Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

G E N É T I C A




Ciência avança na reprodução de peixes 
na maior hidrelétrica do mundo


AGÊNCIA AMAZÔNIA
contato@agenciaamazonia.com.br

BRASÍLIA – Pessoas envolvidas nas campanhas que envolvam a coleta de peixes devem saber qual o melhor procedimento para fazê-la com êxito. Com esta preocupação, pesquisadores em atividade no Paraná estão avançando na conquista de métodos de reprodução no Lago de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo. Segundo a zootecnista Carla Canzi, será editada uma cartilha com todas as informações e protocolos sobre a coleta do peixe, a retirada, o congelamento e o armazenamento do sêmen. A publicação também mostrará pesquisas de avaliação dos espermatozóides. 

Na semana passada, pesquisadores que trabalham no reservatório da usina fizeram uma revisão da coleta do peixe à análise de espermatozóides. A reciclagem, que começou na quarta e terminou na sexta-feira, permitiu aos integrantes da Divisão de Reservatório (MARR.CD) encontrar o que há de mais avançado no estudo e na criopreservação (congelamento) do material genético de peixes.



Rumo à fecundação in vitro 

 

G E N É T I C A - Gente de Opinião G E N É T I C A - Gente de Opinião
Carla Canzi / JIE Bruno Estevão / JIE
Em parceria, a Unioeste (Toledo-PR) e Universidade Estadual de Maringá (UEM) buscam atualmente dominar a técnica de coleta, congelamento e preservação de sêmen dos peixes para a formação de um banco de germoplasma, o qual garantirá a conservação do material genético das espécies e, no futuro, permitirá dar início às primeiras fecundações in vitro, no Laboratório do Canal da Piracema.

Esse tipo de fecundação consiste na colocação dos espermatozóides retirados do esperma em contato com um ou mais óvulos, em proveta, numa lâmina ou num tubo de vidro.

Zero Um (ou 01) é um peixe da espécie Piau (Schizodon sp.), de coloração branca, com 27 cm e 170 gramas. Ele nadava tranqüilo próximo ao lago principal do Canal da Piracema de Itaipu, quando foi retirado da água por uma rede. Levado ao laboratório, o exemplar foi sedado, medido e pesado. Os pesquisadores coletaram amostras de sêmen.

"Todo esse trabalho é feito com a preocupação de manter a integridade e o bem-estar do peixe", explicou Carla Canzi. "Por isso, este treinamento é importante". Após a coleta do sêmen, o Piau 01 foi colocado num balde cheio d'água, até se recuperar, e ser devolvido ao lago. O sêmen fará parte do banco de germoplasma de Itaipu e poderá ser usado em futuras fecundações.

A pesquisa inclui análises quantitativas e qualitativas dos espermatozóides de cada peixe, logo após a coleta e depois do descongelamento. O objetivo é entender se o congelamento (criogenia) prejudica a qualidade dos espermatozóides. 
G E N É T I C A - Gente de Opinião
Darci Fornari / JIE


196º C negativos

O sêmen, após ser diluído em crioprotetores, é congelado inicialmente a –30º C, em vapor de nitrogênio. Essa temperatura mais branda inicial evita o choque térmico na amostra. A "gelada" mesmo vem depois: após 24 horas congelada, a amostra passa para outro tanque, onde é imersa em nitrogênio líquido e fica preservada a –196º C.

"Nesta temperatura o sêmen pode ficar armazenado indefinidamente", afirmou o pesquisador do Grupo de Estudos de Manejo em Aqüicultura, Bruno Estevão de Souza, da Unioeste de Toledo. Com isso, é possível montar um banco de germoplasma e utilizar o material genético quando for conveniente.

O próximo passo é descongelar o sêmen, deixando a amostra em contato com água a 60º C. É aplicada uma solução para ativar os espermatozóides, que são observados pelo microscópio, para se observar a quantidade e 
G E N É T I C A - Gente de Opinião
Recolhimento de amostra de sêmen de um jundiá (Rhandia kelim) / JIE
formato dos espermatozóides, o tempo que eles ficam se movimentando, as patologias e deformidades.

Esses dados qualitativos são importantes para saber se, após o congelamento, o sêmen preserva a qualidade de espermatozóides, possibilitando a posterior fecundação.

"Existe um pequeno decréscimo na qualidade da amostra de espermatozóides, mas não é significativa para prejudicar a fecundação", concluiu o pesquisador do Núcleo de Pesquisa Peixe Gen, o zootecnista da UEM, Darci Carlos Fornari.

(*) Com informações do Jornal de Itaipu, de Foz do Iguaçu. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)