Terça-feira, 26 de julho de 2016 - 19h24
Robson Oliveira
No final da semana que findou a população rondoniense ficou sabendo o que esta coluna antecipou há seis meses: Mariana Carvalho não é candidata à prefeita da capital. Na época a assessoria da parlamentar encaminhou um release à imprensa tentando desqualificar a coluna e o cabeça chata que a escreve. Mas a informação dada seis meses antes das convenções confirma a qualidade da coluna e a responsabilidade com o que é redigido.
Credibilidade
Credibilidade na informação e furo dos fatos se consegue com muito tempo de batente e boas fontes nos mais variados setores da sociedade, algo que esta coluna possui em abundância. Desqualificado foi o desmentido, visto que hoje a informação desta coluna se confirmou. Ficam para outra oportunidade os reais motivos pelos quais somente agora a decisão foi anunciada.
Forte
O irmão de Mariana Carvalho, Maurício Carvalho, decidiu encarar uma disputa para o legislativo municipal. Entra no pleito em vantagem já que foi um dos principais articuladores e coordenadores da campanha da irmã a deputada federal, além de ser um cabra carismático e com boa influência na juventude da capital.
Abandono
As famílias e praticantes de caminhadas tomaram um susto com as condições de abandono do Parque da Cidade – ao lado do shopping Porto Velho – pela prefeitura municipal. O lago artificial que humanizava o logradouro virou uma enorme poça de lama, vários bancos estão quebrados, as lixeiras sem fundo e o lixo invadindo as vias de caminhadas são o retrato de uma administração que em três anos e meio não justificou a avassaladora votação recebida no segundo turno das eleições municipais passadas. Aliás, Chiquilito (ex-prefeito da capital) deve estar se remoendo na cova com o abandono das praças que revelam a marca do candidato à reeleição.
Convenções
PSDB e PMDB definiram seus candidatos a prefeitos e começaram a montar os comitês de campanha. O Ex-promotor Dr. Hildon Chaves (PSDB) e Williames Pimentel (PMDB) reuniram centenas de pessoas nas respectivas convenções realizadas sábado e domingo. Dois candidatos noviços em disputas eleitorais contam com reforços de peso para empinar as campanhas. Dr. Hildon recebeu o apoio da deputada federal Mariana Carvalho e do ex-candidato tucano ao Governo de Rondônia, Expedito Júnior. Já Pimentel contará em seu palanque com o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp, os deputados federais Lindomar Garçon e Marinha Raupp e vários deputados estaduais – quase todos com base eleitoral no interior do estado. Ambos são incógnitas em urna, mas já conseguiram balançar os meios políticos.
Debandada
A princípio a postulação de reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB) reunia um número grande de partidos, em particular os nanicos. Mas várias siglas decidiram abandonar a arca chapa branca com a definição dos principais partidos. Auxiliares de Mauri tentaram em vão dissuadir os candidatos do PMDB e PSDB, tanto Dr Hildon quanto Pimentel foram convidados para vice de Nazif.
Duplicação
A duplicação da BR 364 vai ser uma das bandeiras que o senador Valdir Raupp promete abraçar daqui pra frente. É uma obra difícil de ser executada imediatamente, mas o senador lembra que abraçou no passado outras obras consideradas impossíveis que se tornaram realidade a exemplo das pontes do madeira, Abunã e das usinas. Caso consiga seu desiderato pavimenta a recondução, visto que nos bastidores brasilienses advogados que acompanham a Lava Jato avaliam que a situação jurídica do senador rondoniense é menos complicada do que a os demais envolvidos. Embora os desafetos espalhem por aí o contrário.
Exagero
A forma pela qual a Polícia Militar de São Paulo agiu para impedir que o ex-senador Eduardo Suplicy protestasse contra uma desocupação de um terreno ocupado por sem tetos foi exagerada. Suplicy é uma exceção entre os políticos (a exemplo de Pedro Simon) que ocuparam inúmeros cargos públicos sem nenhuma mácula. Merecia mais respeito seja por sua biografia seja pela condição de idoso.
Agosto
Há comentários nos bastidores de que poderá haver uma nova operação policial visando coibir eventuais malfeitos em prefeituras rondonienses. Como diz o adágio: onde há fumaça, há fogo. Na dúvida, os candidatos municipais a reeleição que coloquem as barbas de molho já que agosto é tradicionalmente conhecido como mês de cachorro louco.
Vaia
O Comitê Olímpico convidou todos os ex-presidentes do Brasil para a abertura dos jogos Olímpicos. FHC, Collor, Sarney e Lula já avisaram que não vão. Dilma não decidiu e Temer – presidente interino - confirmou presença. Quem for leva vaia.
Lamentação
Os meios artísticos e culturais lamentaram a exoneração do animador cultural Carlinhos Maracanã da direção da Casa de Cultura Ivan Marrocos. Como sempre é uma área relegada a segunda categoria por governos ignorantes a demissão de Carlinhos provocou insatisfação aos abnegados artistas rondonienses.
Capengando
Criaram tantas normas e tantas exigências que as feiras agropecuárias minguaram em Rondônia. Poucos municípios conseguem mantê-las nos calendários festivos, mas em geral perderam o charme e força que outrora ostentavam. Embora Rondônia seja um grande produtor de gado e tenha uma vocação natural para o agronegócio as exigências levadas ao extremo conseguiram vencer a alegria e a festa. Não havendo reação a próxima vítima será a 'Banda do Vai Quem Quer'.
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t