Quinta-feira, 25 de dezembro de 2008 - 20h47
MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia
RIO BRANCO – O transporte interestadual de passageiros entre os estados de Rondônia e Acre sofreu um duro golpe neste final de ano: de uma só vez, a empresa Real Norte cancelou três linhas interestaduais, eliminou seis linhas no Estado do Acre, e reduziu os horários de outras três. Foi o bastante para a Cooperativa dos Transportes e Serviços do Acre (Cota) iniciar um movimento reivindicatório, a fim de substituir os ônibus por vans nos trechos prejudicados.
No lado rondoniense, até o momento não houve manifestações. Nem por parte da Prefeitura e da Associação Comercial, muito menos de parte do Governo Estadual. Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia, Extrema e localidades menores, ao longo da BR-364, dependem desse transporte.
Em Rio Branco, o diretor da Cota, Clendes Vilas Boas, informou esta semana que pretende entrar no setor, desde que obtenha autorizações legais do Departamento Estadual de Trânsito e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), com o aval do Departamento Nacional de Infra-Estrutura do Transporte e da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
"Essas linhas atendem ao transporte social na região. Elas poderão ser exploradas pelo transporte alternativo, especialmente com vans, e isso deve proporcionar empregos e oportunidade de trabalho para centenas de pessoas", observou Vilas Boas. O repórter testemunhou essa situação este ano, durante uma viagem que fez, entre a fronteira com a Bolívia e Rio Branco – 450 quilômetros. O ônibus pára em cidades dos extremos do Acre e de Rondônia, onde sempre há embarques e desembarques.
Evitar o abandono
O decreto do fim dessas linhas ocorre às vésperas da abertura da BR-317 (Rodovia Transoceânica), uma moderna rodovia que permitirá o acesso dos estados amazônicos, especialmente Acre, Amazonas e Rondônia, aos portos de Ilo e Matarani, no Oceano Pacífico, via Peru.
O deputado Fernando Melo (PT-AC), que já dirigiu o Detran acreano, recebeu o pleito do sindicalista e prometeu iniciar as negociações a partir do início de 2009. Ele considerou a reivindicação "legal e justa", porque "atende aos interesses coletivos". Vilas Boas espera que a Ageac se sensibilize com esse pedido e evite o abandono a passageiros que usam diariamente as linhas.
Não foi divulgado o total de passageiros que viajam de ônibus entre os dois estados. Numa carta endereçada ao deputado, Vilas Boas argumenta que o transporte rodoviário de passageiro intermunicipal já é supervisionado legalmente pela Ageac, "a quem cabe o seu controle e fiscalização". Ele lamenta que a Real Norte tenha considerado as linhas deficitárias, no entanto, afirma: "Nós nos contentamos com pouco, e já que essa situação tende a piorar, para os usuários, temos que pleitear o nosso espaço e trabalhar da melhor forma possível".
Linhas interestaduais canceladas
● Rio Branco-Guajará-Mirim
● Rio Branco-Vista Alegre do Abunã
●Rio Branco-Extrema
Linhas eliminadas pela Real Norte
● Xapuri-Brasiléia
● Rio Branco-Capixaba
● Plácido de Castro Acrelândia
● Rio Branco-Km 90 – Boca do Acre (AM)
● Rio Branco-Xapuri
● Brasiléia-Assis Brasil
Horários reduzidos
● Rio Branco-Brasiléia
● Rio Branco-Plácido de Castro
●Rio Branco-Acrelândia
Fonte: Montezuma Cruz - AAgênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.
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