Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Ex chefe da Casa Civil alerta para uma crise no que tange a investimentos


Ex chefe da Casa Civil alerta para uma crise no que tange a investimentos - Gente de Opinião
Numa conversa longa com a coluna o ex-chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, explicou que deixou o Governo sem nenhuma mágoa e que as exonerações dos cargos de confiança fazem parte da rotina política dos governos. Revelou que já havia sinalizado ao governador a vontade de deixar o posto. Acolheu, portanto, a demissão com serenidade.

 

Gente de OpiniãoRelações

Juscelino expôs cada ação da pasta, especialmente junto aos Poderes. No Legislativo, por exemplo, trabalhou com afinco para que aprovassem o empréstimo do BNDES, o PIDSE, Créditos Adicionais que permitam que obras estaduais não fossem paralisadas e a liberação das emendas parlamentares. De acordo com Amaral, administrou de forma republicana.

 

Gente de OpiniãoCrise

Explicou que mesmo com a diminuição dos repasses constitucionais e a queda na arrecadação de recursos oriundos da gasolina e das termoelétricas as contas correntes governamentais estão dentro dos patamares estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas alertou para uma crise no que tange aos investimentos.

 

Gente de OpiniãoPrognóstico

O ex-chefe da Casa Civil reafirmou sua admiração por Confúcio Moura e fez o prognóstico de que ele (governador) vai conseguir o segundo mandato. Um prognóstico que, para a coluna, é incerto e ainda distante da realidade.

 

Ex chefe da Casa Civil alerta para uma crise no que tange a investimentos - Gente de Opinião

Ibope

A pesquisa da disputa pelo segundo turno à prefeitura de Porto Velho divulgada pelo Ibope demonstra que Lindomar Garçon, apesar das fragilidades políticas, pessoais, culturais e de confiabilidade, é um candidato difícil de largar a bandeja das urnas. E Mauro Nazif mesmo sendo mais preparado, politicamente correto, culturalmente bem formado e confiável vai penar para tomar conta do “Boteco”, digo, da prefeitura.

 

Intuição

Há um universo de eleitores silentes observando o quadro político e deve optar por um dos candidatos horas antes das eleições. A coluna intui uma possível vitória do 40 um pouco mais folgada do que os números anunciados pelo Ibope com a migração desse eleitor silencioso.

 

Apoio

O senador Ivo K-Sol (PP), donatário do PP em Rondônia, anunciou apoio a Lindomar Garçon pelas afinidades que unem um ao outro. Nas últimas eleições estaduais Garçon se elegeu deputado federal apoiando o candidato K-Ulla indicado pelo ex-governador K-Sol contra Confúcio Moura. O apoio, portanto, era esperado e algo natural entre correligionários.

 

Um peso

Entre a maioria dos servidores públicos há uma desconfiança contra o ex-governador pela forma como tratou os movimentos paredistas e as suas reivindicações. Isso pesa na hora que o eleitor vai votar e na capital o peso é bastante considerável.

 

Duas medidas

Esta também deve ser a razão pela qual o candidato Mauro Nazif preferiu manter distância dos petistas que administram ainda Porto Velho. Mesmo tendo sido um aliado do PT na mesma eleição que Garçon apoiou a “Cassolândia”.

 

Barrado

Virou rotina nas eleições da capital um membro da família dos Negreiros vencer nas urnas e ser barrado pela Justiça Eleitoral devido às estripulias que faz para ganhar o pleito. Exemplo recente é a denúncia envolvendo o vereador eleito Edvilson Negreiros que pode ter a diplomação cassada, visto que foi pego fazendo promessas vedadas por lei a acadêmicos.

 

Exemplo

Já a prima e Edvilson, Ana Negreiros, igualmente eleita, aprendeu com os erros do pai e conseguiu se eleger de forma limpa e merecida. Um exemplo na família a ser seguido pelo demais parentes nas próximas eleições.

 

Ex chefe da Casa Civil alerta para uma crise no que tange a investimentos - Gente de OpiniãoTCE

O Tribunal de Contas do Estado vai receber no primeiro semestre do ano que entra um novo membro a ser indicado pelo governador com a chancela do Poder Legislativo. George Braga, Secretário de Planejamento, Benedito Alves, Secretário de Fazenda, o demissionário Gilvan Ramos, Secretário da Saúde e a toda poderosa Cida Moura, irmã do governador, são os principais nomes para substituir José Gomes que se aposenta por completar 70 anos.

 

Gente de OpiniãoGolpe

Lógico que a preferida do governador é a própria irmã. O problema é que a querida mana do mandatário estadual não preenche um dos requisitos exigido ao cargo: notório saber jurídico. Mesmo que consiga convencer do contrário (existem precedentes), outro obstáculo será receber a chancela do Poder Legislativo onde o Executivo vive em litígio. Esta vaga ao TCE vai proporcionar bons debates. Além de golpes abaixo da cintura. A ver.

 

Ex chefe da Casa Civil alerta para uma crise no que tange a investimentos - Gente de Opinião

Antecipando

Um ditado nos meios políticos que diz: ‘assim que acaba uma eleição, começa a outra’. Parece que este ditado popular se aplica fielmente em Rondônia. Sequer foram abertas as urnas do segundo turno na capital e eis que o senador Ivo K-Sol escalou os degraus da tribuna do Senado Federal para desancar eventuais malfeitos do governador Confúcio Moura antecipando em dois anos o processo sucessório já que é publicamente candidato a candidato a disputar o governo com o atual mandatário.

 

Resposta

No dia seguinte, esquentando a sucessão, o senador Tomás Correia, escalou os mesmo degraus do colega rondoniense e rebateu da tribuna do Senado cada impropério dito por K-Sol contra Confúcio. O clima de beligerância entre os dois é grande desde que trocaram farpas num evento público promovido ano passado nas dependências da Assembléia Legislativa de Rondônia.

 

Nota

Seguindo a mesma linha de Tomás Correia, o chefe da comunicação governamental, Júlio Olivar, também saiu em defesa do chefe a contraditou o senador. A nota divulgada contém um conteúdo inapropriado para uma resposta republicana que o caso exigia. Entretanto, é a primeira vez que o Governo acertadamente rebate as acusações feitas contra seu titular. Quando um governo não reage moderadamente aos ataques sofridos passa a imagem de fraco. Aí todos jogam titica na Geni.

 

Esquentando

Começaou a campanha para a sucessão de Helinho Vieria na OAB -RO, com Andrey Cavalcanti disputando com um discurso oposicionista a atual diretoria e Ivan Maquiavelli , atualmente vice-presidente, com um discurso defendendo os feitos da atual gestão. É uma eleição que tradionalmente mobiliza os advogados e instiga outros segmentos à esquentar a disputa.

 

Ex chefe da Casa Civil alerta para uma crise no que tange a investimentos - Gente de OpiniãoSinecura

O ex-secretário de Esportes, Chicão, foi nomeado Assessor Especial do Palácio com um DAS 17. Este é o quarto auxiliar do primeiro escalão que foi exonerado e nomeado pra ocupar um outro cargo no segundo. Os três primeiros foram: Júlio Olivar, Miriam Speráfico e Ricardo de Sá.

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t

Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque

Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque

VIRADAEmbora a maioria dos analistas políticos não acreditasse numa virada espetacular de Leo Moraes sobre Mariana Carvalho, esta coluna cravou aind

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)