Segunda-feira, 28 de junho de 2010 - 18h30
Frase do dia:
“Os escorpiões estão no cio.” – Repeteco do pensamento do “urutau” Chico Lemos.
01-Samba do crioulo doido...
Danou-se véio. No meio duma Copa do Mundo chocha, uma pesquisa que por ora mede só a intenção de votos, pôs em polvorosa o ninho tucano. E, ainda que o interesse sobre o fato esteja diminuído em função da tsunami que se avizinha com a Lei da Ficha Limpa, o frisson da passarada foi grande. Pressionada por FHC & Cia, a cúpula da campanha tucana tentava mudar a rota quando foi atropelada pelos 40%. Hora do troco. Aí o PSDB desceu do muro e por falta de prática, pelo lado errado. O anúncio da chapa pura com Álvaro Dias soou como palavrão no DEM. Se falasse, um tucano diria: “fedeu carbureto”!
02-Limpando a área...
O artigo do Celso Maia sobre a paralisação das obras da Usina de Santo Antonio talvez não tenha sido lido pela direção da empresa mas, o cidadão foi feliz no alerta e o pessoal de Santo Antonio, cirúrgico na ação. Varredura policial depoimento dos envolvidos, – já pensou o que poderia ocorrer com a Polícia Civil em greve? – identificação e demissão da “tchurma” infiltrada. Agora é hora do choro, ranger de dentes e desinformação. Força Nacional na obra foi o primeiro da série de boatos e com certeza vão aparecer outros. Para os “inocentes”, perseguição. Para o “malvado” é agir para cumprir o contrato. Nessa hora, quem quer fazer vai e faz. Como treino, a equipe se saiu bem. Agora é jogar o jogo.
03-Salada indigesta
Da mesma forma que dei um toque a respeito da improvável coligação PMDB/PDT aqui em Rondônia, vou deixar no ar outra dica. Daquela vez o toque partiu do novo colunista da casa, o “palaciano” Robson de Oliveira. Agora a conversa foi soprada numa mesa de bar, onde o espírito de Jonnie Walker baixou em sessão solene. Na manhã seguinte dois dos presentes refrescavam a serpentina e confirmavam o papo fruto de eflúvios do “João Preto”. Se ocorrer a aliança, confirma-se a máxima de que “em política ninguém pode ficar tão longe que não possa se achegar, nem tão perto que não possa se afastar”. QRX
04-Autorizando o vampiro
Álvaro Uribe pediu ajuda ao G8 para combater suas Farc. No discurso classifica as Farc como terroristas assanhando o xerife do mundo. No tempo do Bush isso seria a mesma coisa que ocorre em filmes de vampiro. Tira as réstias de alho da janela e libera o acesso ao Nosferatu. Aí a bagaceira está pronta. Ainda bem que Obama é vampiro moderninho e em vez de jugular, ataca o banco de sangue. O problema é Obama tomar gosto pela coisa e fazer um arraso na região. Uribe está brincando com álcool perto do fogo. Vixi.
05-Até setembro...
A Petrobrás vai ter que passar o chapéu. O gás para investir está no limite e o problema é político. Uma simples operação de aumento de capital basta mas, o governo insiste em uma operação que envolve barris de petróleo repassados com base numa lei que ainda precisa ser sancionada pelo presidente Lula. A própria empresa deixou claro isso através de um comunicado dizendo que a transferência dos barris e a oferta pública de ações são ações distintas. Ou seja: dá para fazer como antes, sem a tal lei mas, antes, perderá a chance de capitalização a baixo custo, por culpa do governo que prega o hiper-estado.
06-Depois de outubro...
A Petrobrás estará depois das eleições entre a cruz e a caldeira. Com Dilma liderando as pesquisas, cortar investimentos agora, nem pensar. "Estamos num ano eleitoral em que a Petrobras tem um protagonismo muito grande. Os grandes projetos da companhia fazem parte do PAC 2. Agora não tem jeito, é pé no acelerador", resume um observador. E não apenas os investimentos de 2010 perigam. Os bancos já reviram para baixo várias premissas do plano estratégico até 2014, já que a projeção a empresa – US$ 155 bilhões – é considerada muito otimista e diz que, nos últimos anos, a empresa nunca entregou a produção prometida. "Para 2010 ela prevê 2,1 milhões mas não deve chegar a isso porque não tem grandes projetos entrando, Tupi só começa em dezembro". Tá danado!
07-Caça ao tucano
Líder nas medições de intenção de votos, o tucano Expedito Jr virou o alvo de baladeiras do PT e da “tchurma” do Cassol. A idéia é derrubar o tucano no ar de qualquer forma. De início foram boatos, laço de sucuri, fechamento de torneiras, ataques pessoais, tudo para desconstruir sua candidatura. Como o tucano continuava voando, dois inimigos comuns, PT e Cassol atacaram o ninho. O PT baba no cangote de Mauro Nazif do PSB e Cassol pegou Agnaldo Muniz que crê numa nova promessa, depois de apoiar Raupp e Expedito. Ao tucano não resta alternativa. Terá que continuar se esquivando das balas e voando.
08-PMDB fechadinho
Quem não o conhece diz que Confúcio é matreiro e centralizador. Ledo engano. Objetivo e disciplinado o traduzem melhor. A exemplo do seu maior adversário, Confúcio dedica a maior parte do seu tempo ao contato pessoal com os eleitores deixando com a equipe o trabalho braçal. E foi assim que se apresentou na convenção ontem. Quanto aos acordos políticos Confúcio tem um mestre a seu lado, com interesse direto na sua eleição. Raupp teria condição de lançar sua esposa Marinha na disputa estadual mas, na sua falta, e por opção dela, dedica-se a costurar um arco de alianças que começou com conversas com o PT e que não frutificou, mais por questões internas do PT, segundo o próprio Raupp.
09-Jaqueline Cassol, a curinga?
Notícias de bastidores dão conta de que na convenção da Frente Progressista vai pintar uma novidade. Inicialmente julguei que a novidade fosse o nome do Agnaldo Muniz mas, como o próprio Muniz antecipou a notícia, sobrou Jaqueline Cassol. Jaqueline Cassol já foi o nome ventilado para conselheira do TCE. Antes, a futura candidata mais votada da ALE, uma das mais votadas ao Congresso e, de repente pode aparecer como mais um nome ao Senado. Lembro porém que com a ida de Agnaldo Muniz para o Esporte Clube Cassol, a vaga de vice do Cahula está aberta. Legalmente não sei se é possível mas...
10-Flor do Maracujá
Quando há vontade política, tudo se resolve. O Flor do Maracujá está acontecendo, fruto da vontade do governador Cahula e do trabalho da sua esposa, Dona Marly, que junto ao empresariado conseguiu o dinheiro para repasse aos grupos folclóricos e, principalmente ao professor Jucélis e a gerente Bebel, que deram um banho de competência montando em tempo recorde toda estrutura para a mais querida festa do povo de Porto Velho. Boca para falar mal tem de montão. Para dar os parabéns são poucas. Meninos, eu vi de perto o esforço feito. Como diz o Zekatraka, “vamo se divertir cambada. Morena vai indo que eu também vou”. Parabéns divera João do Arraizão.
Fonte: Carlos Sperança - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol