Quinta-feira, 15 de outubro de 2015 - 06h39
Montezuma Cruz
Em Porto Velho
A consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) será amplamente debatida durante dois dias, na 10ª Conferência Estadual do setor,cujo temário começa a ser debatido na manhã desta quinta-feira (15) no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.
Muita gente ainda não ouviu falar dele, nem da forma descentralizada e participativa, uma característica que gera o conteúdo específico dessa assistência no campo da proteção social brasileira”, explicou a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Rondônia, Marinilde Helena da Silva Santos.
Participantes da conferência tomarão conhecimento do Programa Dialoga Brasil, uma plataforma de participação digital pelo qual o usuário elabora e apoia propostas de melhoria de programas governamentais. O programa será apresentado pelo coordenador geral de mecanismos formais de participação, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça.
O tema da Conferência é “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026″, ou seja, tem que ser estruturado e concluído no prazo de um decênio. Suas principais metas: garantia da proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice; amparo a crianças e adolescentes carentes; à promoção da integração ao mercado de trabalho e à reabilitação e promoção de integração à comunidade para as pessoas com deficiência e o pagamento de benefícios aos idosos e as pessoas com deficiência.
Debaterão com Marcelo Mendonça o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edivaldo da Silva Ramos, e a coordenadora do Fundo Nacional dos Usuários do SUAS, Rosângela Maria Santos. Marinilde será a mediadora.
“O coordenador Marcelo Mendonça representa a presidente Dilma Roussef no evento estadual”, ela reforçou.
O Suas consolida o modo de gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos que, operam a proteção social não contributiva de seguridade social no âmbito da assistência social, cada qual de modo articulado e complementar.
“Diferentemente da previdência social, a assistência social não é contributiva; atende a todos os cidadãos que dela necessitarem e funciona a partir de ações integradas entre a iniciativa pública, privada e da sociedade civil”, destacou Marinilde.
Membros do Conselho Estadual de Assistência Social reunido em sua sede,
na Casa dos Conselhos /Esio Mendes
Desproteção social
A abertura oficial ocorrerá às 20h de quarta-feira. Entre 8h e 9h de quinta-feira (15), após o momento cultural com usuários da Sociedade Pestalozzi, as conselheiras Maria de Deus Alves Carneiro e Josélia Nunes de Almeida Vieira, e a assistente social Marinês Maciel Paixão Silva debaterão e aprovarão o regimento interno do Conselho.
Às 10h30, com mediação do conselheiro Halanderson da Silva Pereira, o mestre em serviço social Adriano Domingues Borges fará palestra com o tema “Enfrentamento das situações da desproteção social e a cobertura de serviços”. Nesse mesmo painel denominado Gestão, a secretária Valdenice Ferreira irá expor o que o governo estadual tem feito nessa área.
À tarde, a partir das 14h, começa o debate do subtema “Consolidação do SUAS e o pacto federativo”, com a mediação do conselheiro Massimo Araújo de Mesquita. Na sequência virá “Princípios fundamentais – dignidade humana e justiça social”, com palestra do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Vinícius Valentin Miguel Raduan.
Outros subtemas: “Assistência social como direito do cidadão e dever do Estado – Primazia de responsabilidade do ente federativo”, com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social, e da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social.
Os conselheiros Carlos Henrique Gomes de Souza, Maria Tereza de Araújo Serra e Halanderson Pereira falarão a respeito da qualificação do trabalho no SUAS. A programação do dia 16 começará às 8h e dela participará o Grupo de Idosos do Sesc. No encerramento serão eleitos delegados titulares e suplentes ao CNAS.
“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”
Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado
Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025
A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa
PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho
Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre
"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta
Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v