Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Governo de Rondônia avança na desburocratização


Gente de Opinião

A gerente de preços da Supel, Márcia Guedes, dá “adeus” aos processos impressos

Até há pouco tempo, a papelada governamental em Rondônia alimentava 43 arquivos, utilizando 4,2 mil caixas que custavam R$ 11,7 mil por mês. Secretarias, superintendências e departamentos gastavam R$ 44,2 mil apenas com canetas, clipes, grampos e outros materiais.

Essa situação vem mudando a cada dia, com o funcionamento do Serviço Eletrônico de Informações (SEI) desenvolvido pela Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae).

Com ele, o governo estadual a decretar o fim da burocracia, de gastos supérfluos e do desperdício de dinheiro público.

Para mudar antigos hábitos, vícios e situações, trabalharam em equipe 1978 pessoas de diversos órgãos, sob a coordenação da superintendente Rosana Vieira de Souza, do diretor da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Ronaldo Sawada, e da coordenadora de administração de finanças na Superintendência Estadual de Gestão e Gastos Públicos (Sugesp), Elizete Gonçalves de Lima .

Com o projeto “Governo sem papel”, Rondônia agora está entre os finalistas do Prêmio Boas Práticas. É o primeiro estado brasileiro que usou suas próprias tecnologias.

Inicialmente, o SEI beneficiou a organização dos processos de admissão e exoneração de servidores, e na sequência, o de compras diárias.

ÁGIL

O projeto foi concebido no âmbito do Tribunal Regional Federal (TRF) 4ª Região e já foi adotado em 97% dos ministérios e órgãos federais. O governo estadual adotou-o em parceria com o Ministério do Planejamento. Cópias de segurança [backup] estão depositadas na sede do Instituto de Previdência de Rondônia (Iperon).

“A tramitação do processo físico demorava 60 dias; via digital, hoje isso é feito em sete dias, dez horas e 32 minutos, verificando-se agilidade média de 52 dias, 13 horas e 28 minutos”, computou o analista de sistemas e coordenador do projeto, Bruno Pinheiro. “A satisfação do cidadão é o que mais conta”, comentou.

Desde a sua introdução, em fevereiro de 2017, o SEI proporciona economia de combustíveis: anteriormente, o governo gastava R$ 20,2 mil com o pagamento de 5.777 litros por mês, transportando papel de um lado para outro. Agora zerou.

Vantagens econômicas, étnicas e morais do SEI situam-se no tempo de tramitação de processos, sejam eles quais forem, especialmente para prefeituras do interior, cujos processos viajavam de carro para a capital.

Segundo Bruno Pinheiro, eram produzidas 8.425 capas de processo por mês a um custo de R$ 6,3 mil. Gastava-se R$ 88,4 mil com papel A4, na média de 300 folhas por processo, e R$ 37,7 mil com aluguel de impressoras somente no palácio.

Armários para “arquivo morto” davam despesas mensais de R$ 408,5 mil e as pessoas que cuidavam dele custavam R$ 7 mil. Os da Secretaria Estadual de Orçamento, Planejamento e Gestão, de 12 partes, custavam R$ 115 mil mensais.

FONTES DE INSPIRAÇÃO

“É um absurdo eu ter que reconhecer firma de uma assinatura que é minha há tantos anos, ele se queixava”, comentou a superintendente Rosana Cristina Vieira de Souza revelando o incômodo sentido pelo governador Confúcio Moura.

Gente de Opinião

Superintendente Rosana de Souza lembra fatos que inspiraram o governador Confúcio Moura

O entusiasmo dele inspira-se em exemplos da busca pela desburocratização nas gestões dos ex-ministros Hélio Beltrão [da Desburocratização, no governo João Figueiredo, de 1979 a 1983] e Luiz Carlos Bresser Pereira [da Administração Federal e Reforma do Estado, no governo Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 1998].

Segundo Rosana de Souza, pouco antes da edição do Decreto nº 9094 (*), o governador confessava-se “envergonhado” ao passar horas assinando documentos, enquanto um desembargador a quem visitou despachava tudo num clic.

Beltrão criou o Programa de Desburocratização que inicialmente previa a redução da interferência do governo na atividade do cidadão e do empresário; a descentralização das decisões, simplificação e eliminação de formalidades.

“O governador realiza o seu sonho, porque o cidadão deixará, conforme as palavras dele, de dar mil voltas em repartições para chegar aonde quer chegar”, acrescentou Rosana de Souza.

ATÉ EM CASA

Para a gerente de registros de preços na Superintendência Estadual de Licitações, Marcia Carvalho Guedes, o avanço é incontestável: “Adesões originavam 12 a 15 ofícios impressos por dia, somando uns 300 por mês; produzíamos oito a nove processos físicos [com planilhas] por dia, resultando em 75 liberações, que agora aparecem na tela do computador”.

Sete servidores nessa gerência acompanham o andamento dos processos, à hora que quiserem. Segundo Maria Guedes, o SEI possibilita o acompanhamento a distância. “Observamos antigas e atuais pendências, assinatura eletrônica, podemos trabalhar até em casa, e é possível a consulta do mesmo processo em três setores diferentes”, ela disse.

(*) O decreto 9094 dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.
 

FIM DO ENGAVETAMENTO E DA FRAUDE

► Dois decretos regulamentam o SEI: o do uso e validade da assinatura eletrônica, e o do grupo gestor.
► Transparente: pode ser consultado a qualquer momento. Elimina-se a “venda de facilidade”.
► O SEI elimina chances de corrupção. Anteriormente, quanto mais burocrático, o serviço oferecia ambiente para engavetamentos de processos, substituição de folhas sem alteração da numeração.

 

Leia mais:

 Rondônia tem nota 10 no Ranking Nacional da Transparência Brasil
 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)