Quinta-feira, 14 de julho de 2016 - 14h50
MONTEZUMA CRUZ
Em Porto Velho
A 3ª Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit), promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com acesso gratuito, prorrogou as inscrições até meia-noite do dia 5 de agosto próximo, informou o técnico Ederson Rodnei Dantas Rodrigues, um dos seus coordenadores.
O evento já tem programação: será aberto oficialmente no dia 13 de setembro às 9h e das 10h30 às 18h avaliará projetos na exposição, promoverá atividades culturais e palestras com notáveis cientistas nacionais.
Das 14 às 17h, o diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professor Ivo Leite Filho, dirigirá oficina com o tema Como orientar projetos de pesquisa na Educação Básica. Ele se doutorou em Educação na Universidade de São Paulo (USP), em 2003, e desenvolveu diversos projetos da Estação Ciência dessa instituição.
Ivo Leite é coordenador da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetecms) e Expociência Centro-Oeste. Também colaborou diretamente na organização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Epusp); prestou consultoria ao Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
No dia 14, a Ferocit expõe e avalia projetos das 8h às 18h, período em que também haverá atividades culturais. Das 9h ao meio-dia, o professor Ivo Leite ministrará a mesma oficina do dia anterior.
Das 15h às 16h, a professora doutora Solange Bianco Borges Rodrigues Romeiro fará palestra com o tema Pesquisa como processo pedagógico no Ensino Básico. Ela é coordenadora da 31ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2016) e integrante da comissão central e de premiação.
Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Solange Bianco é docente do curso técnico de química da Fundação Escola Técnica Liberato Vieira da Cunha e atua em projetos de pesquisa com alunos do Ensino Médio e Técnico dessa instituição.
Das 8h às 17h do dia 15 haverá nova avaliação de projetos. Das 15h às 16h, a professora Márcia Cunha dos Santos, também integrante da Fundação Liberato Cunha, dará palestra com o tema Experiência e êxito em projetos de pesquisa no Ensino Médio.
Em 2015, Márcia Cunha recebeu dois prêmios: CREA-RS de Inovação Tecnológica, Unisinos na mesma categoria, classificando-se em 1º lugar em engenharia eletrônica na Mostratec. Este ano, recebeu o prêmio Anna Frida Hoffman, PoliGen, na USP e o 1º lugar em Engenharia, Febrace 14.
Classificou-se ainda em divulgação científica, no Proyecto Multimedia Final Continental em Guadalajara, Jalisco (México); 4º em Engenharia Biomédica na International Science and Enginneering Fair (Intel-ISEF), em Phoenix, Arizona (EUA).
A cerimônia de premiação e encerramento da Ferocit ocorrerá das 18h às 20h.
O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder
Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu
Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva
Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta
Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan