Terça-feira, 27 de novembro de 2007 - 23h13
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
"É preciso iniciar uma revolução, desconstruir para construir algo novo". Adriana Vandoni, economista da FGV, chutando o imobilismo frente a corrupção
Pauta Política de
01-Pé no freio:
Para enxergar sua vaga no TCE, Chico Paraíba vai precisar de binóculos. Complicada desde o início, sua posse foi ontem mais uma vez adiada. Reunido, o Tribunal de Justiça manteve a liminar. Chico Paraíba relativiza e explica que o mérito não foi julgado. Não é bem assim. Não foi julgado, mas foi citado como argumento para manutenção da liminar. E cabe a pergunta:Já que o Conselheiro do TCE vai fiscalizar quem o indica, que tal o concurso público para o cargo ou promoção de alguém do cargo, ou rodízio interno entre os funcionários. Porque não?
02-De olho no terceiro mandato:
Um, dois, três, Lula outra vez. 2 mil pessoas receberam Lula ontem na 3ª Conferência Nacional das Cidades com as mãos levantadas com três dedos pedindo o terceiro mandato. Lula não resistiu e falou: Eu tenho em mente que a passagem pelo governo de um homem ou uma mulher tem data de entrada e de saída, mas os compromissos de luta são para toda a vida.E quando terminar a Presidência da República, aconteça o que acontecer, vamos estar juntos em outras batalhas para melhorar a vida do povo. Isso não esta cheirando bem!
03-Tudo como dantes no quartel d`Àbrantes :
O nome é Marcos de Castro Lima, subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência da República e a denúncia é grave. Geraldo Mesquita, senador pelo PMDB do Acre, conta que, na quarta-feira passada, foi procurado por Marcos Lima. "Ele queria conversar sobre liberação de emendas, esse processo corrupto que o governo adota. Ele é o novo Waldomiro Diniz. O governo não tem interlocução permanente e numa hora dessas quer comprar o voto. O meu não está à venda, não está no balcão. Meu voto não é moeda de troca". E agora José?
04-Faltando gás:
Falta fôlego ao governo para negociar a prorrogação da CPMF. Durante a reunião da política no Planalto, o ministro Guido Mantega, recebeu o recado da líder do governo no Congresso, Roseana Sarney para que não entregasse dia
05-Os meninos do Brasil:
A maioridade penal volta a ser debatida esta semana na Câmara dos Deputados. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado pode votar amanhã o projeto de decreto legislativo para um plebiscito sobre o assunto. De acordo com a proposta do deputado Manato, os eleitores poderão opinar pela manutenção da idade atual ou reduzi-la para 14, 15 ou 16 anos. Um substitutivo sugere que o plebiscito seja feito junto com a primeira eleição nacional após a aprovação do projeto.Que seja então. Como está é que não dá pra ficar.
06-Nós e as migalhas:
Apenas sete dos 27 estados somam 75,2% de tudo o que o país produz. A concentração de renda é liderada por São Paulo, com 33,9%, seguida do Rio, com 11,5%. Só isso seria mais que suficiente para nos grudarmos como cracas em qualquer dinheiro que a União resolva despejar por aqui. Queremos usinas, gasoduto, PACs, ZPEs e o que mais sobrar de migalhas. Somos pequenos e precisamos crescer. Mas nem sempre é assim. Deixamos recursos serem devolvidos por falta de projetos públicos de estado e municípios e até da iniciativa privada.
07-Marimbondo sem ferrão:
Nos corredores do Senado já é dada como certa a eleição de Garibaldi Alves como novo presidente da Casa, assim que Renan Calheiros renunciar ao cargo. A previsão é de que Renan tome a decisão horas antes de o segundo processo que enfrenta chegar ao plenário, previsto para dia 4. Apesar de o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp, pedir à bancada que evite o assunto "sucessão" antes da decisão de Renan, dada como certa, Garibaldi está em plena campanha.É mais uma perdida por Sarney que não emplacou o Edson Lobão.
08-Tragédia anunciada:
Enquanto a Bahia enterrava os mortos da Fonte Nova, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia fez alerta sobre os riscos nos estádios pernambucanos. Mas o caso não é isolado. Muitos outros estádios pelo Brasil afora estão na mesmas condições. Por aqui fizemos uma meia-sola no Estádio Aloisio Ferreira, o Claúdio Coutinho precisa de reparos, o Fidoca idem. A bem da verdade não são apenas nossas praças esportivas que vão mal. Nossos atletas vivem à caça de patrocínios e nosso jovens enfiando a cara na droga.Tá feio.
09-O caos do trânsito:
A frota nas ruas de Brsília cresce em velocidade bem maior que a da população. Estudos mostram que em 2020 o DF terá 3 milhões de habitantes e 2,8 milhões de veículos - três vezes mais que hoje. Prenúncio de engarrafamentos monumentais, alerta Joaquim Aragão, do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da UnB. "Não falta muito para Brasília parar", diz.
10-Oxigênio para o gás:
Começa hoje a 9ª Rodada de Licitações para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, ainda sob impacto da confirmação da nova fronteira na área conhecida como pré-sal. A expectativa é arrecadar mais de US$ 1 bilhão e bater o recorde dos leilões para exploração. A exclusão pelo governo de 41 blocos contíguos ao campo de Tupi, na bacia de Santos, não tirou o interesse das petroleiras privadas, que devem participar em peso, embaladas pelo petróleo próximo a US$ 100 o barril. Nos últimos dez anos as reservas do Brasil dobraram.Mas ao que parece, Urucu, mingou. Gasoduto Já!
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol