Sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 17h37
Frase do Dia:
"Segurança cibernética não é um objetivo, é um caminho. Nunca vai estar pronta. A cada dia surgem novos equipamentos. São 350 vírus criados por semana. É uma loucura." – Raphael Mandarino Jr Diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República.
01-De terça em terça
“Dessa vez ainda não mas, na próxima terça...” é o que diz a “tchurma” do “Fora Cassol”. Só para lembrar, quando um juiz pede vistas ao processo, o tempo para devolver o “papelin” não está previsto em qualquer manual. A idéia do pedido de vistas é de que o ministro ou juiz vá estudar o caso mais amiúde. Em tese pode ser para tirar uma dúvida pequena ou para formular um voto substantivo. Como o processo de cassação do Cassol já está rolando há três anos, duvi-dê-o-dó que o juiz devolva a tempo de entrar na pauta da próxima terça. Que tal na outra terça?
02-Nada de novo na segurança I
Mais previsível que Dydyo-Cola em reunião de candidato, saiu a pesquisa sobre o envolvimento de adolescentes de Porto Velho na criminalidade, só perdendo para Maceió. A pesquisa foi contestada pelos órgãos de segurança, of course, e foi aí que eu não entendi mais nada. Como contestar o que todo mundo sabia, mesmo sem a pesquisa? Se a polícia não sabe ou não se conforma, basta fazer outra, desde que não utilize seus próprios dados pois quase ninguém faz queixa quando o crime é de autoria de menores. A percepção de insegurança é mais eloqüente.
03-Nada de novo na segurança II
A matéria publicada no Correio Brasiliense e reproduzida pelo Gente de Opinião me levou a buscar mais informações em Jaci Paraná e...bingo! É verdade mesmo. A prostituição infantil avança, apesar das ações de uma das construtoras da usina que, desde o início do ano promove palestras e encontros para combater o crime. Um dos problemas é que a população do distrito deu um salto de 13 mil para mais de 30 mil de uma hora para outra e a estrutura policial não acompanhou o salto. E é melhor tomar providências, antes que outra pesquisa revele o que já sabemos.
04-Por falar em Jaci...
Acompanhei o grupo de Porto Velho que foi a Paulo Afonso conhecer o complexo de usinas hidrelétricas da Chesf, uma das empresas que faz parte do consórcio que constrói Jirau. Rever a cidade 50 anos depois, só reforçou minha a crença no desenvolvimento que as usinas irão promover em Rondônia e Porto Velho. E olha que Paulo Afonso tem outra concepção, semelhante à Usina de Samuel, mais antiga e com impensáveis intervenções ambientais, como o Lago de Sobradinho.
05-Chocante
Paulo Queiroz chocou com sua “Política em Três Tempos”. Uma coisa é saber e a outra é ver escrito mas, o PT age como partido ao traçar sua estratégia de poder. Creio que Roberto Sobrinho esteja absorvendo o golpe de não disputar o governo de Rondônia – nada falou sobre – está cheio de planos para a Capital e sua queixa é com relação à rapidez que gostaria de imprimir às obras, travadas por motivos que vão da pesada burocracia ao volume de chuva. “Cada vez que abre o tempo, as máquinas estão nas ruas” mas, para a máquina pública, não tem jeito. Um exemplo é o lixão, que pode ter uma solução, depois de tanto tempo travado.
06-Um pouco mais do mesmo
Roberto avançou no papo informal: “Estamos reformando uma casa cheia de problemas antigos e com a família dentro. O transtorno é enorme. Qual a solução a adotar quando tenho que asfaltar uma rua que receberá tubos de saneamento?” Razões de sobra. E juntem-se questões de saúde, segurança, educação, trânsito de uma região esquecida até pouco tempo, com demandas que extrapolaram qualquer previsão e dá para se ter uma pálida idéia do que se passa na cabeça do prefeito, com cabelos cada dia mais brancos. “Não tenho queixas. Queria ser prefeito, fui eleito, sou dedicado ao trabalho e... o tempo vai mostrar nossa obra”.
07-A maconha é o bixu...
Quando autoridades como o Ministro Minc e até o ex-presidente FHC falam sobre a descriminalização da maconha, vale a pena saber qual a opinião do psiquiatra Ronaldo Laranjeira, alguém que há anos, trata adolescentes usuários da droga: “Não acredito que exista droga leve. Como a maconha é a principal droga consumida pelos adolescentes, e pela repercussão que ela tem no cérebro em formação, eu reluto a aceitar que ela seja leve.” O lobby pró maconha é fortíssimo mas, para quem entende do assunto, o “legalize it” não tem chances de vencer.
08-Para nhém-nhém...MP
O MP se reuniu outra vez com os atores do trânsito e como todos estão cheios de razão, enfiou uma ação contra o Estado e Município, com multa pesada por não cumprimento. No rolo, a grana da compensação de Jirau. Como a empresa disse que a grana está disponível, é só correr atrás do prejuízo, pois o prazo é curto. Para o convênio com a PM, 30 dias. Para o resto, 150 dias. Como o MP de vez em sempre substitui – e bem – outros poderes, corremos o risco de, no futuro, termos prefeitos e governadores oriundos do MP. E a idéia não é de todo ruim...
09-Defesa de quem é do ramo
O ministro Jorge Hage chutou o pau da barraca na reunião do CDES: “O capítulo de controle precisa ser profundamente alterado, tem coisas inaceitáveis. Propõe praticamente a eliminação do controle preventivo, quando, a nosso ver, a ideia é exatamente o contrário”. E não ficou nisso: “É inadmissível negligenciar o controle de legalidade e conformidade para controlar só resultados. Basta saber se a obra foi feita se o resultado está lá? E irregularidades na licitação? Se foi direcionada se houve sobrepreço, conluio entre empresas? É absolutamente inaceitável pensar em controle pelos resultados.” Taí, gostei. O TCU terá um baita advogado.
10-Uma vez corrupto...
Pronto. Outro governador teve a casa vasculhada pela PF. Arruda, governador do Distrito Federal teve os seus segredos para governar tranqüilo com a base aliada, desvendados pelo um dos seus secretários. E o buraco é grande. O governador José Roberto Arruda, tido como “a menina dos olhos” do DEM, acaba de ser pego com a mão na cumbuca num rosário de crimes que envolvem o pagamento de um “mensalinho” e fraudes em licitação. Claro que o DEM já se manifestou a respeito, estranhando a operação “Caixa de Pandora”. Só para avivar a memória, em maio de 2001, Arruda renunciou ao mandato de senador para não ser cassado, no rolo de violação do painel do Senado. Voltou à vida pública e... Povim sem jeito esse.
Comentários e sugestões para: leoladeia@hotmail.com
Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol