Terça-feira, 7 de junho de 2011 - 14h48
Cassação
Pouca gente sabe é que mais uma vez pode haver mudança na bancada federal de Rondônia na Câmara Federal. O imbróglio se formou depois que a ex-candidata a deputada federal Daniela Amorim, que concorria numa aliança onde contava o PV de Lindomar Garçon, fisgada pela Lei da Ficha Limpa, renunciou ao direito dos recursos.
Cálculo
A desistência da Deputada Daniela Amorim obrigará o Tribunal Regional Eleitoral a fazer um novo cálculo do coeficiente das legendas. Isso implicará na perda de uma vaga que havia sido destinada no cálculo anterior para a coligação PTB e PV (entre outros nanicos). Significa afirmar que o deputado federal Lindomar Garçon (PV) está no cadafalso para ter seu mandato passado a lâmina.
Mudança
Confirmando-se a perda de uma vaga (a de Lindomar Garçon) do PV, quem deverá herdá-la é a coligação PMDB, PDT, PCdoB e DEM. O primeiro suplente dessa coligação Marco Rogério(PDT) que passaria a condição de titular e o ex-senador Amir Lando seria guindado a primeiro suplente.
Estrela
Apesar da votação pífia de Amir Lando nas últimas eleições (pouco mais de oito mil votos), o ex-senador também poderá ser alçado a titularidade na Câmara Federal. Tudo porque os recursos disponíveis no Supremo Tribunal Federal para que o atual deputado Natan Donadon (PMDB) mantenha seu mandato estão chegando ao fim. Assim que transitar em julgado o processo condenatório, a perda da vaga do deputado federal vilhenense é imediata. Nada mais será capaz de procrastinar sua estada naquela Casa.
Maldades
Li em algum veículo de comunicação críticas sobre a decisão do governador Confúcio Moura em demitir colaboradores por seu malfadado BLOG. Não fiquei surpreso, visto que ainda em dezembro passado esta coluna alertava aos colaboradores de primeiro escalão, anunciados pelo mesmo BLOG, que corriam o risco de tomar conhecimento de suas demissões da mesma forma pela qual foram contratados. Dito e feito! Dizem que o governador se regozija com o que escreve em seu BLOG, inclusive com as maldades.
Isenção
Está na fornalha um decreto que regulamenta uma lei para isenção de impostos de importação criada com a finalidade de privilegiar as empresas que constroem as duas maiores obras em nosso solo. Coisa da “Arábia”. Quem perde é o próprio governo que deixa de arrecadar. Mas tem gente de boca grande que está de beiços esticados, de orelha a orelha rindo com a parte que lhe sobrará pelo trabalho executado. Aguardemos, pois, tal decreto.
Pesquisa
Uma pesquisa que este cabeça chata teve acesso revela números nada animadores para o governador de Rondônia e o prefeito de Porto Velho. A pesquisa foi apurada na capital. Esse deve ser o motivo pelo qual Moura revelou em seu BLOG um caso de amor que estabeleceu entre beijos e afagos com Sobrinho. Como diz a liturgia dos casórios: na alegria e na tristeza... que sejam feliz!
Lorota
Um graduado assessor do governador anda propalando por ai que ele quer fazer um grande governo: revolucionar. Mas não pretende disputar a reeleição mesmo que consiga implementar a revolucionária administração. Lorota!
Nuvem
Político se move por variáveis que o pobre assessor sequer sabe. Como dizia Ulisses Guimarães: política é feito nuvem, uma hora está num lugar e logo depois em outro. Portanto, essa coisa de dizer que não quer outro mandato é pura conversa fiada. Confúcio tem tempo e capacidade para reverter os índices negativos atuais. O problema é saber se ele e a entourage que o rodeia querem mesmo revolucionar. Uma revolução pode ser para o bem como para o mal. A exemplo da revolução fundamentalista ocorrida no Irã.
Acuado
A administração de Porto Velho e os sindicatos aliados ao PT estão recebendo críticas acerbas do senador K-Sol (PP). Não há uma semana que o senador deixe de ocupar a tribuna do Senado Federal para alfinetar os petistas rondonienses. O estranho é que, exceto uma nota de um sindicato, a administração de Porto Velho mantém silêncio absoluto às críticas . Será que Sobrinho está acuado?
Boquirroto
O secretário adjunto da Saúde, José Batista, depois de se manter no cargo por relações nada republicanas com parlamentares, fala por aí que nada muda na Sesau com a posse do novo titular, ou seja: muda a cabeça, mas quem manda é ele. Hummm! Enquanto faz e desfaz, os pacientes continuam sendo atendidos no chão do João Paulo. E outros transferidos de forma desumana para o hospital de Cacoal.
Japonês
Pelos nomes que andam sendo especulados para disputar as eleições de Porto Velho teremos pela primeira vez um magote de candidatos japonês. Nada contra os nipônicos. A referência é em relação a que todos entram numa disputa em igualdade de condições, sem diferença um do outro no conteúdo, na capacidade e no compromisso com a capital. Esta poderá ser uma disputa sem favoritos. Há espaço para uma pessoa com perfil de administrador arrojado e sem vínculos com as velhas raposas da capital. Habilitem-se.
Elogios
Esta coluna já fez várias críticas ao deputado federal Milton Capixaba (PTB) por razões que os leitores conhecem. Hoje abro espaço para tecer todos os elogios para um projeto de lei da lavra do parlamentar criando um novo refinanciamento dos débitos fiscais (Refis). Não é nada novo o Refis, mas o projeto de Capixaba inova porque rediscute os juros extorsivos cobrados pela ente público aos seus inadimplentes. Finalmente, deputado, um bom começo de legislatura que ajuda a reabilitação de sua biografia. Parabéns!
Registro
Mesmo convidado pessoalmente e intimado por telefone pelo advogado Andrey Cavalcante para comparecer ao seu casamento, este cabeça chata não conseguiu uma conexão de Fortaleza a Porto Velho a tempo de assistir ao enlace. Registro publicamente minhas desculpas pela ausência e rogo ao arquiteto do universo que derrame suas bênçãos sobre seu lar para que sejam felizes. Andrey é uma daquelas pessoas que quando a gente conhece imediatamente chama de irmão. Um abraço fraterno meu irmão. Desculpe-me pela ausência.
Tonto
O deputado federal Padre Ton (PT) foi abordado por um membro do CQC e não soube responder qual nome do Procurador Geral da República. O curioso é que cabe aos parlamentares a abertura de CPIs para investigar eventuais desvios de condutas de agentes públicos, entre outros, e remeter exatamente ao Procurador Geral da República a conclusão da investigação. Presidente de CPI nosso padre não pode ser. Deixa de ser tonto deputado.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX
EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong
Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola
REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat
Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho
REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos
O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária
DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado