Terça-feira, 24 de agosto de 2010 - 05h02
Frase do Dia:
"Para aqueles que já estão cantando vitória antes do tempo e para aqueles que já estão entregando os pontos antes do tempo, eu estou chamando o eleitor brasileiro para a gente virar esse jogo e irmos para o segundo turno"– Marina Silva. Mais direta e mais esperançosa, impossível.
01-Falando sério
A gandaia do humor resolveu falar sério e fez uma passeata protestando contra a decisão da justiça que colocou um bridão para impedir que políticos, durante o período eleitoral, sofram com aquilo que é o cerne do humor: a piada. Mas ora doutor, nas mais variadas manifestações do humor – charge, piada, etc. – está a crítica social, de costumes e política. Se entender a justiça, que um humorista ridicularizou um candidato, o trocista sifu com uma multa de mais de R$100 mil. É sério. Melhor deixar de brincadeira. A Constituição diz que pode, o TSE nega.
02-Que falta faz o Henfil
O Brasil está ficando um país mal humorado. No período eleitoral, as proibições são sobre política e, no tempo restante, não são muito bem vistas piadas que envolvem os símbolos religiosos, autoridades principalmente os militares, bibas, perdão: pessoas com opção diversa da maioria, negros, deficientes físicos...A lista é grande. Politicamente corretos, os “cabeças gordas” criam tolices que acabam virando piada. Ora, anão é anão e não a pessoa com déficit estrutural, prejudicada verticalmente. Transformar o termo não lhe acrescenta centímetros.
03-Programa eleitoral gratuito
Tudo muito igual. Proposta por que ou para que? Nestas eleições o formato que fez a cabeça e sucesso entre marqueteiros é mostrar a família e origem sempre humildes. As explicações – possíveis, claro – sobre a forma como conseguiram amealhar fortunas particulares e chegar aos píncaros da glória, são repassadas cuidadosamente pela equipe. Tudo limpo, asséptico e falso. A verdade é que é contada nos bastidores por ex-correligionários e assessores é outra. Programa eleitoral gratuito. Ainda bem que é gratuito. Se fosse pago, ninguém assistiria.
04-Pisando na bola
Vá entender cabeça de político e marqueteiro. No programa do PSDB “uscaba” puseram a imagem do Lula. Ora, com Serra caindo pelas tabelas, sobrou pra Lula falar sobre o assunto: "Todo mundo sabe que eu tenho lado, todo mundo sabe que eu tenho candidata, todo mundo sabe que eu tenho partido, todo mundo sabe quem eu quero que seja presidente. O pessoal às vezes acha que em momentos de eleição é possível enganar a sociedade colocando imagens de pessoas que têm participação política contrária. Não vou entrar na Justiça. Quem tem que fazer isso é o partido". Pediu, levou. Além da queda, o coice.
05-Haja tecnologia...
Depois do terror num hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, Dilma Rousseff, desceu a borduna “Precisamos de mais ações de inteligência. O crime tem que ser combatido com a melhor arma disponível. Significa sair da improvisação e passar ao profissionalismo”. Ela prometeu usar aviões não tripulados para fazer a patrulha de regiões absorvidas pelo crime no Rio. O governo, disse, tem dois desses veículos aéreos e ela prometeu adquirir outros 10 se eleita. Taí ó, gostei da idéia dos aviões sem piloto mas, gostei mais de “ações de inteligência”. Mas é preciso terceirizar. Esse artigo aí – inteligência – está faltando nos estoques.
06-Bandidos do Rio – presente de grego
Cabral pediu e foi atendido. Os nove criminosos que foram presos no último sábado após terem invadido o hotel Intercontinental, no Rio, e feito 35 reféns, serão transferidos para o presídio federal de Porto Velho amanhã. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou a transferência atendendo a um pedido do governador Sérgio Cabral assim, na hora. A notícia saiu em primeira mão no R7, o portal da Record e de acordo com a Secretraria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, os presos serão encaminhados da peninteciária de Bangu IV diretamente para Rondônia sob responsabilidade do DEPEN. Presentão hein...
07-No chão da fábrica
Se alguém duvidava do que Lula faria para eleger sua pupila, as imagens dele no portão da fábrica da Mercedes Benz. Quanto isso vai render de votos, pouco importa. Lula quer eleger Dilma e não só com o seu voto. Quer a transferência, quer os seus 80% de popularidade preenchendo sua candidata. É a coroação de um projeto e o passaporte para o retorno. Se isso é bom ou não para o país ou para a democracia, pouco importa. A que custo, pouco importa. Só o projeto importa e o projeto do Lula não é de partido ou de país. É seu. Somente seu.
08-Exportando bandidos
E sobre a exportação de bandidos do Rio para outras plagas, eis o comentário do jornalista Ricardo Noblat sobre a infeliz idéia do coroado governador: “O Rio vai começar a exportar bandidos? Cabral pedirá a transferência para outros Estados de bandidos que venham a ser presos pela polícia do Rio? Qual será o critério para a exportação? Bandido que invada hotel de luxo será mandado embora? E bandido que invada casa de classe média? E bandido que assassine morador de morro? Esses ficam no Rio? Brincadeira! Cabral teme os reflexos na eleição do episódio recente de São Conrado - um bairro de classe média alta transformado em praça de guerra. À falta de melhor idéia teve essa.”
09-Tudo dentro da lei e da justiça
O STF botou ordem na casa e mandou que o desembargador José Jurandir de Lima, condenado pelo CNJ por nepotismo, volte ao seu trabalho no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, depois de quase 5 meses de afastamento. O retorno de Lima foi ordenado pelo ministro Dias Toffoli, que concedeu liminar em ação impetrada pelos advogados do desembargador. Com a decisão de Toffoli, Lima se juntará a outros dez magistrados também do TJ-MT que já retornaram ao tribunal após ficar afastados por quase seis meses e ocorreu após decisão do ministro Celso de Mello do STF, anunciada no dia 2 de agosto. Mas digaí véio...
10-Grana de mais e de menos
A justiça pegou pesado com a “tchurma” que jogava um dominozinho básico na ALE. O que tem de gente e de grana, não tá no gibi. A bem da verdade, a grana da Operação Dominó irrigou contas, comprando consciências e fez a vida mais fácil para muito mais gente do que aquelas citadas na ação. Se grana de mais complicou a vida de gente da ALE, na mesma ALE, grana de menos travou a vida de Miguel Sena. Por falta de R$3,50 Miguel pode abandonar a eleição.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol