Terça-feira, 6 de setembro de 2011 - 18h35
Decisão
Um das decisões tomada no Congresso do PT, ocorrido no final de semana em Brasília, abre uma brecha para que os descontentes saiam do partido sem perder seus mandatos por infidelidade partidária. Os 'caciques' petistas decidiram limitar os mandatos parlamentares em três. A partir de agora nenhum petista poderá disputar mais de três mandatos. Isso significa autorizar previamente os descontentes a procurarem outras legendas sem ferir a lei.
Descontentes
Em Rondônia, por exemplo, não é segredo o descontentamento dos deputados estaduais petistas Hermínio Coelho e Ribamar Araújo com as direções partidárias. Agora, sem as amarras legais, abre-se uma oportunidade para eles deixarem o PT sem que tenham seus mandatos passados a lâmina.
Mordaça
Os petistas também decidiram lançar uma campanha nacional para instituir amarras à liberdade de imprensa sob um pseudo marco regulador. Alegam ser vítimas de uma campanha difamatória da mídia (ou parte dela) nacional com o objetivo de desgastar o governo. Lorota. Há instrumentos jurídicos disponíveis para coibir excessos e restabelecer a verdade.
Excesso
Reconheço que há em alguns casos matérias requentadas com interesses políticos e empresariais inconfessáveis, mas não tem sido a regra. As notícias negativas que apareceram nas principais manchetes nacionais e que causaram baixas na base do governista nasceram nas entranhas do próprio governo.
Alvo
Há nos meios políticos estadual uma campanha engendrada com o objetivo claro de desgastar o Diretor Geral do DER, Lúcio Mosquini. Ocorre que é neste setor que o governo anda a passos longos com as estradas estaduais em boas condições de tráfego. O governo percebeu outro movimento no mesmo sentido de empreiteiras ligadas a políticos que tiveram seus contratos rescindidos. Por isto, então, Mosquini virou alvo.
Ditadura
Repercutiu em parte da tropa da PM uma nota dada nesta coluna em relação a uma casta de oficiais que não larga o posto, apesar de tempo para vestir o pijama, o que impede a ascensão de novos oficiais. Aliás, o que também tem revoltado é a influência política dos mandões do governo passado que tiveram preservadas suas ordens. Mudaram apenas de postos.
Sugestão
Já que insistem em manter suas sinecuras intactas e suas influências, bastaria ao governo convocar alguns oficiais que estão na reserva remunerada para ocupar os principais postos e acabar com as resistências. Colocando ainda nas escalas de plantão muitos oficiais que estão longe das ruas.
Blitz
A polícia registrou quatro prisões por embriaguez ao volante durante a Operação Trânsito Vivo, neste final de semana, em Porto Velho. De acordo com o relatório apresentado pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, foram abordados 1.368 veículos, efetivadas quatro prisões, registrados 76 autos pelo Detran, 49 pelo Semtran, 21 veículos foram removidos, 23 apreensões de CRLV e onze Carteiras de Habilitação apreendidas.
Humanização
Nunca neste Estado o trânsito levou tanta gente ao óbito. Nem nunca neste Estado tantos outros foram atendidos nos hospitais da capital. O trânsito de Porto Velho é um dos mais perigosos e que mais ceifa vidas entre as capitais. Com os mototáxis a coisa piorou. Eles transitam no meio dos carros feito loucos e provocam acidentes. Está na hora de impor respeito e humanizar os condutores.
Pífio
O Partido Social Democrático (PSD), nova agremiação que tem como principal articulador o deputado federal Moreira Mendes, realizou seu primeiro encontro no interior do Estado (Jaru). Quem participou do evento ficou decepcionado com o número dos participantes e a pouca representatividade dos convidados.
Juntos
Já o Partido Socialista Brasileiro, que tem como principal referência política o deputado federal Mauro Nazif, começa a se afastar do PT rondoniense para optar por uma aproximação com o PSD. No que pese as diferenças programáticas, coisa existente apenas no papel, conversam para caminharem juntos nas eleições municipais de 2012. Mauro é candidato a candidato à sucessão do prefeito Roberto Sobrinho.
Barrados
Esta coluna também se solidariza com os colegas jornalistas que foram molestados por uma segurança truculenta durante a visita na capital do vice-presidente da República, Michel Temer. Este cabeça- chata, que tem uma relação próxima com o presidente em exercício do PMDB foi inicialmente barrado e afrontado pelos seguranças (somente recuaram depois de alguns gritos), imagina o que aconteceu com os colegas. Concordo que os dirigentes do partido devem desculpas públicas aos jornalistas que cumpriam suas funções. E que são imprescindíveis para que eles próprios (dirigentes partidários) tenham visibilidade.
Aparelhamento
O Líder do PT na Câmara de Porto Velho, vereador Sid Orleans, lançou uma chapa para presidir o Coren-RO. A campanha milionária que o vereador espalhou nas ruas da capital assustou os profissionais que ele pretende representar, visto que enxergam o quanto percebe o edil para dispor de uma campanha tão rica e tão perdulária.
Abuso
Nos outdoors, por exemplo, o petista Orleans estampou a cara de cada um dos seus membros da chapa (2). Fosse numa campanha de reeleição à edilidade ele seria compelido pela Justiça Eleitoral a retirar a milionária propaganda e ainda correria o risco de ser multado. Isso caso não lhe fosse imputada a tipificação de abuso de poder econômico.
Dançarina
Pela primeira vez gostei do que escreveu sua excelência o governador em seu famoso e polêmico BLOG. Confúcio num gesto de grandeza e de profunda humildade observou e descreveu as pantomimas da 'Dançarina da Praça' que dançava aos acordes dos metais e os rufares dos tambores de uma banda posta na frente do Palácio na abertura solene das comemorações da semana da pátria. Não precisa, no entanto, convidá-la para reforçar Fundação Cultural. Ela é bela da forma mais pura e natural. Como eterna criança.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t