Terça-feira, 23 de outubro de 2007 - 15h43
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
É fácil exigir e achar que somos trouxas aqui na Amazônia. Não ganhei nada para preservar. Sou contra a hipocrisia" - Ivo Cassol ao Valor Econômico.
Pauta Política de
01-Cutubas e peles curtas:
Para quem acha que não temos história ou tradição, recomendo uma visita ao auditório da Justiça Federal, onde a polêmica revive a chama de cutubas e peles enquanto se discute o DNA de Porto Velho. É encosto. Na ALE, a cassolândia e a tchurma do chá de cadeira não se bicam, uma guerra por conta do Teatro Grilão substituiu a guerra dos shoppings e uma outra está em curso, sobre o que sobrou da EFMM. Sem consenso, o Velho Pimentel vai ter que baixar numa sessão espírita munido de certidão de nascimento com firma reconhecida para provar que existiu.
02-Assombrando o calendário:
Agora é definitivo. O leilão para construção das usinas do Madeira vai acontecer depois do dia 30 de outubro, desde que a Aneel faça a votação. Como esse prazo está mais esticado que conversa de gago, estima-se que lá pelo dia 10 de novembro o tal leilão ocorra. Mas é só estimativa, pois o sobrenatural da silva aparece com freqüência sempre que o assunto Usinas do Madeira entra na pauta. Se não for outro encosto, é coisa do Velho Pimentel ou da profusão de almas penadas. Afinal, para cada dormente, uma vida, conta a história.
03-Pressa - a amiga da imperfeição:
Dia desses cometi o pecado de chamar o Frei Galvão de Galvão Bueno. Por penitência e sorte, só assisto corridas de F1 sem a voz do Galvão. Ontem foi pior. Escrevia, lia os Banzeiros e dei com uma foto na Folha de Rondônia de sábado onde estavam o Roberto Jefferson, Cassol, Capixaba e Valter Araújo. Aliás, foto e título! Na seqüência, escrevi algo sobre o Renan e. bingo! Troquei de Jefferson. O Roberto entrou no lugar do Perez. Além do pé de orêia do Zé Carlos, continuo com a foto na cabeça. Mas que foto, seu Zé. Que foto!
04-Fazendo o dever de casa:
Entre os anos de
05-A ALE cumprindo seu papel:
O Poder Legislativo está cumprindo seu papel como caixa de ressonância da população, diz o presidente Neodi da ALE. Audiências sobre a homofobia, depois a pedido do deputado Jesualdo, o gasoduto e no dia 25 outra importante vai acontecer a pedido do deputado Alex Testoni. O tema é saneamento básico e que pode dar origem à Agência de Regulação dos Serviços Públicos para coibir o abuso de poder econômico de empresas concessionárias de serviços públicos. A ALE encontra seu caminho ao se aproximar do povo e propor soluções.
06-Furando a cerca:
Sem poder abrir a porteira, o governo vai derrubar a cerca. O governo prepara o envio ao Congresso de um projeto de lei para alterar a LRF. Com o novo texto, os governos serão impedidos de tomar novos créditos somente quando o próprio Executivo desrespeitar o limite de gastos com servidores. A LRF estabelece desde 2000 os gastos até o máximo de 60% da receita anual. Para o Executivo, 49%, Judiciário 6%, Legislativo com o TC, 3% e MP, 2%. A idéia é resolver o problema do Amapá, Sergipe, Pará e DF. O resto vai de carona
07-Tudo pela CPMF:
Em reunião do presidente Lula com os ministros da coordenação política, o governo admitiu fazer concessões para aprovar a prorrogação da CPMF no Senado. É que o jeitoso vice Zé de Alencar foi conversar com a turma da oposição e sentiu a temperatura morna do PSDB. A desoneração tributária proposta pelos tucanos deverá ser feita por MP ou projeto de lei, para não alterar a PEC, já aprovada pela Câmara dos Deputados. Para entender: se a PEC da CPMF receber emendas no Senado, volta à Câmara onde os nervos estão à flor da pele.
08-Agora é na peixeira:
Enquanto segue no Senado a articulação suprapartidária para salvar o Renan, uma aliança impensável entre o DEM e a turma do Mercadante quer evitar que o assunto seja enterrado. Mesmo que o relator Jefferson Perez não encontre elementos para pedir a cassação no caso das rádios em Alagoas, os "demos" apresentariam voto em separado no conselho propondo a perda de mandato pelo "conjunto da obra" A idéia insólita é do líder do DEM José Agripino. O nordestino é de natureza pacífica, mas na hora da briga, sai de baixo.
09-Um cheiro azedo de pizza:
"O julgamento precoce está um vício no Brasil. Só posso dizer que o mais importante eu cumpri. Ao receber as representações, imediatamente convoquei a Mesa pedindo uma decisão", disse Tião Viana. "Temos um exagero de representações. Daqui a pouco vira chicana, temos que fazer exame cuidadoso e criterioso. O que deveria ser extraordinário está virando rotina", disse César Borges. Pizza, pizza, dizem os entendidos em humores do Senado e Renan, por conveniências, sai de cena por dez dias para tratamento de saúde.
10-Oxigênio para o gás:
Grupo de trabalho ainda realiza os levantamentos para acelerar liberação da obra. O Ministério de Minas e Energia informou quinta-feira que o grupo de trabalho criado há três meses para avaliar a viabilidade econômica do Gasoduto Urucu - Porto Velho, na Região Norte do País, continua realizando os levantamentos com o objetivo de buscar acelerar o processo de liberação da obra. A declaração foi divulgada durante audiência pública realizada na presença do governador Ivo Cassol, representantes de movimentos estudantis, parlamentares e sociedade civil.Gasoduto Já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol