Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A senhora dos óleos e dos sabonetes coloridos


 A senhora dos óleos e dos sabonetes coloridos - Gente de Opinião

 

MONTEZUMA CRUZ

Na floresta da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, em Guajará-Mirim, seu Napoleão Rodrigues é líder de um grupo de 12 famílias que vivem no lugar com o sugestivo nome de Paz e Amor – Comunidade Nossa Senhora do Seringueiro

Ali, a companheira dele, dona Francisca Augusta Rodrigues, fabrica sabonetes, farinhas e óleos. 

A foto pode sair em preto e branco, mas o leitor poderá imaginar a beleza desses frascos com óleo e o colorido dos sabonetes, um mais bonito que o outro.

Não importa se naqueles confins eles não tenham a freguesia esperada; o importante é que produzem até mesmo durante o inverno amazônico, quando as águas sobem e vão se espalhando até o quintal das casas.

Napoleão e Francisca cultivam dez hectares com arroz, mandioca, banana e café. Criam galinha caipira, patos e produzem farinha de mandioca. Também colhem um pouco de castanha e mantêm um viveiro com mudas de jatobá, cujo plantio em capoeiras (áreas já desmatadas) foi iniciado em 2009, e mil pés de cupuaçu.

Os dois produzem ainda o próprio combustível para movimentar a mini-usina de extração de óleo e geração de energia elétrica, utilizando a técnica de produção da folha defumada líquida.

Ali naquela humilde casa de caboclo, construída com madeira da própria floresta – mara e marupá – a gente nota a diferença entre a cidade e a floresta. As madeiras são usadas em paredes e no assoalho, sem passar pela serraria. Tudo artesanal. É um pedaço da Rondônia desconhecida.


Repórter na Secom-RO. Chegou a Rondônia em 1976. Trabalhou nos extintos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Colaborou com o jornal Alto Madeira. Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A noite era uma criança no trevo do Roque

A noite era uma criança no trevo do Roque

Boêmios e demais criaturas que frequentavam a noite da Capital rondoniense desfrutavam de excelentes casas noturnas entre as décadas de 1960 e 1970. O

Exigência de vistos para turistas é prejudicial ao Brasil, desmotiva a convergência do turismo e em nada afetará os países citados pelo Itamaraty

Exigência de vistos para turistas é prejudicial ao Brasil, desmotiva a convergência do turismo e em nada afetará os países citados pelo Itamaraty

Portador de dupla cidadania (brasileira e estadunidense) Samuel Sales Saraiva, ex-suplente de deputado federal (PMDB-RO) e autor intelectual de impo

Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia

Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia

Segundo o químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Pensando nisso, podemos notar que

Jornalista Altino Machado alerta sobre o chá da folha de coca

Jornalista Altino Machado alerta sobre o chá da folha de coca

Coca não é cocaína. Esta advertência está presente em um mural no centro de La Paz, Capital boliviana, constatou o jornalista Altino Machado, que deci

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)