Quinta-feira, 11 de agosto de 2016 - 16h40
Leo Ladeia (*)
FRASE DE HOJE:
“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.” – Charles Chaplin.
1-Refazendo a usina
Toquei no assunto esta semana e de repente fui surpreendido com algumas informações que me fizeram voltar 10 anos lá no início, visto que há contradições nos dados disponibilizados. Tem horas que parece que muita coisa desceu de cambulhada pelo Rio Madeira. Claro que tudo que envolve o aumento da cota precisa ser analisado, visto, medido, regulado e com absoluto rigor. E sempre com rigor. Mas é bom não esquecer que muito já foi feito. O aumento da cota envolve múltiplos olhares, recebe múltiplas pressões e lógico, gera múltiplas opiniões, mas o rigor deve continuar para dirimir as dúvidas, iluminar com as ciências e evitar os achismos.
02-Revendo a história da usina
Depois de ter passado por todos os périplos para obter a licença ambiental para construção e a seguir a licença para operação a Usina de Santo Antonio teve um “refresco”. A coisa ia bem até que veio a “cheia histórica” e o fuzuê foi grande. De um lado acusada de provocar a enchente e de outro olhada com reserva pois a barragem poderia se romper e provocar um tsunami. O tempo passou e de repente lá em Mariana Minas Gerais ocorre uma tragédia com um dique de contenção de dejetos e volta tudo ao ponto já ultrapassado. Explicações dadas e aceitas vem a fase de se colocar turbinas adicionais elevando o a cota e... vale a pena ver de novo.
03-Decifrando o release
Um release distribuído pela ALE merece a análise de alguns pontos, a saber: A) são seis turbinas e não três. B) a Aneel já aprovou esse projeto em 2013 juntamente com o ministro de Minas e Energia. C) o Ibama quando fez a audiência pública no final de 2013 referendou a ampliação da hidrelétrica impondo alguns ajustes que já foram feitos executados e D)”... já há comentário de que é possível até a promoção de um “black out”, um apagão geral nos dois estados, para forçar sua aprovação pelo Legislativo”. Danou-se... Se é “rádio corredor”, que tal esta? A pressão é por mais compensações e o “movimento social” seria só cortina de fumaça em ano eleitoral? Vixi... Tá mais confuso que camaleão olhando arco-íris sem saber que cor escolhe para mimetizar.
04-Saindo de mansinho
Nada de novo. 59 votos cravados e o relatório do senador Antonio Anastasia foi aprovado pelo Senado. Agora serão mais 48 horas para que defesa e acusação apresentem novamente as suas mesmas, velhas, insuportáveis e chatíssimas partituras que ninguém aguenta mais ouvir. Saindo tudo dentro dos conformes a presidente Dilma deixa o Palácio do Planalto enquanto a “tchurma ex-tudantiu” vai berrar palavras de ordem nalguma passeata. O grand finale do PT? Dureza...
05-Chegando de mansinho
Com a tranquilidade dos inflexíveis, a doçura dos estoicos e o rigor dos justos a ministra Carmem Lúcia chega ao poder para presidir o Judiciário substituindo o doutor Lewandosky por dois anos. Conhecida na magistratura como “Carmem Lúcida” a ministra vai pilotar o STF no seu momento de maior visibilidade, alvo de críticas pesadas e paradoxalmente quando desfruta tanto da confiança quanto do descrédito. Rigor administrativo, paciência e lucidez. É uma tarefa árdua.
06-Sinal trocado
Semana passada o noticiário divulgou que Dilma – caso fosse defenestrada – iria virar escritora. Depois da surra aplicada pelo Senado aprovando o relatório Anastasia, a notícia encolheu. Dilma vai virar missivista. Vai escrever apenas uma carta aos senadores e ao Brasil. Feito a várias mãos o rascunho de missiva está na quarta versão e contando desde o dia da votação com o “apoio cultural” de Lula e tendo como olheiros a “tchurma ex-tudantiu” com Lindinho, Narizinho, etc. Até o momento não se sabe se o marqueteiro João Santana vai dar uma mãozinha. Sacomé...
07-Perdeu playboy
Nada a ver com favela, gueto, funk, nada. Até o bandido é diferente. Enrolado até a medula com suas estripulias financeiras, Eike Batista o multibilionário em queda busca as coisas do espirito já que os bens materiais cada dia vão sumindo por força das sentenças de ações mais antigas e das novas que vão surgindo. Na segunda feira Eike foi a um culto religioso no Rio e um vídeo mostra todo seu fervor. Eike recebeu a benção e ficou na primeira fila até o final do culto. Empolgado o pastor postou o vídeo com uma frase: "Eike Batista aceitou Jesus, o diabo perdeu". Tómalê!
08-Não foi o Estado Islâmico
Enquanto todas forças locais e estrangeiras que vieram para as Olimpíadas se preparavam para enfrentar os terroristas externos nossa Força Nacional errou o caminho numa favela e pimba! O pau comeu. Três militares no carro da corporação, entraram por engano na favela Vila do João, e foram cercados. Um dos soldados, de Roraima, foi atingido gravemente e teve de passar por cirurgia. Nossas leis são brandas, a sociedade vive sitiada e o estado faz de conta que container com policial dentro é solução. O terror brasileiro não tem religião, véu ou causa. É só terror.
09-Mudanças
Depois de um par de anos fazendo esta coluna que é somente a compilação do que está solto na web ou fragmentos de conversas e/ou escritos de amigos, fontes, acadêmicos, jornalistas, mas principalmente de gente do povo, dou um “cavalo de pau”, faço 360º e depois de girar no meu próprio eixo, fico onde estou. A coluna “Política&Murupi” deixa de existir com esse título, mas é só uma questão de forma já que o conteúdo – ou falta de – continua o mesmo. O nome é o meu mesmo. A foto é a minha. E o asterisco (*) entre parênteses, cópia desavergonhada do Prince pode ser tudo ou nada. Serve como raiva, palavrão, irritação, deboche, tudo que não presta e que precisa ser dito. Ah... até o debochado e politicamente incorreto Zé de Nana continua aqui.
10-Zé de Nana e a nova coluna
“Achei que eu dançava nessa mudança. Quem sabe um dia ele bota meu retrato também...”
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol