Segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 17h04
Robson Oliveira
Data fatal
Encerra-se sábado (5) a data fatal, conforme a Legislação Eleitoral, para que os prováveis candidatos a candidatos às eleições de 2014 providenciem suas respectivas filiações ou mudanças de partidos. Quem assim não o fizer estará inapto para concorrer ao pleito.
Perda
Com uma divisão interna que refletiu na saída de muitas lideranças, o Partido dos Trabalhadores vai enfrentar problemas para atingir o coeficiente eleitoral caso não repita a coligação proporcional que firmou com o PSB nas eleições estaduais passadas. É a agremiação partidária que mais sofreu baixas nos últimos meses, especialmente na disputa interna pelo controle do Diretório Estadual entre os grupos liderados pela ex-senadora Fátima Cleide e o ex-prefeito Roberto Sobrinho. Quem assistiu à briga nas coxias partidárias percebeu o tamanho da confusão que o PT vai enfrentar em 2014.
Inferno astral
O Diário Oficial do Estado, Nº 2309, de 27 de setembro de 2013, publicou a portaria nº 1371/DP-2/EXP, dispondo sobre a interrupção da licença concedida ao 1º Sargento Gilvan Cordeiro Ferro, ex-Secretário de Justiça, para cumprimento de prisão preventiva exarada nos autos da Ação Penal 001915-96.2013.8.22.501.
Expulsão
Esta é a segunda vez neste mês que o ex-secretário Gilvan Ferro enfrenta problemas. A primeira foi a abertura de um procedimento interno na PM que poderá culminar com sua expulsão dos quadros da corporação. Isso na hipótese de restar comprovado as denúncias que pesam sobre seus ombros.
Fanfarronice
A declaração dada pela defesa do ex-deputado estadual Valter de Araújo de que nunca se ausentou de Porto velho desde que foi considerado foragido da justiça, dada a uma emissora de TV local, revela uma faceta arrogante que o ex-parlamentar sempre ostentou e uma provocação boba ao sistema policial e judicial. Poucos acreditaram na fanfarrice e reprovaram a provocação.
Exonerações
O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou também várias exonerações de auxiliares do primeiro escalão do Governo de Rondônia. Além da SEDUC, PGE E SEDES, Rui Vieira, Secretário de Administração, foi dispensado sem nenhuma explicação palaciana.
Suspeitas
Falando em DOE, uma prática que todos achavam que havia sido banida de Rondônia, eis que surge a informação de que há uma investigação em andamento sobre a suspeita de impressão falsificada de um Diário Oficial do Estado na vã tentativa de maquiar um pagamento ilegal para uma empresa de um ex-foragido. A suposta falsificação teria sido perpetrada no apagar das luzes da posse de um governo para o outro.
Anonimato
Derrotado no segundo turno das eleições estaduais passadas, quem sumiu do noticiário político foi o ex-governador João K-Ula (PPS). Ninguém sabe qual cargo que pretende disputar em 2014, ou se largou a política para entrar no anonimato. Nem o partido que é presidente, o PPS, tem feito alguma filiação de nome expressivo ou movimento que sinalize candidaturas viáveis. Pelo visto voltou ao mesmo anonimato de onde saiu para governar Rondônia.
Caos
Com as obras de pavimentação suspensas nos mais variados bairros da capital, a coleta de lixo deficiente, a falta de conclusão de obras e a rede asfáltica irregular, Porto Velho está o retrato em branco e preto dos anos 80. Época em que faltava energia elétrica, ruas pavimentadas e administração municipal. É a volta a um passado sombrio e horrendo. Até a violência (na época os bairros eram dominados pelas gangues do trator, brinco etc.) campeia com gangues mais especializadas.
Greve
Embora os movimentos paredistas provoquem desconforto à população que necessita utilizar os serviços presenciais bancários, a greve deflagrada pelo setor bancário é justa e merece apoio da sociedade. O sistema financeiro nacional é quem mais tem aumentado seus lucros nos últimos anos e pagam aos seus funcionários salários extorsivos. Não há outra saída senão impor a FEBRABAN a greve e o retorno à mesa das negociações. Os banqueiros enriqueceram demais desde que foram salvos anos atrás pelos recursos da viúva.
Pela quantidade de informações tendenciosas e muitas inverdades publicadas no facebook as campanhas nas redes sociais vão bombar em 2014. Basta dar uma olhada nos textos sobre os partidos e os políticos para deduzirmos o quem por aí ano que entra quando os eleitores vão às urnas para escolher presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.
Manipulação
Quem descuidar desta ferramenta e não colocar uma equipe de craques que saiba contra-atacar vai penar na campanha. É um terreno fértil para manipulação da verdade. Muitos internautas utilizam perfis falsos para achincalhar seus desafetos e propalar mentiras. O que dificulta a vítima buscar uma reparação.
Contistas
Os escritores e membros da Academia Rondoniense de Letras, Viriato Moura, Samuel Castiel e Yêdda Borzacov, lançam, nesta quarta-feira, às 18 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o livro de Contos “O trem Vivo”. Os contos narram ‘causos’ que aguçavam a curiosidade dos moradores de Porto Velho, décadas atrás, quando iam até o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para jogar conversa fora. Muitos desses ‘causos’ eram puras ficções, a exemplo de um governador que teria sido abduzido. Vale a pena conferir!
O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX
EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong
Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola
REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat
Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho
REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos
O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária
DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado