Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO: Entre pedras e águas límpidas


 A FOTO DO FATO: Entre pedras e águas límpidas - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ

Kim-Ir-Sem Leal Pires é um fotógrafo que andou por aqui entre meados dos anos 1970 e início dos anos 1970. Mirava pessoas, rios, pedras, florestas, o trem da Madeira-Mamoré e alguns prédios históricos. Viajava de Porto Velho a Vilhena, cruzava o velho território e depois o estado.

Nesta foto dele vemos as lavadeiras de roupas próximas à Cachoeira de Santo Antonio. Nas águas então cristalinas do Rio Madeira, elas lavavam, esfregavam e batiam a roupa na pedra ou na madeira.

Usavam o tradicional anil, depois ensaboavam e torciam algumas vezes. Um espetáculo presenciado por Kim Leal, encantado com as mulheres.

Brancas, morenas, negras, o trabalho reunia todas elas no lado de cá do maior afluente da margem direita do Rio Amazonas. Porto Velho tinha menos de 200 mil habitantes, hoje tem meio milhão.
Bacias grandes e cheias, sempre.

Senhoras com as mãos molhadas enfiavam as pernas nas águas. Batiam a roupa na pedra limpa, torciam novamente, deixavam tudo seco, igual ao que fazem há algum tempo as melhores máquinas de lavar.

E só depois desse esforço diário, elas penduravam a roupa na corda ou no varal, para secar.

Desapareceram as pedras, as lavadeiras à beira-rio também. Hoje, ainda é possível vê-las bem dispostas nos quintais da cidade. Lavando e passando, todo santo dia.

Repórter na Secom-RO. Chegou a Rondônia em 1976. Trabalhou nos extintos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Colaborou com o jornal Alto Madeira. Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)