Sábado, 25 de setembro de 2010 - 19h58
Frase do dia
"A oposição errou. Permitimos a mistificação de Lula. Mas Lula não é nenhum revolucionário. Ele saiu da classe trabalhadora e se comporta como se fosse parte da velha elite conservadora."– FHC sobre Lula, jogando a toalha.
01-Overdose democrática
Com o Via Sat de sábado a TV Candelária encerrou a série de entrevistas com os candidatos a governador e senadores de Rondônia. No total, a Record destinará mais de 135 horas de sua programação local a entrevistas e debates numa ação que além de corajosa é democrática - a distribuição de tempos foi equânime, independente de nomes e partidos. Quem se deu bem no pacote de bondades do Éverton Leoni foi o patinho feio das eleições – o PSol – com duas vagas para senador e que mandou bem dando o seu recado ao eleitor. O “arteiro” Leoni está rindo de orelha a orelha.
02-Leoni em HD
Não bastassem os altos índices de audiência das Candelárias que cobrem hoje 80% do estado, o arrojado empresário encarou e venceu o desafio de implantar a geração em HD, levando a concorrência a comer poeira. Para quem chegou aqui com sonhos que não cabiam dentro da pasta de vendedor de publicidade, olhar para trás e olhar o presente deve ser algo único. Durante o debate da Candelária Éverton ficou na sua sala, sozinho, curtindo o momento em “High Definition” e traçando planos gaudérios.
03-Justiça... A essa justiça...
O que se pode esperar de um comandante que não seja exercer seu comando? Mas, vez por outra o comandante abdica, renuncia, rejeita ou treme na hora de decidir. Em singular artigo o Desembargador Walter Waltenberg Silva Junior exortou o presidente do STF, Ministro Cezar Peluso, a exercitar o poder que o cargo lhe faculta. A ironia é que ao julgar implicações da renúncia do Roriz, o juiz contaminou-se e, por osmose, declinou do dever. Hora de Luther King que jamais abdicou de sua luta: "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Coragem Presidente!
04-Lições do caso
Que a nossa Constituição Federal carece de revisão depois de ter-se transformado em colcha de retalho é visível. Que a indicação de juízes da Corte Suprema não pode ficar a mercê do Presidente também. Que o processo judiciário precisa de oxigênio e que não pode continuar julgando esse volume absurdo de processos, sabemos. Mas, quem vai por o guizo no pescoço do gato. No voto do Ministro Marco Aurélio, percebi que algo terrível pode estar ocorrendo e, não por acaso, os números de políticos que sofrem penas em processos no STF, mostram que a Corte está politizada. Uma pena.
05-Insegurança jurídica
Fala-se muito no “custo Brasil”, gerado pelo excesso e peso da burocracia, corrupção, tamanho e ingerência do estado e “en passant” da insegurança jurídica. Há pouco tempo depois de ter, como presidente de uma associação, assinado um TAC junto ao MPT, fui surpreendido com uma multa, impagável até para empresas de porte. Sem outro caminho propusemos acordo e aguardamos o processo. A multa que passava de R$ 2 milhões foi reduzida unilateralmente para R$ 120 mil. Fim do pesadelo mas, a insegurança jurídica nos levou inclusive a pensar em não mais fazer a Expovel.
06-Fim de papo
Faltando poucos dias para as eleições, o tucano mais vistoso do PSDB anunciou que Dilma deve vencer a disputa. Depois de uma maratona rasteira, onde a política cedeu espaço à politicalha, não seria de se esperar uma ordem de ensarilhar armas, até por conta do esfacelamento do comando das oposições. FHC anuncia a derrota e afunda atirando. O alvo não seria outro. Lula ocupa boa parte das citações de FHC no artigo do Financial Times e com muito boa vontade pode-se pinçar aqui e ali um elogio. “Fim da história e o último homem” ou teremos um revival em 2014? Sem Serra of course.
07-A última do Tiririca
Depois de aparecer como a grande estrela eleitoral em São Paulo, Tiririca enfrenta o patrulhamento. Primeiro ele foi acusado de falsa informação sobre dados e agora de ser analfabeto de pai, mãe e parteira. Um comentário fez-me rir da situação: “O povo tem que deixar de ser burro e ignorante e confundir as coisas. Medico é no hospital, artista é na Tv. Politica é coisa séria!!” Ora, num país em que o presidente se orgulha de ser iletrado, a preocupação com o palhaço Tiririca analfabeto parece mais piada.
08-Expedito e seus milagres
Se o STF medrou, se os adversários o temem, ainda que comendo o pão que o diabo amassou, Expedito Jr. mais uma vez, dá uma clara demonstração de que é candidato de fato e vai à luta. Neste sábado, contrariando a Central de Boatos, fez uma carreata em Porto Velho do tamanho de sua coragem. Numa campanha tipo “um contra todos”, encara falta de grana, boatos, traições, grosseiras, pressões, “pesquisas de araque” e segue como se tudo fosse a coisa mais natural do mundo. Vamos combinar: alguém que encara tudo isso e continua nas graças do povo tem garrafa pra vender. Se tem...
09-Mariana do dedo verde
“Sem plásticas ou cabeleireiros, Marina cresceu de estatura ao longo da campanha. Seu discurso a princípio ambientalista ampliou-se e ganhou consistência no campo dos valores e da ética. Mesmo que a enorme maioria dos brasileiros não vote nela, sabe-se o que sua candidatura representa: uma terceira via, de olho no desenvolvimento sustentável do século XXI, que não comporta esmolas para uma massa tutelada e semianalfabeta. Quando deixou o governo Lula, após quedas de braço com Dilma, Marina afirmou: “Perco o pescoço, mas não perco o juízo”. E não perdeu mesmo.” Trecho do artigo de Ruth de Aquino da revista Época. Vale a leitura.
10-O partido do capitalismo brasileiro
“Dilma e Serra não brigam apenas pela Presidência da República. As duas legendas ambicionam ser o interlocutor privilegiado de agentes econômicos de grande porte... No fundo, desejam mesmo ser o partido do capitalismo brasileiro. ...ficou muito difícil para o PSDB a disputa pela primazia da intermediação entre o Estado e grandes capitais. E, ainda por cima, a se confirmar a tendência de Dilma ganhar no primeiro turno e os rumores de que Aécio deixará o PSDB para fundar seu próprio partido, o quadro ficará ainda pior para os tucanos. Porque, aí, estará aberta uma janela histórica para o PT se tornar o partido do capitalismo brasileiro no século 21.” Trechos do artigo do jornalista Carlos Tautz, cuja leitura em tempos de Erenice, recomendo.
Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol