Segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 - 10h16
Frase do dia:
"Não é operária, não passou fome não nasceu no Nordeste. Nunca vai ser igual. Tentar fazer Dilma parecer com Lula é ilusão'' – Fernando Pimentel do PT, ex-prefeito de Belo Horizonte e amigo da ministra Dilma Roussef. Se fosse inimigo então, como seria?
01-Só pra contrariar
11 dias pós terremoto, um jovem que manteve a esperança de encontrar o seu irmão que estava num supermercado na hora da tragédia, viu o seu esforço recompensado. Exantus Wismond estava vivo sob uma laje de concreto e não sabia que iria desmentir uma autoridade brasileira. Ambos desconheciam a frase “Falar em sobreviventes no Haiti é eufemismo” bem como seu autor Nelson Jobim, o grosso. O desconhecimento levou-os a fazer o que é natural aos seres humanos: acreditar e manter a esperança.
02-Resgatando a história e investindo em gente
A “Maria Fumaça” da Madeira-Mamoré voltará ao trecho Porto Velho e Santo Antônio e por culpa “dasuzina”.O termo de cooperação assinado entre Cootrafer e Santo Antônio Energia no valor de R$ 295.970,72 vai suprir materiais de limpeza, escritório e reativar a Cootrafer. À Prefeitura caberá o remanejamento da população do entorno, supervisão dos trabalhos e a operação do Complexo. Santo Antônio Energia recuperará o material rodante, galpões, trilhos etc. Resgate da história e da dignidade de ex-ferroviários, que com vivendo de parcos proventos, alimentavam um sonho que se tornará realidade.
03-Direto do púlpito
“Notemos duas mudanças anticonstitucionais no texto do tal decreto (PNDH3): desestabilização do legítimo direito de propriedade, ao fomentar invasões de propriedades por movimentos e organizações populares (leia-se MST, congêneres). Segunda: praticamente legitima a invasão e a tomada de propriedades, pelo exercício de mediação entre invasores e vítimas de invasão, antecedendo uma eventual decretação de reintegração de posse, por parte do juiz. Pela Constituição invasão é crime. Pelo novo decreto, invasores adquirem status legal dos antigos proprietários,” diz a CNBB. E por aí corre um panfleto classificando Lula como o Novo Herodes. Vixi!
04-Fábrica de diplomas universitários
A revista Época trouxe uma reportagem prá lá de interessante. Com o título “Virei sem-terra e entrei na faculdade”, a repórter mostra caminhos e descaminhos da educação no Brasil e a picaretagem oficial e a oficiosa que não escolhe ideologia. Um “topa tudo por dinheiro” se utiliza dos desvãos sociais por onde transitam políticos, religiosos e/ou simples ganhadores de dinheiro travestidos de educadores. Vale a leitura e o repúdio.
05-Fragmentos de um Haiti arrasado
Em meio à ajuda desordenada, da saia-justa entre Brasil e EUA e da total ausência de um planejamento emergencial – chegaram os Marines – as notas dos “comandantes” Chavez e Fidel repudiando a invasão do “yankee”. Fui aos anos 60: “Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos EUA,” dizia-se. O tempo e o Nafta corrigiram-na para o México. O tempo adaptou-a ao Haiti e ampliou-a com o ingresso de Venezuela e Cuba.
06-Falando em dinossauro
Um dos ícones da “izquerda brasileira”, o “sargentão”Hugo Chavez, fez mais uma sob o silêncio obsequioso do Brasil. Censurou e fechou a RCTV oposicionista e trocou por um canal que promove seu “bolivariano governo”. A RCTV é o mais popular e antigo canal do país – 53 anos no ar. Com a decisão do “brucutu” centenas de profissionais estão na rua da amargura. Ficou o prejuízo por quebra de contratos, o desrespeito com a liberdade de imprensa e o vídeo de despedida da RCTV, disponível no You Tube.
07-Falando em imprensa...
Um assalto frustrado pela pronta ação da PM deu panos pra mangas em Porto Velho. Dois jornalistas do Rondoniagora teriam sofrido ameaça de prisão e uma, consumada contra Juliana Martins. Juliana, no exercício legal da atividade profissional, questionara o tratamento privilegiado dispensado a emissoras de TV que faziam imagens enquanto outros repórteres eram mantidos afastados. Juliana foi presa por desacato. Privilegiar informação é um perigo: um caso que merece a apuração pública da PM e do Sinjor.
08-Um pouco mais sobre imprensa
Hoje, o Estado de São Paulo, um dos jornais mais respeitados do Brasil, chega ao 179º dia sob censura determinada pela Justiça, impedido de publicar informações sobre os Sarney. Esta é censura direta. As outras são sutis recados, desvio de PI’s ou atraso no pagamento de faturas. Semana passada um recado aos sites passou batida pelo Sinjor mas, não por Paulo Andreoli, que em artigo mostrou que entre internet – território livre por excelência – e concessões públicas de rádio e TV, há diferenças . É preciso abrir o olho, mormente quando a imprensa encara os entulhos inseridos no tal PNDH-3.
09-Nos calcanhares do Serra
O Vox Populi vai revelar hoje uma pesquisa de quebrar bico de tucanos. Dilma e Serra empatados no Rio de Janeiro, 3º maior colégio eleitoral do Brasil. Ah... mas perde no resto, diria um apressado. Mas não é bem isso o mais importante na pesquisa. Ocorre que a popularidade Lula hoje no Rio é maior que a média nacional ou seja, a pesquisa mostra que há transferência de votos de Lula para Dilma. Se ocorre no Rio, ocorreria no resto do Brasil? A resposta antevê noites de insônia para Serra e tucanos em geral
10-Pesadelo recorrente
Se pintarem cem possibilidades de negócios e uma for ilícita, nossos congressistas vão nela. A última revelada pela Folha é pura picaretagm. Empresas que fizeram doações eleitorais receberam de volta recursos públicos pelas mãos dos mesmos que ajudaram a eleger. Empréstimo avalizado e pago pelo avalista, no caso o Congresso Nacional, com o uso fraudulento e vergonhoso da também vergonhosa verba parlamentar. Às vezes sonho que é melhor refundar o Brasil e começar do zero. É mais barato, eficiente e com menos riscos quando a construção se inicia do alicerce. Mas é apenas sonho.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos
O pre$ente de natal para Dom Braguito
Braguinha é um bom companheiro, ninguém pode negar. O expertíssimo senador Eduardo Braga do importante comensal de verbas MDB, está no topo da cadei