Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Manuela Carneiro explica cultura 'com aspas'


 
MUSA


Manuela Carneiro explica cultura 'com aspas' - Gente de Opinião

Antropóloga ajudou a consolidar a Constituição de 1988 no capítulo que trata dos direitos indígenas à terra /COSACNAIFY

MANAUS, Amazonas — A antropóloga Maria Manuela Carneiro da Cunha, referência em questões indígenas, fará palestra na próxima quinta-feira, dia oito, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela falará de “Cultura com aspas”, seu mais recente livro. 
 
Ela é professora aposentada da Universidade de Chicago (Estados Unidos) e integrante do Conselho de Administração do Museu da Amazônia. Seu livro reúne artigos escritos pela pesquisadora em diferentes épocas e um texto inédito sobre o termo cultura como entendido antropologicamente e como apropriado por comunidades indígenas e tradicionais.
 
Manuela é considerada uma das mais importantes antropólogas da atualidade. Suas pesquisas marcaram profundamente a antropologia feita no Brasil e tiveram grande impacto político, ajudando, por exemplo, a consolidar, na Constituição de 1988, os artigos que tratam dos direitos dos índios à terra. 
 
Co-fundadora e primeira presidente da Comissão Pró-Índio de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) entre os anos de 1986 a 1988, atualmente Manuela tem entre seus temas de estudo o conhecimento tradicional e o direito intelectual das sociedades indígenas sobre esse conhecimento, além de investigar os mecanismos sociais responsáveis pela agrobiodiversidade no médio Rio Negro.

A palestra acontece no Auditório Rio Solimões, na Ufam e tem entrada franca. Exemplares do livro “Cultura com aspas” estarão à venda no local.

 

SERVIÇO

Data: 08 de abril
Horário: 9h30
Local: Auditório Rio Solimões, ICHL/UFAM

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)