Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

PM apreende mais de 80 armas por mês em Rondônia


Gente de Opinião

Comandante do CPR I, coronel Alexandre Almeida

De janeiro a dezembro de 2016, operações da Polícia Militar apreendeeram 1.176 armas, e de janeiro até agosto deste ano, 1.754. Em todo o Estado de Rondônia, a média mensal é de 83 apreensões.

A tendência é aumentar, admitiu o comandante do Policiamento Regional I da PM, coronel Alexandre Almeida. “Isso ocorre por causa do cumprimento de recapturas de presos e foragidos da Justiça; nessa situação existem também apreensões de entorpecentes”. Somente em agosto foram 123 armas.

Na segunda-feira (25), a PM apreendeu duas armas de uma só vez, com um homem do bairro JK: um revólver calibre .38 e uma pistola calibre .380. Momentos antes de ser preso, ele utilizou-as para ameaçar uma mulher em uma conveniência situada na Avenida Mamoré.

Conforme explicações do coronel Almeida, o trabalho da PM é diuturno e, algumas vezes à paisana, a exemplo do que ocorreu com um deles, nesse mesmo bairro. O policial conversava com um companheiro de farda, quando ambos perceberam três adolescentes e um rapaz depois foragido da justiça pela prática de assalto à mão armada. Apreenderam com eles duas armas e identificaram a motocicleta roubada que estava em poder deles e seria usada em assaltos na região.

A CPR I abrange o 1º, 5º e 6º batalhões, Companhia Independente de Policiamento de Trânsito e Companhia de Guarda, numa extensão territorial de Porto Velho a Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

As armas apreendidas são entregues à Polícia Civil, informou o coronel Almeida. Aqueles usadas em ações criminosas são enviadas ao Exército Brasileiro. As recuperáveis podem ser requeridas à justiça.

Este ano, o Ministério da Defesa regulamentou a doação de armas apreendidas para órgãos de segurança pública, conforme previsão do Decreto 8.938, editado no fim do ano passado. A instrução do Comando do Exército com os procedimentos para a doação foi publicada em 11 de agosto no Diário Oficial da União.

De acordo com as regras estabelecidas pela Direção de Fiscalização de Produtos Controlados (DPFC), armas e munições apreendidas entregues ao Exército devem ser identificadas em um guia, a ser preenchido pela autoridade que entrega o armamento.

Gente de Opinião

Pistola apreendida em operação no interior do estado

A prioridade de doação e os órgãos que serão contemplados serão relacionados em outro documento preenchido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e remetido ao DFPC.

Tanto o órgão policial responsável pela apreensão das armas quanto o que não tem nenhum armamento apreendido podem se manifestar à Senasp indicando o interesse pela doação do material.

Armas passíveis: carabina, espingarda, fuzil e metralhadora. Essas armas não poderão ser pré-destruídas até decisão da DFPC. Armamentos com brasão oficial também não podem ser destruídos. Elas só serão destruídas se não atenderem aos requisitos estabelecidos pelo decreto que estabelece a doação e se forem oriundas da Campanha do Desarmamento.
 

Saiba mais
Governo de Rondônia lança programa
de segurança pública para reduzir criminalidade

 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo PM e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)