Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 30/11/09


POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de Opinião
 


Frase do Dia: 

"Em toda eleição há risco de você ter desvios, caixa 2. É inerente ao modelo."
– José Eduardo Dutra futuro coordenador de campanha da Dilma Roussef 

01-A partilha I 
POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoRoubar verba pública é comum, aqui e alhures mas, ver o governador Arruda em vídeo, fazer a partilha com asseclas é de vomitar. Pior: mais uns dias e o nojo vai se repetir com outro vídeo, áudio ou em uma conversa que é de domínio público mas,que não será publicada. E por que não? É que a independência do jornalista é limitada. Quem quebra o contrato não ganha o larjant. Na frase do lorde inglês – “Se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas e as leis, não comeriam as primeiras e não obedeceriam as segundas,” – pode incluir a imprensa. Sabe aquele bordão gaiato do Zorra Total, “Tô pagando...”? Pois é... 


02-A partilha II
 
POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoQual será o gasto duma campanha eleitoral aqui em Rondônia para, por exemplo, deputado estadual? Para fazer bonito, a estimativa é de alguma coisa em torno de R$ 1,5 milhões. Claro que essa grana toda não sairá do bolso do candidato. Pega daqui e dali e a pesquisa vai indicando aos financiadores quem pode ter a burra mais forrada. Mas, a prestação de contas dificilmente atingirá tal valo, ou seja, por fora vai rolar muita grana que deverá ser paga pelo candidato depois da eleição e aí está o DNA da coisa. A grana pública, nossa, é desviada para quitar a “bomba”. 


03-A partilha III
POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoNo país do faz de conta, como diz o ministro Marco Aurélio, a fiscalização é faz de conta. As regras – mudam a cada eleição – levam os fiscais a se dedicarem mais ao acessório que ao principal. A compra de votos que influencia a eleição, cai no labirinto jurídico de onde só sai depois de anos. A impunidade gera a contumácia e a partilha passa a ser ferramenta para financiar campanhas dos já encastelados no poder. A leniência e a cultura do “rouba mas faz” realimentam a corrupção. Só o voto não resolve. A imprensa precisa denunciar mas, aí volto ao primeiro tópico. 


04-A partilha - epílogo

O Brasil vem crescendo no processo de transparência e jornalistas têm migrado para mídias alternativas como blogs. Não por acaso, as tentativas de mordaça se sucedem. Projetos e discursos para domesticar a imprensa ou barrar órgãos como o TCU, PF, etc. estão por aí. Às vezes bem estruturados, outras meio sem pé nem cabeça. A cada tentativa de cerceamento, a luta recrudesce. Na verdade, nenhum governante convive bem com a crítica. Vide Obama falando na China ou Lula criando e ditando a regra do jogo: "Papel da imprensa não é fiscalizar o poder, é informar". Mas o que seria de nós sem a imprensa com seus defeitos, erros e até compromi$$os com o poder político... Ainda assim, melhor com ela. 


05-Uma boa briga
O vereador José Wildes, que presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, reuniu-se com professores para construir um projeto que pretende encarar o bullying. Pelo projeto, cada escola terá uma equipe multidisciplinar que será responsável pelo programa. A idéia é excelente, oportuna mas, será preciso muito mais. Capacitar pais, professores e servidores para lidar com a violência é criar uma nova cultura escolar para o convívio entre vítimas e agressores. Deixar que um projeto com tal abrangência fique apenas a cargo da escola é diminuí-lo. A família precisa estar presente como ator ativo. Parabéns vereador José Wildes. 


06-Cara de pau envernizada

POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de Opinião“Ainda perplexos pelo ato de torpe vilania de que fomos vítimas por parte de alguém que, até recentemente, se mostrava um colaborador, vimos externar à população do Distrito Federal nossa indignação pela trama de que estamos sendo vítimas. Estamos sendo vítimas de uma trama engendrada por adversários políticos, valendo-se de pessoa que, à busca das benesses da delação premiada, por atos que praticou nos 8 anos do governo anterior, urdiu, de forma capciosa e premeditada, versão mentirosa...”. Isso tudo é parte da nota oficial do governador Arruda. Fiquei perplexo, boquiaberto e de queixo caído com o cara de pau. 


07-Mingana qu’eu gosto

POLÍTICA & MURUPI 30/11/09 - Gente de OpiniãoDepois de tanto tempo em campanha para a sucessão de Lula, saiu uma notícia que pode alterar os planos e os rumos do mundo desde Copenhague até Cabixi em Rondônia. Perguntada sobre como está sua agenda em relação às eleições de 2010 a ministra Dilma foi direta: "Eu só vou virar pré-candidata em fevereiro, porque só em fevereiro tem o congresso do PT para escolher quem vai ser indicado para concorrer à sucessão do presidente Lula e para dar continuidade ao projeto do governo do presidente Lula." E o “tobó” aqui achando que ela já era... 


08-Guerra das TVs
Sei não...sei não... O Ibope, maior instituto de pesquisas da América Latina, está sob suspeita outra vez. Falhas e erros frequentes colocam em xeque os métodos de trabalho da empresa. Nesta semana, o sistema que mede a audiência da TV na Grande São Paulo falhou misteriosamente na hora da disputa mais acirrada entre Globo e Record. O instituto culpou as empresas telefônicas que transmitem os dados. Aí o bicho pegou geral. As operadoras desmentiram o Ibope. E como perguntar não altera a audiência, lá vai: Você já foi pesquisado pelo IBOPE? 


09-Dois pesos, duas medidas
Nessa história do governador Arruda, vai faltar óleo de peroba. O DCE da UnB pôs a boca no trombone e numa nota incendiária afirma ao final: “Não vamos deixar essa operação ser silenciada, é nosso dever nos organizarmos e exigirmos a saída de todos! Vamos construir o Fora Arruda!”. É bom ver a juventude da UNE de novo na luta. Mas... roda a fita e de novo a UNE: Dados do Ministério da Cultura apontam fraudes da UNE em nove convênios nos últimos dois anos. Nesse período, a UNE recebeu R$ 2,9 milhões do ministério. Que baba! Mas para tudo há uma explicação: “A UNE também tem seus problemas administrativos.” 


10-Imprensa...sempre a imprensa

Um folder do Ministério da Cultura gerou uma reação do ministro contra jornalistas e parlamentares durante uma audiência. Para ao parlamentares o ministro pregou uma mentira e depois desmentiu: "Não tem um tostão do Ministério. Foi um erro. O Ministério não é responsável por este folder. Não se justifica a reação. Isso não é propaganda eleitoral." Para os jornalistas o ministro foi explícito sobre sua raiva: "Eu sou assim. Meu pinto, meu estômago, meu coração e meu cérebro são uma linha só. Não sou um cara fragmentado. Fui desrespeitado pela imprensa, que reverberou sem investigar." Para o senador Demostenes Torres, "O que assusta não é o fato de ele ser um ministro, pois desse padrão o governo está lotado. Apavora é ser da Cultura." É culpa da imprensa com a mania de fazer perguntas. 
 

Comentários e sugestões para: leoladeia@hotmail.com 

Léo Ladeia  -  leoladeia@hotmail.com  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)