Terça-feira, 27 de maio de 2008 - 22h57
FRASE DO DIA "Quem tem de decidir isso é o plenário da CPI. Eu não faço parte. Isso é coisa do departamento de coveiro" Senador Romero Jucá sobre a possibilidade de se ampliar o prazo para a CPI da Tapioca.
Pauta política de 01 a 10
01-Complicar ou explicar?
Uma equipe de médicos, técnicos, policiais, etc, se debruçou com tudo de mais moderno em parafernália de investigação e perícia criminal e fez o seu laudo. Ontem, contratado pelos advogados de defesa do casal suspeito da morte da garotinha Isabela, o médico legista segundo a imprensa e psiquiatra como se comenta em Alagoas Sanguineti fez uma exposição pública para desqualificar o trabalho dos peritos, tendo como base o próprio laudo oficial. Sanguineti é o mesmo que atuou na desconstrução do laudo no caso PC Farias. Objetivamente não foi lançada nenhuma luz e sim sombras talvez fosse esse o interesse da defesa que poderão no festival de non-sense, apontar para a tese esdrúxula de suicídio da criança. É só o que falta aparecer no caso.
02-Loas a Jefferson Peres:
A sessão do Senado de ontem foi uma overdose de discursos à figura do senador Jefferson Peres. Em todos, a louvação da sua sobriedade, seriedade, honradez e probidade. Alguns mais, outros nem tanto se esmeravam no carpir e no desejar que seu exemplo prosperasse. A morte concede a quem se vai uma auréola de beatificação. Assim foi até com ACM, que em vida carregava a alcunha de Toninho Malvadeza. Mas o estranho no caso do senador Jefferson Peres é que a maioria dos que se pronunciaram em seu favor, trilham o caminho inverso que ele percorria. A morte com suas diversas faces mostrou ontem sua face irônica.
03-Sobrinho papatudo:
Cheio de obras em andamento, sem oposição, com bom trânsito no Planalto, pilotando uma prefeitura que vai sediar as duas maiores obras de engenharia do pais e uma das 20 do mundo, Roberto Sobrinho caminha firme para até papar sua própria cadeira em primeiro turno. Pesquisas para consumo interno mostram que está à frente da soma dos dois maiores nomes que se apresentam para derrubá-lo do galho, ou seja, nem a profusão de nomes para forçar um segundo turno está dando certo. Se não bastasse a aliança com o PMDB para mais tempo na TV, Sobrinho ainda conta com o tio Lula. Amarrou o burrico na sombra.
04-A tchurma não esquece:
Nada de massacre do Carandiru, PCC, Comando Vermelho, Bangu I, Caveirão nas favelas, nada. O Globo foi seletiva. Prisões no interior de São Paulo e no reto do Brasil. E só para variar, Rondônia foi destaque com o seu Urso Branco. Nada contra. O que está errado é para ser mostrado mesmo e nós não temos porque reclamar. Mas incomoda e muito que a coisa seja feita de forma seletiva. Os grandes problemas do Rio de Janeiro e São Paulo foram como que escamoteados. E ainda aparece um pobre coitado para falar de Urso Branco. Tudo a ver e vale a pena ver de novo. É dureza não termos força política.
05-Fechando a conta:
No apagar das poucas luzes que ainda restavam na obscura CPI da Tapioca, uma troca de farpas que não vai dar em nada que seja diferente da pizza que já aconteceu e a custo muito alto: Sabemos que foi feito um dossiê, onde foi feito e quem coletou os dados. A ministra Dilma não falou a verdade, ao negar a existência do dossiê. Mas ainda não sabemos quem mandou fazer o dossiê e por que foi feito, disse a Senadora Marisa Serrano presidente da CPI do Cartão. Questionada D.Dilma retrucou: "Pergunte para ela. Eu não respondo isso. Eu não menti". Por favor, a saideira, fecha a conta e passa o cartão. O corporativo é claro. Né?
06-A arte de engolir sapos:
Marina Silva está na posse do seu sucessor Minc e ouviu de Lula: Eu não tenho depressão. Mas às vezes eu fico meio deprimido. Eu não preciso de terapia. Meu analista é o dia seguinte. É a verdade que demora um pouco, mas que aparece. Quando convidei Marina para ser ministra do Meio Ambiente foi porque conhecia a trajetória política dela. Olhar para sua cara é olhar para a cara do Meio Ambiente deste país. Houve até quem escrevesse que a relação Marina e Lula estava desgastada. O carinho e o respeito, Marina, a nossa relação de amizade, faz com que os momentos em que tivemos as maiores divergências, eu dissesse: nossa amizade é inabalável. A surdez pode às vezes ser uma dádiva.
07-Tudo igual, mas bem diferente:
Uma CPI no Rio Grande do Sul, quer apurar um desvio de R$ 44 milhões no Detran. No rolo há a suspeita de que parte do dinheiro tenha financiado a campanha da governadora Yeda Crusius, ou seja é bem diferente de tudo o que ocorre em Brasília, mas ao mesmo tempo é igual. Um lobista de nome Ferst é o acusado. Para a polícia ele é o mentor e operador do esquema. Escolado com as diferentes CPIs de Brasília, Ferst, faz tudo igual. Nega e mente, No fim, cabe à PF e ao MP descobrir a verdade. Até agora no rolo já estão identificadas 44 pessoas, mas devem aparecer muito mais. Quem não vai aparecer de vera é a grana. Já foi.
08-Nova CPMF:
A coisa está com jeito de birra, mas a vida do governo no Senado não está fácil. A margem de votos é apertada, e a oposição avisa que a história pode se repetir se o governo insistir com a idéia de retomar a discussão da nova CPMF. José Agripino, que foi tratorado por D.Dilma está louco para ir à forra e alardeia que a oposição usará todos os instrumentos políticos e jurídicos disponíveis para evitar a recriação do imposto. Dinheiro para investir na Saúde existe. O que não tem havido é o interesse do Executivo de usar esses recursos para o setor. É isso que vamos alegar na campanha pela rejeição de qualquer proposta que recrie a CPMF. E é só o começo. No STF os capas pretas também torcem o nariz para o fato.
09-O desafio de Minc:
O maior desafio de Minc , o novo ministro do Meio Ambiente será a regularização fundiária nos nove estados que formam a Amazônia Legal. A opinião é consenso entre os dirigentes das maiores ONGs ambientalistas e os militantes verdes independentes, além dos atuais assessores do próprio governo. O novo ministro precisará de muito fôlego para poder negociar a regularização fundiária dentro do próprio governo e com os institutos de terra dos estados da região, disse Paulo Barreto, pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Segundo dados do Imazon, existem 42 milhões de hectares de terras públicas ocupadas por posseiros sem documentação e que precisam ser regularizadas.Mas se considerarmos o desmatamento, isso passa a ser café pequeno.
10-Oxigênio para o gás:
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou ontem que a nova refinaria da Petrobras, a Premium, será instalada no Maranhão - base política dele -, custará US$ 20 bilhões e processará até 600 mil barris por dia. No Fórum de Setores Energéticos, em São Luís, o ministro garantiu que a escolha do local pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi política, mas disse que a indicação do Maranhão deve-se à força de seu grupo político, capitaneado pelo senador José Sarney e por sua filha, Roseana Sarney. Enquanto isso morremos à míngua, implorando a construção de um gasoduto licenciado, viável, de custo bem menor que a refinaria e nada. A gente bem que poderia chamar o Sarney para ser senador por Rondônia. Já pensou? Lobão no Maranhão, Roseana no Amapá e Sarney em Rondônia. Gasoduto Já.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol