondê-lo é a saída. A jogada é esta: Ciro se licencia da Câmara – aonde quase não vai mesmo – viaja para o exterior e volta para ser muito bem tratado mas, só se ficar de bico calado. Quem sobreviver, verá.
Com seu jeito direto, brigão, atropelando e interrompendo, o jornalista Datena da Band recebeu Dilma Roussef, para uma entrevista de pauta livre. “A senhora é mais bonita pessoalmente” começou dando a impressão que a conversa seria “chapa branca” e foi em alguns momentos mas, gostei. Dilma está com o jeito de candidata. Já se comunica sem tecnicidades, ficou esperta para não ser pega na curva e aprendeu a bater usando a sutileza. Quanto a beleza... menos Datena. Entre ela e Serra, fico com Luana Najara.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos
O pre$ente de natal para Dom Braguito
Braguinha é um bom companheiro, ninguém pode negar. O expertíssimo senador Eduardo Braga do importante comensal de verbas MDB, está no topo da cadei