Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Zé Arara, o homem do ouro, entra para a história


Zé Arara, o homem do ouro, entra para a história - Gente de Opinião

Ele foi o maior comprador de ouro do Brasil. Não com seu verdadeiro nome, José Cândido de Araújo, mas como Zé Arara, o personagem principal da era dourada de Itaituba, que abrigava a maior quantidade de pousos e decolagens de aviões pequenos do país, mesmo tendo aeroporto precário.

De lá saíam todos os anos centenas e centenas de quilos de minério, a maior parcela clandestinamente, sobretudo para São Paulo, transportadas por “mulas”, em voos comerciais ou em pequenos aviões.

Zé Arara chegou a ter uma frota de teco-teco, que usava para voos constantes entre Itaituba e o garimpo do Patrocínio, que comandava, ou para servir a amigos. O dinheiro fluía volumoso, permitindo aos donos de garimpos extravagâncias, como as de Zé Arara, que mandou construir uma banheira banhada em ouro.

Em sua história empresarial, ajudou muita gente a levantar um patrimônio considerável. Digamos que foi “pai de muitos”. Excêntrico, porém, com um grande coração.

Zé Arara morreu no último dia 11, em Florianópolis, Santa Catarina, já sem desfrutar da fama que chegou a ter nos anos de 1970/80.

Zé Arara perdeu muito, mas nunca foi um garimpeiro de alma livre, capaz de gastar em uma noite, com mulheres e bebida, tudo o que levou meses para ganhar. Ao contrário, ele construiu um patrimônio. “Além de ter um jato, tinha 15 aviões pequenos e quatro bandeirantes”, ressalta. Um problema com o jato em Itaituba fez com que Zé Arara trasladasse o avião de volta para a fábrica, em Nova York.

“O avião explodiu no ar. Morreram dois tripulantes, dois comandantes e dois mecânicos. Para eu desenrolar esse rolo e não ser preso nos Estados Unidos, tive que gastar 200 quilos de ouro”, conta o garimpeiro.


Zé Arara comandou, por muito tempo, o famoso garimpo Patrocínio, um dos maiores da região do Tapajós, além de implantar o hotel “Pousada das Araras”, na paradisíaca Parnaíba-PI.

“Na inauguração do hotel, ao fim dos anos de 1980, levou vários amigos de Itaituba, em seus aviões. Os que iam em outros, na rota, em escala, bastava dizer:  “Sou convidado do Zé Arara”. Pronto. Combustível liberado. Meus pais Truth e Dulcinéa estavam entre eles.” afirma Luis Henrique Santos de Macedo, amigo de longas datas de Zé Arara.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

Taxa de 30% sobre remessas internacionais enviadas desde os EUA, acima de US$ 200, auxiliaria política imigratória, sugere Samuel Saraiva ao Governo Norte-Americano

O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

De cada 60 homens que partiam, dez morriam e 20 ficavam doentes; libras de ouro circulavam em Santo Antônio (2)

Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Saraiva sugere a Trump conclamar cidadãos a ajudar Polícia Federal de Imigração com informações que permitam a prisão e deportação de criminosos e fugitivos

Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta

Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)