Sexta-feira, 3 de outubro de 2008 - 22h10
MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia
BRASÍLIA– Na sua comunhão com a natureza e o divino, São Francisco de Assis deixou ao mundo, principalmente o legado da fraternidade. Neste quatro de outubro, dia consagrado a ele, tem festa e reza na floresta amazônica. Muitos vão pedir a guarnição do santo contra a sanha impiedosa de machados, motosserras e tratores que vêm derrubando árvores gigantescas e espantando os bichos. A foto acima é de Nova Mamoré: São Francisco, na pintura do padre peruano Cerezo Barredo /DIOCESE G.MIRIM
Nas cidades, as pessoas costumam levar seus animais domésticos para receberem uma bênção. Crianças e adultos se reúnem ao redor do altar numa pequena capela de pau a pique na Baía da Fumaça, situada dentro da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto (204,5 mil hectares), no município de Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia, em Rondônia.
Descanso na farinheira
Fabricação de farinha é interrompida para a louvação so santo /M.CRUZ |
Depois da reza eles festejam com bolo, café e sucos, servidos num galpão próximo à casa de farinha da Resex. "As pessoas andam quilômetros pelo rio para se reunir em algum lugar. Este aqui é o nosso", ele diz.
No Bairro Platô do Piquiá, em Boca do Acre (AM), a 1.028 quilômetros de Manaus, os fiéis lotam a Paróquia de São Francisco. Ao lado foi erguida uma estátua com mais de 20 metros, em homenagem ao santo. O bairro surgiu depois da grande cheia de nos rios Acre e Purus, ocorrida em 2007.
No Dia do Padroeiro, a Paróquia de São Francisco de Assis em Nova Mamoré, à beira da BR-425, a 280 quilômetros de Porto Velho, recebe sempre a visita um padre ou do próprio bispo, dom Geraldo Verdier. O missionário claretiano padre Cerezo Barredo, artista sacro nascido no Peru, é o autor de uma pintura a óleo nessa igreja.
Por coincidência, Boca do Acre e Nova Mamoré ainda têm reservas de madeira de lei e por isso vêm sendo devastadas. Entraram para a lista do Ministério do Meio Ambiente, dos 36 municípios com maiores índices de desmatamento no País.
História resumida
Barracão da festa na Resex do Rio Ouro Preto /M.CRUZ |
Sonhou então, com as honras militares. Aos 20 anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador. Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo". Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres.
Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaure minha casa decadente". O chamado ainda pouco claro para São Francisco foi tomado no sentido literal, e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.
Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza". Fundou a Ordem dos Frades Menores, que em poucos anos se transformou numa das maiores da Cristandade. Fundou, com Clara de Assis, o ramo feminino da mesma Ordem. Para os leigos que viviam no mundo, mas desejavam ser fiéis ao espírito de pobreza e participar das graças e privilégios da espiritualidade franciscana, fundou a Ordem Terceira.
A devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização". Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.
{mosgoogle}Oração de São Francisco de Assis |
Senhor Fazei de mim um instrumento de vossa paz ! Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz ! Ó Mestre, fazei que eu procure mais. Consolar, que ser consolado. Compreender, que ser compreendido. Amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna ! |
O amor de Francisco tem um sentido profundamente universalista. Ninguém como ele irmanou-se tanto com todo o universo: foi irmão do sol, da água, das estrelas, das aves e dos animais. O "Cântico ao Sol", em que proclama seu amor a tudo que existe, é uma das mais lindas páginas da poesia cristã. Canonizado em 1228 por Gregório IX, sua festa é celebrada a quatro de outubro. No dia 25 de maio de 1230 os restos mortais do Pai da Família Franciscana foram trasladados para a nova Basílica de São Francisco de Assis.
O que disseram dele
O "pobrezinho de Assis", como Francisco era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias. Ficou conhecido como o protetor dos animais e, em 1979, foi proclamado pelo Papa João Paulo II como o "Santo Patrono dos Ecologistas".
"Homem simples e iletrado, amado por Deus e pelos homens" – Cardeal Vitry
"Uma das duas pessoas totalmente normais que conheci" – Freud
"Com dois ou três Franciscos, não teria sido necessária a revolução bolchevique" – Lenine, revolucionário russo.
"Homem pequeno e de aspecto miserável" – Inocêncio III, Papa - protetor da Ordem Franciscana.
"Há alguns dias me pergunto se o Cristo, no tempo da vida de São Francisco, não nos deu, segunda vez, o santo Evangelho" – Julian Green.
Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.
“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”
Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado
Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025
A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa
PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho
Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre
"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta
Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v