Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Joer, a maior competição educacional de Rondônia, cria espaço para convivência de atletas em ambiente sociocultural


Gente de Opinião

A competição reúne 18 modalidades
esportivas em equipe e individual

Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) inovam: se antigamente, equipes participantes nas categorias infantil e juvenil acomodavam-se em alojamentos com dificuldades diversas, ganham agora o direito de se hospedar em hotéis.

A mais alta competição rondoniense no âmbito educacional, disputada em 18 modalidades olímpicas e paraolímpicas, começou no final de maio e tem mais quatro fases previstas para estrear na próxima semana.

Investimentos feitos pelo governador Confúcio Moura no setor possibilitaram siginificativas melhorias, anunciou o gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Ítalo Aguiar.

Segundo ele, além da hospedagem, a Seduc autorizou regionais a alugarem espaços de convivência, e neles são servidos almoços, jantares e lanches. “É o lugar ideal para cerimônias, e permitem maior convívio entre professores e alunos”, explicou o gerente.

Nesses espaços, os atletas têm jogos de mesa, lan house, biblioteca, karaokê, áreas de descanso, e com isso desfrutarão de maior intercâmbio sociocultural.

Com essas mudanças, a Seduc também obteve logística de transporte, ou seja, convergem para o mesmo local todos os participantes.

“Os jogos estimulam a participação estudantil nas atividades do currículo oculto [extra], cujo acréscimo contribui para a formação integral do aluno, e dele esperamos que se torne um cidadão crítico e responsável”, analisou Aguiar.

Campeões rondonienses representarão o Estado na etapa nacional dos Jogos Escolares: de 20 a 29 de setembro [Jogos Estudantis da Juventude-JEJ, 12 a 14 anos], em João Pessoa (PB), e 10 a 19 de novembro [JEJ, 15 a 17 anos e Paralimpíadas, 14 a 17], em São Paulo.

Em parceria com federações estaduais e confederações nacionais esportivas, a Seduc apoiará em novembro deste ano o Congresso Estadual de Esporte Escolar, voltado para o aperfeiçoamento do conhecimento de professores da rede estadual nas modalidades disputadas no Joer.

Gente de Opinião

Fases regionais classificam
as equipes pra fase estadual

FASES REGIONAIS

As fases regionais começaram no dia 30 de maio no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra [Região Metropolitana, em Porto Velho]; 31 na Escola Simon Bolívar [Regional Mamoré, em Guajará-Mirim]; e 1º de junho no Ginásio de Esportes Alberi Ferrasso [Regional Norte, em Ariquemes]. Quando concluídas, os campeões representarão seus municípios nas fases estaduais.

Quatro próximas cerimônias de abertura estão programadas para o terça-feira (14), todas às 19h, em Ji-Paraná [Regional Centro-Oeste], no Ginásio Gerivaldão; São Francisco do Guaporé [Regional Guaporé], na Quadra Municipal; em Jaru [Regional Noroeste], na EEFM  Professora Dayse Mara de Oliveira Martins; e Extrema [Regional Ponta do Abunã/Extrema], na EEEFM Jayme Peixoto de Alencar.

Rolim de Moura [Regional Zona da Mata], Pimenta Bueno [Regional Centro] e Cerejeiras [Regional Cone Sul] abrem suas fases no próximo dia 26.

No ano passado, a fase regional disputada por 51 municípios, reuniu 9.598 atletas, dos quais, 2.533 da região metropolitana, 1.084 do Centro-Oeste, 1.313 do Norte, 1.088 do Cone Sul, 904 do Centro, 761 da Zona da Mata, 868 do Noroeste, 593 do Mamoré, e 454 do Guaporé.

SUCESSO MAIOR EM 2016

Na Seduc, o secretário-adjunto Márcio Félix espera maior êxito nos jogos deste ano. Ele tem prestigiado a maior parte das cerimônias. “Abrimos as fases da Região Metropolitana [em Porto Velho] e de Ariquemes, e na próxima semana vamos a Ji-Paraná”, disse.

“Os números de 2015 são expressivos e poderão ser melhores ainda este ano”, lembrou.

A etapa municipal, promovida com recursos das prefeituras, reuniu 17 mil atletas. Em Porto Velho, a fase final infantil teve 1.615 participantes de 39 municípios.

Em Cacoal, a fase final juvenil teve 2.010 alunos, dirigentes, professores e coordenadores, de 41 municípios. E a fase paraolímpica reuniu 733, de 22 municípios.


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Assessoria Seduc
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)