Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Escolas de Porto Velho debatem neste sábado experiências inovadoras


 Escolas de Porto Velho debatem neste sábado experiências inovadoras - Gente de Opinião
Alunos da Escola Estadual Murilo Braga acumulam projetos de sucesso, desde a feira de animais, revistas e livros ao uso da água do ar-condicionado para irrigar a horta da casa /Fotos Daiane Mendonça

Montezuma Cruz (*)
Em Porto Velho

A perspectiva de fazer cada vez a educação transformadora dá o tom do Dia do Professor neste sábado (15). Em vez de comemorações, a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Murilo Braga sediará reunião, a partir das 8h, para a formação da Rede Conectando Saberes em Porto Velho.

Essa rede foi criada pela Fundação Lemann, de São Paulo, possibilitando às escolas com experiências inovadoras repensar práticas e consolidar propostas de projetos.

Na região Norte, por enquanto, apenas os Estados do Amazonas e de Rondônia foram contemplados pela Fundação Lemann (São Paulo), que entre suas metas, apóia a estruturação da base nacional de currículo comum.

Além da Murilo Braga, participarão da reunião, representantes das escolas estaduais e municipais Estudo e Trabalho, Bela Vista, Padre Chiquinho, Petrônio Barcelos, Princesa Isabel,  Tancredo Neves, Manaus, Marcos Freire, Sesi Esplanada e Joaquim Vicente Rondon.

A Rede Conectando Saberes, mantida pela Fundação Lemann, procurou a Escola Murilo Braga para expor o projeto que valoriza iniciativas.

Eles obedecem a quatro estratégias-chaves: criar um fluxo aberto e transparente de comunicação; respeitar a experiência do professor e apoiá-lo em seu trabalho; enfrentar resistências com o apoio de grupos comprometidos; ganhar o apoio de atores de fora da escola.
 

COMO FOI

Escolas de Porto Velho debatem neste sábado experiências inovadoras - Gente de Opinião
Professora Carmen Sílvia, coordenadora do Projeto Com-Vida

“Eles leram uma matéria jornalística no site da Porvir e entraram em contato com a escola. Telefonaram duas vezes, oferecendo a oportunidade para a proposta para a formação da rede”, conta a professora de geografia e coordenadora do Projeto Com-Vida, Carmen Sílvia de Andrade.

Porvir (www.porvir.org) é o principal site brasileiro de inovação em educação.

Segundo Carmen Sílvia, outras escolas se dispuseram a apresentar seus projetos até então adormecidos. A viagem a São Paulo ensejou esse encontro cujo objetivo é inovar na educação, missão que enfrenta barreiras, pois a estrutura escolar ainda esbarra em situações centralizadoras, pautadas em disciplinas.

Carmen Sílvia viajou para a Capital paulista juntamente com as professoras Alemmar Fonseca, que leciona língua portuguesa na Escola Manaus; Simone Ximenes Rogoski, de biologia na Escola Murilo Braga; e Sandra Iglesias, que dá aulas de química nesse mesmo estabelecimento.

Intercâmbio

“Conhecemos experiência de outros estados e notamos a possibilidade da troca de experiências, de intercâmbio de saberes, e isso está aberto também a supervisores, orientadores e demais gestores escolares”, explicou Carmen.

Simone Ximenes elogiou a Fundação Lemman e seus parceiros “por investirem recursos em áreas estratégicas, com ênfase para a busca da qualificação de quem acredita e gosta de fazer educação”. Mencionou, como exemplo, o patrocínio de cursos para aperfeiçoamento de professores em diversas cidades brasileiras.

Pobres, mas com Ideb

No ano passado, a pesquisa Excelência com Equidade, promovida pela Fundação, Itaú BBA e Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, apoiou a Escola de Ensino Fundamental Miguel Antônio de Lemos, em Pedra Branca (CE), a 260 quilômetros de Fortaleza, que nem aparece no GPS, mas obteve um dos melhores desempenhos no IDEB do Brasil, com nota 8,9 para o 9º ano. A média nacional é 4,2. A média das escolas particulares brasileiras é 5,9.

Trata-se de uma escola com salas e laboratórios pequenos, merenda simples, sem grandes eventos, em cujos arredores se veem bois, jumentos, porcos e outros animais. Pais de alunos são em sua maioria analfabetos e vivem da lavoura.

Na quinta-feira (13), as professoras da Escola Murilo Braga também procuravam contato e esperam contar com a adesão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar no distrito de Jacy-Paraná, a 90 quilômetros de Porto Velho. Recentemente, a escola se destacou com projetos científicos próprios e até recentemente usava os laboratórios da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Na próxima segunda-feira (17), em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoverá em Porto Velho a 1ª Mostra de Iniciação Científica. Dois alunos bolsistas do CNPQ/Fapero/Embrapa apresentarão o resultado de suas pesquisas.

Formação deficiente

A pesquisa Excelência com Equidade feita pela Fundação Lemann constatou que grande parte dos alunos chega com déficits de aprendizagem no Ensino Fundamental, a formação de professores é deficiente e com pouco foco em didática. Paralelamente, há situações de recursos financeiros escassos, aquém do ideal, e a legislação dá pouca autonomia aos gestores.

“Em redes, as escolas podem mudar isso”, eis a filosofia dos organizadores do projeto.

Quatro anos atrás, em julho de 2012, com auxílio da Fundação, o jornal O Globo publicou a série de reportagens “Aula de Excelência na Pobreza”, que foi contemplada com o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Educação. Nessa série, foram selecionadas 82 escolas públicas brasileiras que, em 2009, estavam entre as 25% que atendem alunos com menor nível socioeconômico no País e, ao mesmo tempo, alcançavam IDEB igual ou superior a 6 [meta do governo brasileiro para todas as escolas em 2022].

(*) Originalmente publicada no portal do Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)