Terça-feira, 16 de outubro de 2018 - 13h45
O livro A Psicossomática e o Feminino, de autoria da doutora Melissa Andrea Vieira de Medeiros, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da mestre em psicologia Daniele Mejia Cavalcante, será lançado na próxima quinta-feira pela Editora CRV, em evento público e gratuito, a partir das 19h, no Auditório Príncipe da Beira, da Faculdade Ulbra de Porto Velho.
A psicossomática pode ser compreendida por diversas abordagens, reconhecendo-se para tanto a predisposição hereditária e a exposição a vírus e bactérias a que todos estão submetidos.
O livro dá prioridade às relações de significado presente no adoecer somático, as intenções do psíquico de uma estrutura de personalidade que carece de simbolismos e deixa margem para o escoamento via corporal.
Por meio de um recorte histórico passando pelas leituras psicanalíticas, a psicossomática é explicada a partir do entendimento do recalque e dos mecanismos de defesa do aparelho mental confrontando com uma estrutura de personalidade que “falha” em seu processo de simbolização, deixando o corpo biológico desprotegido.
Condicionada por estas falhas nas defesas psíquicas, a única saída para os traumas e afetos só podem ocorrer pelo soma (corpo). A leitura através do feminino aborda o contexto social no qual a mulher está inserida, tais como os diversos componentes que exigem dela a representação de vários papéis que ora lhe são designados.
Segundo as autoras, a Psicossomática no feminino pretende auxiliar os profissionais de saúde a compreenderem um pouco mais os problemas que podem ser apresentados pelas pacientes que sofrem de uma doença, mas que trazem em seu emblema diversas sequelas emocionais.
“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”
Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado
Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025
A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa
PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho
Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre
"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta
Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v