Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Sindsbor procura amazonenses para ação indenizatória


 Sindsbor procura amazonenses  para ação indenizatória - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ
Editor de Amazônias

 

Quando a ação indenizatória movida pelo Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia for julgada, beneficiará também amazonenses de Boca do Acre, município de 30,9 mil habitantes, fundado em 1890, na confluência dos rios Acre e Purus. Na região sul do Amazonas, a 950 quilômetros da Capital, Manaus, também havia soldados da borracha trabalhando na extração do látex durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
 

Depois de uma série de reuniões no interior dos estados do Pará, Rondônia, em Cruzeiro do Sul (AC), na fronteira brasileira com o Peru, neste mês de agosto a direção do Sindsbor alcançou mais um destino onde seringueiros e familiares se dispuseram à filiação sindical, acompanhando desta maneira as demandas da entidade na Justiça Federal em Brasília e na Corte de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, em Washington DC (Estados Unidos).
 

Durante três horas, no dia 19, o vice-presidente George Teles, Carioca, o diretor financeiro, soldado da borracha Antonio Barbosa, e o advogado Antonio Augusto Souza Dias, reuniram cerca de quatrocentas pessoas na Maçonaria de Boca do Acre. Todas foram informadas a respeito da Proposta de Emenda Constitucional nº 556, que prevê a concessão aos seringueiros os mesmos direitos concedidos aos ex-combatentes na 2ª Guerra: aposentadoria especial, pensão especial, dentre outros.
 

Sindsbor procura amazonenses  para ação indenizatória - Gente de Opinião
 

Amazonenses de Boca do Acre, Lábrea, Pauiní e adjacências terão semelhantes direitos aos acreanos, paraenses e rondonienses, aos benefícios daação de indenização. O Sindsbor alertou os participantes da reunião a evitar envolvimento com advogados não qualificados pela direção sindical. “Recebemos queixas de diversas pessoas revoltadas que denunciaram a advogada Ivaneide Girão de Lima”, disse o diretor George Teles.
 

Segundo ele, a advogada distribuía um boletim informativo e recolhia documentos de antigos seringueiros, para fins de montagem de procurações públicas individuais que seriam entregues na sede do Sindicato em Rondônia. De acordo com Teles, ela usou o nome do Sindsbor, mas pretendia municiar o advogado Irlan Rogério da Silva, que fora destituído em 2011 da defesa da categoria. “Informamos à polícia de Boca do Acre para alertar a todos que se sentirem lesados comunicarem o agravante à diretoria sindical. Só o Sindsbor tem legitimidade para montar processos à ação indenizatória dos soldados da borracha”, esclareceu.
 

Foi prometido aos Soldados da Borracha que, após a guerra, estes retornariam à terra de origem. Na prática, a maioria deles morreu de malária e outras doenças epidêmicas na Floresta Amazônica, e ainda, por atrocidades da selva. A maioria de sobreviventes cearenses viu-se obrigada a permanecer na região, por não ter dinheiro para pagar a viagem de volta, ou porque estava endividada com os seringalistas (donos de seringais nativos).

 
Adesões em Cruzeiro do Sul, no Acre

 

Acompanhe as atividades do Sindsbor neste site

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)