Terça-feira, 19 de abril de 2011 - 17h00
Tsunami
O governador Confúcio Moura piscou ao responder uma matéria veiculada por um site de notícias sobre uma eventual degola no primeiro escalão do governo em grande proporções. De acordo com Moura, a notícia surpreendeu os auxiliares feito tsunami. Verdade ou não, independentemente da matéria, é recorrente encontrar nas esquinas, nos botecos, nas filas de banco, entre outros locais que se aglomeram pessoas, falando sobre um ou outro secretário no cadafalso. Culpa do mandatário que vacila quando tem que mudar e quando revela suas inconformidades.
Insatisfeito
Moura já confidenciou a meia duzia de pessoas a insatisfação com o desempenho de alguns colaboradores. Ao declinar suas angustias sem tomar a atitude que o eleitor almeja do governante, dissemina uma insegurança dentro da equipe e prejudica as ações da administração. O resultado é a fofoca que tem surgido por todos os lados. Aliás, ainda nos primeiros dias de governo, Moura escreveu em seu BLOG ser adepto a ler uma fofoca. E comentá-la. Portanto, quem alimentou tal tsunami foi ele próprio.
Deselegância
Foi no mínimo deselegante a forma pela qual o governador expôs o correligionário Willames Pimentel ao vexame quando o convidou oficialmente para a Secretaria de Estado de Saúde e depois orientou seu chefe da Casa Civil a desconvidar. Confúcio Moura, que não tem nada de bobo, sabe de onde surgiu toda a articulação para pressioná-lo a não confirmar a nomeação de Pimentel. E sabe deduzir também quais os supostos acordos firmados para que a reação tivesse tomado as dimensões que tomou.
Desconvidado
Moura relatou em seu BLOG a viagem que fez aos ribeirinhos, inclusive postando fotos, mas omitiu que Pimentel também fez parte da comitiva. Omitiu ainda o diálogo que entabulou com ele (Pimentel) sobre as ações que queria implantadas na SESAU. Horas depois de retornar do baixo madeira o governador mandou um subordinador suspender a nomeação e desconvidar o convidado.
Paisagem
A coluna está em condições de afirmar que partiu do governador a iniciativa pelo convite a Pimentel para assumir a SESAU, mas fez cara de paisagem quando deputados estaduais reagiram contra e creditaram com críticas acerbas ao senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp o apadrinhamento pela nomeação. A forma com a qual o governador tratou a questão deixou rusgas. E desconfianças.
Sinal
O movimento paredista desencadeado pela Polícia Militar (Vídeo AQUI), é mais uma prova que o governador está carente de um articulador político capaz de se antecipar as crises que começam a emergir no seio dos segmentos organizados do serviço público. É a primeira grande prova do governador em saber dialogar e buscar uma saída para a crise aberta (Vídeo AQUI). Ademais, é bom rememorar que foram os servidores públicos os maiores responsáveis na capital pela vitória acachapante de Confúcio Moura.
Empregado
O ex-deputado estadual David Chiquilito Erse deverá ser nomeado assessor especial do governador, depois que foi compelido a desocupar a cadeira de deputado estadual em favor de Marco Donadon. O rapaz anda deprimido e chateado, pois é a terceira vez que assume uma cadeira e, logo depois, a perde por determinação do TRE. Pense num pé frio.
Ameaça
Ontem, na sede municipal de Porto Velho do Partido Comunista do Brasil, uma reunião convocada pelo ex-deputado estadual David Chiquilito com os principais dirigentes da legenda terminou em ameaça do ex-parlamentar de desfiliação. Tudo porque o partido não aceitou colocar David no lugar de Chicão no primeiro escalão do governo.
Avaliação
O PCdoB avaliou que é melhor David Chiquilito evitar compor o primeiro escalão do governo para se dedicar em tempo integral a uma possível candidatura a prefeito da capital. E evitar desgastes desnecessário que um cargo de secretário sempre provoca. Uma avaliação, diga-se de passagem, inteligente.
Equívoco
David Chiquilito avaliou de forma inversa: achou mais produtivo assumir um cargo de secretário de estado. Daí instalou-se um impasse e a ameaça de desfiliação. Um equívoco do ex-parlamentar, pois além de ficar exposto a todo tipo de crítica ficaria dependendo da boa vontade política do governador em mantê-lo no cargo. Isso não sendo fritado pelo BLOG.
Desgaste
Na hipótese de abandonar o PCdoB em direção ao PSD ou outra legenda, como andam comentando nos bastidores, David Erse pode entrar numa disputa pela sucessão municipal desgastado e com a pecha de oportunista. Uma vez que terá rompido com o PCdoB por não tem sido indicado para uma secretaria.
Exceção da verdade
Li todas as reações em relação a piada de mau gosto feito pelo Rafinha Bastos, do CQC, sobre o povo de Rondônia. E sobre a moradia do Belzebu. No que pese eu achar uma babaquice piadas dessa natureza e compreensível as reações rondonienses, fiquei mais preocupado com a proposta de processar o comediante gaúcho de Pelotas: imagine ele requerer a exceção da verdade e anexar na contestação a minha foto, Macário, Catitu, Zequinha, Loló entre outros desabonitados? Imagine colocando fotos de alguns coleguinhas de profissão?
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX
EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong
Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola
REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat
Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho
REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos
O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária
DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado