Sábado, 26 de julho de 2008 - 16h29
Pesquisador da Embrapa
ensina acreanos a fazer pizza
de mandioca e biju colorido
Montezuma Cruz
Agência Amazônia
RIO BRANCO – Representantes governamentais, universitários e demais convidados terão oportunidade de conhecer, entre domingo e quinta-feira, como se fabricam bijus coloridos e a pizza de mandioca. O pesquisador do Centro de Tecnologia da Embrapa Mandiocultura e Fruticultura Tropical, Joselito da Silva Motta, visita o Acre com essa finalidade, a convite do deputado Fernando Melo (PT-AC).
Recepcionado pela assessoria do deputado e pela direção da Embrapa-AC, o pesquisador fará palestras a respeito das mais recentes conquistas da Embrapa Mandiocultura, que tem sede em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, a 146 quilômetros de Salvador. "Ele vem nos ensinar o que estudou a fundo em suas pesquisas e sua presença no Acre também servirá para estimular os agricultores acreanos a contribuir com a criação do nosso futuro Pólo Sociomandioqueiro na região do Chandless", disse Melo, que é membro titular da Comissão de Agricultura da Câmara.
Motta (esq.) com Fernando Melo, quando o deputado conheceu a Embrapa Mandiocultura, em Cruz das Almas (BA) |
Joselito desembarcará no Aeroporto de Rio Branco às 23h de domingo. Na segunda-feira, das 9h às 11h, ele falará a respeito dos diversos usos da mandioca, para técnicos e demais convidados, no auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Às 13h fará uma palestra para produtores na Federação dos Trabalhadores do Estado do Acre (Fetacre).
À noite, a partir das 20h, Joselito visitará a Expoacre, onde haverá degustação da pizzaioca, a pizza de mandioca que já está se tornando conhecida, graças à divulgação da Embrapa. Essa pizza faz parte do livro com 243 receitas da culinarista baiana Iracema Sampaio, que mora em Campo Grande (MS).
Na terça-feira, o pesquisador viaja para Sena Madureira. Lá, das 9h às 11h, ele fará palestra com a mesma finalidade de transmitir conhecimentos sobre os diversos usos da mandioca, para os produtores convidados pela Secretaria da Agricultura e da Produção do Município. À tarde, entre 13h e 15h, Joselito Motta visitará lavouras de mandioca.
Na quarta-feira ele visitará a Embrapa-AC, onde será recebido pelo chefe da Unidade, Judson Ferreira Valentim, e equipe de pesquisadores. Das 9h às 10h fará mais uma palestra. Ao meio-dia viajará para Cruzeiro do Sul, acompanhando o deputado Fernando Melo. Chegará às 13h e será recepcionado pelo técnico da Embrapa Manoel Delson e pela pesquisadora Joana Leite. À tarde, depois das 14h, visitará as casas de farinha da senhora Graciete e do senhor Josemir. Na quinta-feira, dia 31, fará outra palestra para produtores, e às 13h retornará a Rio Branco. Às 23h ele embarca de volta para Salvador e Cruz das Almas.
A programação da visita do pesquisador foi organizada pelo pesquisador Neutemir de Souza Feitoza, da Embrapa-AC, pelo presidente da representação do Acre da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Valdemiro Rocha, e pela presidente da Fetacre, Sebastiana Miranda e pela pesquisadora da Embrapa, Joana Leite.
Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.
“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”
Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado
Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025
A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa
PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho
Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre
"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta
Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v