Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

SUSTENTABILIDADE



Manaus reúne cientistas 
na maior conferência do ano
 


MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia

BRASÍLIA – Sustentabilidade é a palavra de ordem em Manaus. Especialistas com resultados inéditos sobre estudos de clima, biodiversidade e uso de cobertura da terra na Amazônia reúnem-se a partir de segunda-feira, 17, na capital do Estado do Amazonas, durante a Conferência Científica "Amazônia em perspectiva: Ciência Integrada para um futuro sustentável". Segundo os organizadores, o encontro terá condições de ser um dos maiores eventos científico-ambientais do mundo.

Estão previstas 229 palestras em 31 sessões paralelas; oito palestras; três plenárias com três mesas redondas; duas sessões especiais; um workshop (reunião de trabalho) sobre os Young Scientists; 12 reuniões associadas; 550 pôsters; lançamentos de livros, vídeos e CDs.

Às 12h50 de 20 de novembro, quinta-feira, John Gash, do Centre for Ecology & Hydrology – Crowmarsh Gifford, e Maria Assunção Dias, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), expõem estudos sobre os efeitos desmatamento no clima regional e global. Falarão das evidências de uma forte relação entre a formação de nuvens na Amazônia e a ocorrência e distribuição de chuvas no Sudeste e Sul do Brasil. Abordarão ainda a comprovação experimental de que áreas abandonadas e/ou degradadas após uso como pastagens ou cultivos agrícolas, podem ser recuperadas, voltar a ser produtivas e prestar serviços ambientais ecossistêmicos.

Ao divulgar os resultados inéditos, discutir e avaliar diferentes cenários de alteração ambiental provocados pelo desmatamento e pelo aquecimento global, a Conferência espera que novas estratégias e prioridades sejam identificadas tanto para a agenda de pesquisa da região, quanto para as ações de desenvolvimento sustentável.  

Eficácia no controle do desmatamento 

SUSTENTABILIDADE - Gente de Opinião
Satélites transmitem imagens em tempo real e podem evitar desmatamento
Os dois cientistas mostrarão que o desenvolvimento e a criação de sistemas avançados de detecção de desflorestamentos e queimadas por imagens de satélite em tempo quase real permitem prontas ações de fiscalização e controle do desmatamento.

E ainda: a comprovação de que os sistemas aquáticos da Amazônia emitem grandes quantidades de CO2 (gás carbônico) para a atmosfera, influenciando o ciclo regional de carbono. Com isso, abre-se o leque de assuntos para debates que prometem acrescentar conhecimentos aos estudiosos da Amazônia: 1) A verificação de que as taxas de fixação de carbono e de crescimento (bem como da dinâmica da floresta) variam regionalmente dentro da Amazônia, sendo governadas principalmente pela fertilidade do solo e a duração do período seco; 2) A observação de que a radiação solar para fotossíntese das plantas pode ser reduzida em até 60%, em algumas áreas da Amazônia, devido à fumaça das queimadas. 

Novas espécies de peixes, répteis e insetos

3) Descoberta de novas espécies (peixes, aranhas, cobras, fungos e coleópteros); 4) Ampliação do conhecimento da cobertura geográfica de vários grupos (cobras, insetos, mamíferos, samambaias, entre outros); 5) Levantamento de estimativas de estoques de carbono e os fatores ambientais que controlam os estoques comerciais em escalas nunca antes possíveis desenvolvimento dos sistemas de monitoramento de ambientes dominados pela ação do fogo, entre eles, savanas e o Pantanal; 6) A qualificação de coleções científicas, fomentando melhorias na infra-estrutura de curadoria, a automação e compartilhamento dos dados.

7) Aprimoramento das informações associadas, de forma a incentivar estudos taxonômicos e o incremento de material-tipo depositado nestas coleções; 8) Desenvolvimento de métodos de avaliação dos efeitos de impactos ambientais de empreendimentos como estradas, extração madeireira e represas na biodiversidade e processos biogeoquímicos. 

BR-319, Terra do Meio e uso do solo
SUSTENTABILIDADE - Gente de Opinião
Intransitável, a BR-319 provoca debate entre defensores de ferrovia na Amazônia / RONDONIA VIP


BRASÍLIA – Os organizadores adiantaram hoje à Agência Amazônia os principais temas que enriquecem a pauta do evento, entre os quais, a produção de dados de biodiversidade e processos ecossistêmicos padronizados, úteis para a calibração de dados de sensoriamento remoto e de mudanças no uso da terra.

Alinham-se: 

●Relatório do estudo sobre a região de fronteira de desmatamento conhecida como Terra do Meio, em São Félix do Xingu, em 2004.

●Estudo para a BR-319 de Modelagem da Biodiversidade do Interflúvio Madeira-Purus: Bens Naturais e Impactos Antrópicos.

●Relatório sobre a grilagem na Amazônia influenciando as ações da polícia federal na eliminação de pistas de pouso clandestinas na região em 2005.

●Desenvolvimento de Modelos de Dinâmica de Uso da Terra para a escala da Amazônia.

●Instrumentação de duas bacias, a do Igarapé Asu (localizada ao norte de Manaus), onde predomina cobertura de floresta primária, produzindo dados continuamente que compõe séries históricas necessárias para os estudos hidrológicos. A segunda bacia, localizada também ao norte de Manaus, onde predomina cobertura de pastagem, encontra-se em fase de instrumentação.

●Desenvolvimento de modelos computacionais para os diversos ecossistemas inundáveis. 

●Utilização de ferramentas de modelagem numérica e estatística, bem como a integração dos modelos e geração de cenários alternativos para avaliação do impacto da presença humana sobre os habitats das áreas alagáveis, para subsidiar políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável.

SERVIÇO

A Conferência Científica é promovida pelos três mais importantes programas de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia para a Amazônia: o PLBA – Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia, o Geoma-Rede Temática em Modelagem Ambiental da Amazônia e o PPBio-Programa de Pesquisa em Biodiversidade. O evento é organizado pelo Inpa, Museu Goeldi e outras instituições parceiras, com o patrocínio do MCT, por meio do PPA, Fundos Setoriais, Finep e CNPq, entre outros.

http://www.lbaconferencia.org/lbaconf_2008/port

CONTATO

malavoglia@uol.com.br
skype: gmalavoglia

fone: (11) 7310-2648

glorilba@inpa.gov.br
e-mail : anasoares@inpa.gov.br
skype: anapaula.soares1
Telefone: (12) 9123-9265

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)