Terça-feira, 17 de janeiro de 2017 - 15h21
Resenha política
Robson Oliveira
EXPERTISE – Sérgio William, um dos magistrados rondonienses mais competente e preparado, é uma voz ouvida atualmente no Supremo Tribunal Federal em relação à crise nacional do sistema carcerário. Por vários anos respondeu pela Vara de Execução Penal da capital. O magistrado é considerado um expert em política carcerária e lei de execução penal e tem assessorado a Ministra Carmem Lúcia com informações sobre a atual crise nos presídios.
ALOPRADOS – Embora haja excesso nas críticas à administração do prefeito recém empossado da capital, o que é natural em qualquer democracia, a reação contra as críticas de profissionais da imprensa promovida por alguns aloprados aboletados nas hostes municipais é exagerada. Em alguns casos desrespeitosa.
TOLERÂNCIA – Qualquer principiante em política sabe que um administrador recém
empossado recebe um tempo de tolerância dos eleitores para que mostre serviço. Dr. Hildon, igual aos demais prefeitos eleitos, tem concedido o seu tempo até que a população comece a criticar ou elogiar. Razão pela qual críticas excessivas não surtem efeitos imediatos, mas abuso de ‘puxa-saco’ intolerante ajuda a minar a credibilidade.
UNANIMIDADE - A hora é de arregaçar as mangas e trabalhar pela nossa capital, ao invés de criar factóide contra jornalistas críticos. Ademais, “toda unanimidade é burra”, já ensinava o dramaturgo Nelson Rodrigues.
BOIADA – A crise de egos e de espaços políticos tornada pública por um membro do PSDC demitido de uma secretaria– partido do vice-prefeito Boi – contra o PSDB – partido do prefeito Hildon Chaves – desenha uma convivência tumultuada que tende a provocar sobressaltos nos projetos administrativos do prefeito de Porto Velho. Ou Hildon põe uma brida (rédea) nessa boiada que está dominando o pasto do paço municipal ou ele mesmo vai ligeirinho para o matadouro. O que não pode é essa guerra de bicudos e chifrudos, digo, tucanos e bovinos.
ORDEM – O momento exige do prefeito pulso firme para colocar ordem na prefeitura e colocar esta fauna ávida por ... digamos, cargos, cada qual em seu curral. Soltos são predadores. Antes que contamine a tolerância do eleitor.
PRESENÇA – Hildon tem demonstrado que pretende ser um gestor presente nas ruas da
capital e tem verificado pessoalmente as ações dos auxiliares nesses primeiros dias. As pastas de esportes e cultural começam a se destacar em relação às demais, mas o principal desafio do alcaide será mesmo melhorar os postos de saúde do município e a infraestrutura viária. Ao contrário dos antecessores que se encastelaram na prefeitura, Hildon está indo aos bairros e dialogando com o povo. Aprendeu rápido os ossos do ofício.
SANEAMENTO - A Parceria Público Privada (PPP) para levar saneamento básico aos munícipes foi a principal proposta apresenta pelo candidato tucano nas eleições, o que obrigou os adversários a colocarem a proposta em suas pautas. Embora o Governo do Estado venha negligenciado há anos na licitação para contratar empresas para sanear Porto Velho, pressiona o prefeito para desistir da PPP e renovar com o estado a concessão da água e esgoto com a promessa de resolver definitivamente o problema. Se capitular as investidas governamentais, o novo prefeito estará abrindo mão da principal proposta que lhe consagrou nas urnas. E a população da capital ficará sem tais serviços essenciais para a melhoria da qualidade de vida.
MALDADES – O Governo Federal avisou aos estados que o eventual acordo para a suspensão das dívidas está condicionado a uma lista enorme de “maldades” que afeta diretamente a vida das pessoas, a exemplo do aumento de contribuição da previdência, privatização das empresas públicas, diminuição de gastos com servidores etc.
PRESSÃO - A privatização das Companhias de Água e Esgoto é uma exigência sine qua non para que o acordo seja fechado entre governos estaduais e Governo Federal. Esta é a razão de fundo que o executivo estadual pressiona o prefeito da capital rondoniense para renovar a concessão dos serviços de água e esgoto concedendo à Caerd o direito de exploração. São atos preparatórios para que a companhia de Rondônia seja privatizada. Haja pressão!
AVEXADO - É no mínimo uma precipitação a pré-campanha velada do presidente da Assembleia Legislativa ao Governo de Rondônia, antecipando o calendário eleitoral sem aval explícito do partido que está filiado. Mesmo que coloque o nome para apreciação dos correligionários em junho de 2018, Maurão de Carvalho dependerá dos caciques do PMDB que, antes de uma decisão, vão avaliar se a candidatura própria não põe em risco os projetos pessoais de cada dirigente. Aliás, há um compromisso anteriormente apalavrado com o senador Acir Gurgacz, do PDT. Diz o adágio: o avexado come cru!
LONGEVIDADE – Euro Tourinho, o mais longevo e respeitado jornalista rondoniense, completa hoje 95 anos de nascimento. A coluna rende homenagens ao cidadão e profissional que continua ativo numa profissão altamente estressante. Seu Euro é um exemplo de que nem tudo está perdido no ofício. Tanta gente sem qualidade homenageada por nossas autoridades... este cidadão é um dos poucos que honraria qualquer condecoração oficial. Parabéns da coluna pelo conjunto da obra!
Charge do saudoso Bortolete
As relações entre Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves estão apaziguadas
ANTAGÔNICOSDepois de passar a perna no PSD, o PSDB decidiu unir forças ao Podemos e deram início à fusão entre as duas legendas. A união vai causar
Júnior Gonçalves, deixa o governo, mas fica ativo nas articulações políticas
ENTREVISTARepercutiu a entrevista do ex-secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves, em que discorre sobre os seis anos em que ocupou a pasta de arti
Houve uma comemoração grande pela demissão de Junior Gonçalves
A QUEDAJunior Gonçalves, o mais longevo chefe da Casa Civil, resistiu o quanto pôde no cargo depois de trinta dias de fogo cruzado das entranhas do
Os primeiros trinta dias da administração de Léo Moraes podem ser considerados exitosos
AVALIAÇÃOOs primeiros trinta dias da administração de Léo Moraes podem ser considerados exitosos para quem inicia o mandato em substituição ao seu p