Terça-feira, 5 de julho de 2016 - 21h11
FRASE DE HOJE:
"A minha defesa será feita por escrito e lida pelo meu advogado"– Dilma Roussef via twitter.
1-Jogo catimbado I
Na quadra atual em que o “ativismo jurídico-social” aceita o vazamento de partes de processos, que magistrados opinem fora dos autos sobre casos e não só temas, que serão por eles julgados ou que o natural, desejável e necessário instituto da declaração de incompetência do juiz venha sendo sistematicamente esquecido, não causa espanto as trombadas entre STF e juízes de 1ª instância, a grita contra a decisão do Dr Dias Tofoli de liberar o Dr Paulo Bernardo e o silêncio do Ministro Celso de Melo após abdicar da relatoria do caso Paulo Bernardo/Gleisi. Lamentável.
02-Jogo catimbado II
É que quando tudo isso começa a acontecer simultânea e sucessivamente dá o que pensar, ou como diz o Zé de Nana “fede a carbureto”. Não devo face à minha formação legalista duvidar do ordenamento do estado de direito constitucional, mas devo como todo cidadão, manifestar meu inconformismo se algo arranha tal ordenamento. Seja o arranhão causado por ladrão de galinha, marido violento ou algum magistrado. E bem mais caso tenha assento na corte maior. Smj!
03-Jogo catimbado III
“Alguma coisa está fora da ordem”, diria o filho da dona Canô. Lula teria tentado dar um “libera” para Cerveró – réu da Lava Jato que corre em Curitiba – mas o processo ficará em Brasília, por ordem da justiça. O delegado Flores da PF, o que ouviu Lula sobre o sitio e o tríplex em Guarujá acaba de ser transferido. Seu colega também da Lava Jato, Eduardo Mauat saiu da equipe. Claro que tudo isto deve ser republicano e normal e que virão as explicações o desmentido. O diabo é que minha paranoia voltou. Vejo desmontes e avalanches em plena luz do dia. É apocalíptico...
04-Jogo catimbado IV
“Até aqui a Lava Jato nem chega perto do Judiciário, mas vai que “dezulivre” pinte o “cruzcredo, sassinhora, ximaria”, delator como o dedão apontando um “capa”? Como é que vamos ficar? Pois: “O presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, pediu o direito de gozar férias acumuladas nos últimos dois anos e deverá ficar 79 dias afastado do trabalho logo na primeira semana de setembro, quando termina seu mandato.”, diz o Claudio Humberto. “Falcão foi citado pelo ex-senador Delcídio Amaral e teria feito um acordo com Dilma para salvar investigados.” De novo acho que não tem nada, mas vou eu me entupir de tarja preta. Maldita paranoia. Ai Jesus.
05-Hora de votar I
Não sou filiado a partidos, nem candidato a nada. Sou contra a reeleição em todos os níveis. Não voto em quem está no exercício de algum cargo eletivo. Não voto em quem deixou o cargo para o qual foi eleito e assumiu cargo executivo. Sou pela renovação política constante. Sei que tais pré-requisitos reduzem as opções, mas ajudam na análise de novas propostas além de afastar o político que cumpriu integralmente seu mandato e que deve seguir em busca de novos cargos com a experiência adquirida. Não voto branco ou nulo. É fácil conquistar meu voto. Vai nessa?
06-Hora de votar II
Com base no que expus no item anterior, advogo a renovação do quadro municipal do executivo à Câmara de Vereadores. Aliás, mesmo sem os pré-requisitos a pregação seria igual. O conjunto da obra é ruim. O nível de aprovação do prefeito Nazif é sofrível e o de atuação dos titulares da Câmara de Vereadores, bem abaixo da média. Mais que hora de votar é hora de incentivar a saída de bons nomes para a disputa, ainda que seja do conhecimento de todos que cada partido tem um dono, cacique, morubixaba, pajé, ou o nome que se dê – que tal presidente? – que irá organizar a fila a seu bel prazer, fazer a “sua” nominata, etc. A política partidária é uma pedreira.
07-Blindagem
É melhor prevenir que remediar e advogados de Lula protocolaram pedido para que o juiz Moro reconheça a suspeição para julgar suas ações penais. Traduzindo: a suspeição ocorre quando um juiz alega falta de imparcialidade. Diz a defesa de Lula que a exceção de suspeição se baseia em vários atos arbitrários do juiz contra Lula desde a Operação "Aletheia" quando Moro impôs que Lula prestasse depoimento em Congonhas, levado sob vara. Seus advogados, explicam que Lula não carecia de condução coercitiva, já que ele não se recusou a atender intimações anteriores. Está certa a defesa. É melhor não arriscar com Sérgio Moro. Vai que algo dê errado e #cráu.
08-Um passo atrás, avante
Às vezes é preciso recuar para avançar com segurança. Foi o que fez o ministro e decano do STF Celso de Mello ao ignorar a orientação fixada pelo plenário do tribunal e conceder a liminar para suspender a execução de mandado de prisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que determinou o cumprimento da pena de um réu antes de esgotadas todas as chances de recurso. Que se discuta novamente o assunto e se revejam intercorrências. Gosto da ideia da prisão após a 2ª condenação, mas gosto muito mais da ideia de redução dos recursos protelatórios.
09-Minha obra, minha vida
Sem, obras como fazer uma eleição que vai mexer com os 5.570 municípios do Brasil? Há que se abrir conversa, canteiros, obras, empreiteiras, a mão benfazeja, a teta gorda - ou nem tão gorda, mas teta – e tudo sai da Ilha da Fantasia. O presidente Temer recebeu hoje o presidente Renan Calheiros e um grupo de senadores para tratar da conclusão de obras que estão abandonadas pelo país – Rondônia inclusa. Prego batido, Temer aceitou a proposta e disse que pode mandar terminar as obras que forem passíveis de conclusão com até R$ 500 mil. De acordo com Renan, existem aproximadamente 30 mil obras nestas condições, que somam cerca de R$ 250 milhões em restos a pagar. Pronto está azeitada a eleição. Será um $uce$$o, se me fiz entender.
10-Tornozeleiras
Zé de Nana sobre a falta de tornozeleira em São Paulo e no Rio: “Xi inventa outra. Né falta não. É conta. Tem ladrão demais da conta, a fábrica não dá conta e o estado não paga a conta”.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol