Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 27/04/10


 

Frase do Dia

"Pelo menos sai ganhando mais uma valiosa lição da vida política: a de não desconhecer a própria dimensão pessoal, nem na altura, nem da fundura.” – Cristina Lemos sobre Ciro Gomes

01-Novas usinas, velhas compensações

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública sobre um velho e resolvido tema: compensações de usinas do Madeira e recursos hídricos na Amazônia. O debate foi proposto pelos deputados Valverde e Vanessa Grazziotin. Vá lá... Mas, na lista de participantes uma surpresa: Bernardo Cabral. Não sabia que Bernardo Cabral, um pé de valsa tivesse alguma ligação com energia, salvo a que o fez rodopiar pelo salão ao som do Besame Mucho, com a tristemente famosa ex-ministra da economia e confisco. Bolero vá lá...Mas energia?

02-Enfim o bom senso

Quanta diferença...Confrontei os dois releases – Prefeitura e Governo – e constatei que poderiam formar uma nota conjunta. Por mais de sete longos anos a picuinha foi a tônica nas relações entre os dois poderes. Picuinha que só atrasou o desenvolvimento da cidade de Porto Velho e fez sofrer o seu povo. Na sua primeira entrevista como governador, João Cahula acenou com a possibilidade de parceria com Roberto Sobrinho. Menos de 30 dias depois os dois se encontram e conversam de forma civilizada, apesar de diferenças partidárias. Parabéns aos dois e que a parceria se firme. Falta pouco tempo para Cahula mas, em 8 meses, com boa vontade, muito ainda pode ser feito.

03-Twittando

Nada pior que a pressa quando se tem que reparar um erro e, o responsável pela comunicação via internet de Dilma Roussef acaba de cometer dois erros para consertar um. Via twitter, Marcelo Branco informou: "O Golias piscou: presença da @dilmabr na internet está incomodando muito a oposição e seus porta-vozes. Isso nos anima muito!!". O texto traz uma mensagem subliminar, captada pelos oposicionistas e petistas. Ora, a descoberta da foto da Norma Bengel fazendo-se passar por Dilma foi um erro de marketing da Dilma e revelado pelo jornalista Boechat. O segundo erro é considerar Serra “O Golias”, depois do alarde da pesquisa onde ambos estão empatados.    

04-O rei da cizânia

Como poucos, Serra espalhar cizânia. Ontem foi ao programa do Datena, nas pegadas da Dilma e soprou maldades: “Responder a Aloisio Mercadante é atraso de vida. Não dou muita importância a ele. A Martha Suplicy, dou.” Sobre Lula: “Não vou atacar Lula. Não ataquei nem quando ele não tinha toda essa popularidade. A disputa nesta eleição é com Dilma, não Lula.” Sobre Ciro: “Sapo de fora não chia. Claro que prefiro que Ciro fale bem de mim. Mas não opino sobre isso.” Sobre economia: "Apoio o governo decidir. Ele tem os números nas mãos. Confio no Mantega." E para fechar disse que vai criar o Ministério da Segurança. Fez o dever de casa e tirou Dilma de letra.

05-Sexta-feira santa para Ciro Gomes

“Goste-se ou não da maneira como o... Ciro Gomes faz política, uma coisa é certa: sua desistência forçada à disputa da Presidência da República é um golpe na democracia. A interferência frontal do presidente Lula para inviabilizar uma candidatura em benefício da que escolheu para suceder-lhe é uma agressão do ponto de vista democrático à livre escolha do eleitor”. A análise é do comentarista Merval Pereira. O foco é relevante mas, o articulista imagina um mundo democrático que inexiste. Ciro é autor do script e personagem principal da sua peça. Satanizado por seus próprios erros, Ciro tenta passar a imagem de cristianizado. Nada mais falso. Mas, ainda hoje será crucificado, morto e sepultado. Se ressuscitará após o terceiro dia, só o tempo dirá. Mas antes disso, desce ao inferno.   

06-Anestesia na cobra

Ninguém sabe como procederá Ciro Gomes a partir da sua execução. Escaldados, governo e PSB avaliam que o melhor é fingirem-se de gatos mortos e deixá-lo quieto. Para isso, uma providência será tomada. Ninguém vai tocar nos cargos de indicação do insurrecto – sim, o republicano Ciro os tem também, of course – para não espicaçá-lo, salvo se o Ciro começar a atirar contra Dilma, o PT e aliados. Mas, mesmo isso está previsto. Se acontecer, de novo o PSB se apresentará para fazer o trabalho de infantaria e substituirá os apadrinhados por outros mais maleáveis ou palatáveis.

07-Fumando o “cachimbo”

Depois de amuos, reticências, negativas, pé na parede e muita paúra, Fernando Gabeira passou o cachimbo à frente e enfim aceita ser candidato ao governo aliado ao DEM de César Maia. Tranqüilo e, sem a paranóia da rejeição, diz: “A gente encerrou a fase de consultas a diretórios e eleitores pelo Estado do Rio. O que ficou claro é que a única alternativa com mais unanimidade é esta.” Melhor para José Serra que terá um palanque acomodado apesar dos dois candidatos ao senado, um pelo DEM, outro pelo PPS e correndo por fora, mais um pelo PV. Nada porém que não se ajeite com mais uma rodada de cachimbo da paz carioca, com muita fumaça e bem verde. Coisas do Rio

08-Falando em verde...

Ciro vai receber a ex-ministra Marina Silva para um bate-papo em que a presidenciável vai levar a sua solidariedade e pedir apoio. Marina vê similitudes entre sua história e a do Ciro com relação ao PT e a Lula e julga que elas possibilitem uma união, ainda que informal. "Ciro ficou numa situação muito delicada. Apoiar Marina seria uma boa saída para ele", diz Luciano Zica, do PV. Marina em nota chamou a decisão do PSB de "retrocesso" e "intolerância democrática". "A Marina gosta muito do Ciro. O eleitorado é dele, não do PSB", diz Zica. O problema é não melindrar Ciro: "A turma da Dilma está urubuzando Ciro. Não vamos fazer isso. Vamos tratá-lo com respeito e seriedade." Vixi!

09-Mordeu a isca...

Dilma Rousseff, disse hoje que “não vê muita importância” na criação de um ministério para tratar da segurança pública. As críticas foram direcionadas à proposta do Serra, que sugeriu a criação de uma pasta para tratar do tema. Para ela, o Ministério da Justiça tem "desempenhado bem essa função de segurança pública" e ressaltou o crescimento dos recursos. “O Ministério da Justiça tem um caráter muito forte de segurança pública. Dentro daquela idéia de não ficar criando ministério para tudo, então eu não vejo muita importância nisso. O foco na segurança pública eu considero importante e nós temos o que apresentar. A segurança pública foi uma questão estrutural”, Mordeu a isca. Dilma começa a se contrapor a Serra e a defender Lula, enquanto Serra se afasta de FHC.

10-Breu cerônico    

Alvíssaras. Fim de semana sem apagão da Ceron. Mas aí chegou a segunda feira e por volta das 16.40 hs “a luz foi embora” e só voltou 45 minutos depois. Perdi o final do filme Maverick e, claro, atrasei a coluna. Hoje pela manhã tentava recuperar o tempo quando...bingo! 10.30 min “a luz foi embora” voltando após 2 minutos. Procurei nos sites alguma “nota esclarecedora” de uma das duas Eletrobrás mas, o compromisso com o consumidor “faiô”. Por ironia, ontem Lula meteu a boca no trombone e disse que há uma indústria do apagão, como se fosse obra da oposição essa falta de energia. Claro que Lula não falava da ex-Ceron e sim, de Belo Monte. De quebra ainda alardeia que se ninguém fizer Belo Monte, o governo faz. Mas, como assim? Lula sai em dezembro. Até lá talvez consiga apenas a tal licença ambiental. Cá pra nós, será que essa doença do Lula tem cura? 

 Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)